Artigos Anteriores

CAMPEONATO MUNDIAL

ANO XIV - Nº 007/14 -

MULTIPLICAÇÃO DE PROBLEMAS

Se o mundo todo está metido numa encrenca monumental por conseqüência da crise financeira, o Estado do RS, de forma impressionante, entendeu que a doença não passa de um campeonato mundial para detectar quem pode multiplicar os problemas e tornar bem mais difícil a saída deles.

JÁ GANHOU !

O curioso é que além de tudo o RS está levando muito à sério a tal disputa. E, do jeito que as coisas estão sendo levadas, vai acabar abocanhando o prêmio, pois nenhum outro país, ou Estado, conseguirá superar os gaúchos em termos de crise, gente. Já ganhou!

CRISE E SECA

Como se não bastasse a própria crise internacional afetar a economia gaúcha, o clima seco prolongado vem contribuindo fortemente para piorar demasiadamente a situação. Pois, melhor seria se fossem somente estes graves problemas a serem enfrentados.

DOENÇAS GRAVES

Como o RS sofre de duas gravíssimas doenças (crônicas) -

CONSERVADORISMO E CORPORATIVISMO

-, e ainda por cima grenaliza (transforma tudo em Gre-Nal) tudo que acontece dentro do território, não há a mínima possibilidade de ser criada uma necessária agenda positiva para o Estado.

GRE-NAL

O termo grenalização, para quem não vive no RS, vem da disputa férrea entre as torcidas, equivalentes, do Grêmio e do Inter. Da mesma forma que acontece no futebol, em todos os assuntos há a mesma divisão de forças entre os apoiadores e contrários a tudo que acontece. É tudo meio a meio, gente. Daí a razão para que o RS não ande. Ou ande para trás.

DENÚNCIAS

Pois, agora, as denúncias que pairam sobre o governo Yeda Crusius estão contribuindo de forma fantástica para travar ainda mais o RS. Justamente no momento em que a governadora estava conseguindo dar um toque de administração bem elevado ao Estado, tentando diminuir o atraso impressionante. Tudo pode estar ameaçado pelas denúncias, gente. Isto significa que o Estado fica impedido de dar o salto que precisa. Como se percebe, sempre há um fato que impede a boa governabilidade. Que coisa...

DEBANDADA

Só o fato de reconhecer que milhares de gaúchos já deixaram o RS, se fixando, principalmente, em terras no oeste catarinense, oeste paranaense e região central e norte do país, tudo fica melhor esclarecido. São aqueles que não suportaram tanto atraso e resolveram cair fora. Pelo visto todos estão se dando muito bem.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • PESQUISA
    O Instituto Fecomércio de Pesquisa ? Ifep, pesquisou 550 empresas de 11 regiões gaúchas para entender as expectativas de gerentes e donos de negócios em relação à avaliação das instituições brasileiras no combate à crise. Os resultados indicam que, na maioria das situações, a nota estimada foi baixa. Questionados sobre o desempenho geral das instituições, o melhor conceito mostrado pelos empresários apareceu na avaliação sobre as entidades empresariais (6,4%), seguida por Governo Federal (5,8%), Governo Estadual (4,8%), Assembléia Legislativa (4,5%) e Congresso Nacional (4,4%). As notas mostram que não existe uma grande expectativa sobre a atuação desses entes no combate à crise, quase um entendimento de que a resolução do problema está além de uma atitude política, por exemplo.
  • SUPERÁVIT
    A Petrobrás reverteu déficit líquido em sua balança comercial e reduziu o prejuízo financeiro nessa operação no primeiro trimestre deste ano. De janeiro a março, as exportações de petróleo e derivados foram, em média, de 666 mil barris/dia, diante de uma importação de 566 mil barris/dia, resultando em um saldo de 100 mil barris/dia.
  • FESTIVAL FRANCÊS
    O Novotel Porto Alegre apresenta, de 12 a 29 de maio, o seu Festival Gastronômico Francês. A quinta edição do evento, realizado nacionalmente em todas as unidades da rede, é uma comemoração ao ano da França no Brasil. Os pratos terão um toque contemporâneo, em delícias que mesclam a técnica a ingredientes típicos dos dois países.
  • LINHAS DE CRÉDITO
    As linhas de crédito do Banrisul para pessoa física mais procuradas nos quatro primeiros meses de 2009 foram a Antecipação do Imposto de Renda 2009 e a Antecipação do 13º Salário deste ano. O Banco liberou R$ 37,6 milhões na Antecipação do IR, crescimento de 58% em relação ao mesmo período de 2008, para 24.542 operações.

FRASE DO DIA

Um homem sábio vê as suas próprias falhas. Um homem corajoso as corrige.

Provérbio chinês