Artigos Anteriores

CARACTERÍSTICA DO POVO LATINO

ANO XIV - Nº 007/14 -

ANTES DE NASCER

A maioria dos habitantes da América Latina, independente do grau de educação escolar que venha a obter, bem antes do primeiro banho, ou do exame do pezinho, já mostra grande habilidade em acenar com a cabeça, concordando com a vontade e as propostas populistas de seus governantes.

CARACTERÍSTICA

Da mesma forma com que a característica física dos orientais está nos seus olhos puxados, os povos latinos se destacam socialmente pela paixão embrionária que têm pelo populismo. O povo latino é tão acomodado, que já nasce sem vontade de decidir o que quer e o que pretende. Esta é uma tarefa que cabe, exclusivamente, aos governantes. Que tal?

DESTINO

Enquanto a maioria dos indivíduos, de qualquer país do mundo, faz questão de decidir o seu destino, e para tanto exige o máximo de liberdade, o povo latino mexe com os ombros em sinal de demonstração que esta não é a sua praia. Detestam esta incumbência.

PODERES CELESTIAIS

Pelo fato de nunca terem experimentado a liberdade (como um meio) os habitantes da América Latina não sabem do que realmente se trata. Acreditam, piamente, que governante, ao ser eleito, ganha poderes celestiais. Como tal devem decidir o que cada cidadão deve ou não fazer. Bem assim.

NO DNA

Ora, como este comportamento social tolerante está no DNA do povo, nem mesmo a educação é capaz de mudar alguma coisa. Isto significa que pouco importa se este ou aquele cidadão (latino) recebeu mais ou menos educação fundamental e/ou universitária. Quem decide o que o povo gosta e quer é o governante. Pronto.

CONFORMADOS

Vejam, por exemplo, como o povo argentino se mostrou conformado com a decisão de Cristina Kirchner, de expropriar a YPF: seis em cada dez argentinos apoiam a expropriação, segundo a pesquisa nacional feita pela Poliarquia Consultores, divulgada ontem no jornal La Nación.Embora a escolaridade dos argentinos, em relação aos demais países latinos, seja maior, a aprovação da estupidez é enorme. Se hoje a liberdade do povo argentino está muito escassa, amanhã será ainda pior.

EXPROPRIAÇÃO BRASILEIRA

Aqui no Brasil, entretanto, a expropriação é outra: o dinheiro público vem sendo saqueado impiedosamente, dia sim dia também, sem que nenhum governante seja molestado. Quando o escândalo é muito grande até é aberta uma CPI, como é o caso desta, do Carlinhos Cachoeira, que está para começar. Só que de todas as realizadas até o presente momento (centenas), nem a do Mensalão conseguiu ser julgada. E todas que a antecederam tiveram resultado simplesmente pífio. Tudo porque o governo decide tudo. Como quer.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • LEILÃO
    O Detran/RS promove leilão de veículos e sucatas no município de Porto Alegre nesta quinta, 26. Em novo formato, os leilões da Autarquia agora são regionalizados (reúnem lotes de vários depósitos), e realizados em auditórios, com telões veiculando as imagens dos bens para arremate. O leilão acontece às 11h na Travessa Comandante Gustavo Cramer, número 90. A visitação pública dos lotes, quando será permitido conhecer e examinar os bens, acontece nos respectivos depósitos, quarta (25), em horário comercial. Informações:www.detran.rs.gov.br .
  • SIAL BRAZIL
    A primeira edição do SIAL Brazil ? Salão Internacional de Alimentação para América Latina, versão brasileira do maior evento mundial de alimentos e bebidas do mundo, o SIAL Paris ? terá um espaço dedicado aos produtos inovadores. A iniciativa do SIAL Innovation é estimular as empresas expositoras no evento a apresentarem suas soluções para o varejo e food service. A 1ª edição do Salão Internacional de Alimentação para América Latina acontece de 25 a 28 de junho, das 13h às 21h,no Expo Center Norte ? São Paulo. Informações:www.sial.com .
  • CAMPANHA
    A campanha para o ?Dia das Mães? do BarraShoppingSul que será lançada amanhã, 24, está carregada de emoções que remetem aos sentimentos compartilhados por mães e filhos no momento da troca de presentes e das manifestações de carinho. E para estimular a vontade de presentear as mães, o shopping preparou uma promoção. O cliente, maior de 18 anos e residente no RS, que comprar R$ 400 nas lojas participantes poderá trocar as notas/cupons fiscais por um cupom de participação e concorrer a dois kits contendo um BMW 318 Sport e um vale-compras de R$ 25 mil. O sorteio acontecerá no dia 14 de maio, segunda-feira, às 11h, próximo à praça Rosa dos Ventos, localizada no Nível Jockey.
  • À VISTA
    Segundo pesquisa de Dia das Mães realizada pela CDL Porto Alegre, 61,5% dos filhos que irão comprar presentes pretende pagá-los à vista. Dos homens, apenas 32,9% deverá pagar a prazo, e das mulheres, este número chega a 45,2%.

FRASE DO DIA

De nada vale tentar ajudar aqueles que não se ajudam a si mesmos.

Confúcio