Artigos Anteriores

CAMINHO OBSTRUÍDO

ANO XIV - Nº 007/14 -

COELHOS NA CARTOLA

Ainda não sei de qual cartola os -otimistas- tiraram os coelhos emissores de sinais de que a economia brasileira dava mostras de recuperação. Na real, desde o impeachment da pavorosa Dilma-Petista, só duas coisas boas aconteceram no nosso país:
1- o enterro da destruidora Matriz Econômica Bolivariana, cuja continuidade assegurava o -Fim do Brasil-; e,
2- a queda da taxa de inflação, que tem permitido uma redução paulatina da Taxa Selic. 

GANHAR A ESTRADA

Ainda que tenham dado algum ânimo para quem produz, ou esteja disposto a produzir, o fato é que o entulho deixado pelo governo anterior é imenso. Isto significa que para ganhar a estrada que leva a um crescimento e desenvolvimento econômico é preciso desobstruir o caminho, que se encontra totalmente obstruído.

ENCRENCAS

Como se sabe (pelo menos aqueles que têm algum discernimento) as encrencas que temos pela frente não se expressam apenas por quantidade, que já impressionam. Para piorar ainda mais, uma parte enorme dos problemas é de tamanho descomunal, cujo peso dificulta a sua remoção. 

CAUSA E EFEITO

Como o brasileiro em geral não é dotado de boa capacidade de raciocínio, fruto de desinteresse governamental pela boa e suficiente educação, só uma parcela reduzida entende o que é CAUSA, que precisa ser atacada, e o que é EFEITO, que normalmente tem sido o grande alvo dos descontentes.  

LANTERNA DE DIÓGENES

Aliás, quem melhor explica isto é o pensador Ives Gandra Martins, quando diz que o povo, por força da falta de esclarecimento, não ajuda. Afinal, a ignorância é a homenagem que a estupidez presta ao populismo. Por isto, o Brasil abunda em populistas e não há lanterna de Diógenes capaz de encontrar um homem público à altura.

SAÚVA E BUROCRACIA

Ives vai mais adiante dizendo que anos atrás, em programas de TV, lembrava sempre Monteiro Lobato,  que dizia : “ou o Brasil mata a saúva ou a saúva mata o Brasil”. Em outras palavras: “ou o Brasil mata a burocracia ou a burocracia mata o Brasil”.

Mais: quem detém o poder, todavia, não quer abrir mão de seus privilégios.

Por isto, completa o pensador Ives, tenho afirmado que as chances de o Brasil sair do atoleiro são nulas por força dos sindicalistas que pensam que são políticos, dos políticos que só pensam em si e dos magistrados que pensam que são reis.

 

REFORMAS

Voltando ao primeiro bloco deste editorial, ontem, depois que o IBGE divulgou os números da produção industrial, que apresentou queda forte de 1,8% em março ante fevereiro, os OTIMISTAS SEM CAUSA não conseguiram esconder a frustração, que veio pior que as estimativas.

Resumo: ou fazemos as REFORMAS, que LEVAM a uma desobstrução, ainda que parcial, do caminho;  ou vamos ficar parados no mesmo lugar, apenas contemplando os enormes problemas.


 

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • IPC FIPE

    Segundo dados da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que mede a inflação na cidade de São Paulo, subiu 0,61% em abril, ante aumento de 0,17% no mês anterior. O Índice acumula alta de 3,71% no período de 12 meses encerrado em abril.

  • 23 x 14

    Ontem à noite, a Comissão Especial da Câmara aprovou o texto-base da reforma (???) da Previdência, com o placar de 23 votos favoráveis e 14 contrários. 

  • CAXIAS DO SUL

    A economia de Caxias do Sul registrou alta de 5,7% no mês de março, em comparação com fevereiro, mas isso não garantiu um desempenho positivo no primeiro trimestre do ano. A queda foi de 2,7% no período de janeiro a março.  O acumulado dos últimos 12 meses também registrou queda: -8,4%. 

  • BOURBON SHOPPING

    Cuidar do bem-estar e receber mimos de beleza. Quem não gosta? De 2 e 15 de maio, a Rede Bourbon Shopping realiza a campanha Beleza de Mãe, que oferece ao público serviços e cuidados estéticos a serem desfrutados em lounges especiais na hora ou em horários pré-agendados.

    Pela ação, que acontece em parceria com a QOD Cosméticos, a cada R$ 200,00 em notas fiscais, o cliente poderá escolher um dos serviços disponibilizados: cortes de cabelo, penteados, maquiagem, esmaltação, relaxamento facial ou ainda sessão de massagem para mãos e pés (este uma exclusividade para os clientes do Zaffari Card e Bourbon Card). Além dos benefícios, a campanha também irá sortear 500 cafeteiras do modelo Versa, da marca 3 Corações, entre o público que usufruir dos serviços nos lounges.

    O regulamento completo da promoção pode ser acessado no site do Bourbon Shopping (www.bourbonshopping.com.br). Os espaços atenderão diariamente ao público das 12h às 22h. Os lounges estarão montados no Bourbon Shopping Assis Brasil, Country, Ipiranga, Wallig, Novo Hamburgo, São Leopoldo e São Paulo, e também nos hipermercados Bourbon Canoas e Bourbon Passo Fundo, além do Porto Alegre CenterLar.
     

FRASE DO DIA

O juiz não é nomeado para fazer favores com a justiça, mas para julgar segundo as leis.

Platão