Artigos Anteriores

CABEÇA PEQUENA

ANO XIV - Nº 007/14 -

INVEJA

Dizer que o gaúcho pensa pequeno é mera redundância. A história, aliás, conta de forma detalhada e irrefutável o quanto os gaúchos destilam sentimentos da mais pura inveja a todos aqueles que têm uma boa idéia e/ou são bem sucedidos.

TUDO GRENALIZADO

Como o povo do RS age de acordo com a cor de seu time de futebol, tudo aquilo que acontece no Estado é GRENALIZADO. Este triste comportamento explica a dificuldade para que as coisas avancem no Estado. Ou seja, quando alguém se coloca a favor de qualquer coisa, o seu vizinho, imediatamente, se posiciona contra.

REVANCHISMO

A origem desta mania lamentável, que já faz parte dos costumes do povo gaúcho, está no espírito separatista que acompanha o povo do RS desde a Guerra dos Farrapos. Este espírito revanchista mostra o quanto o RS vem perdendo posição, ao longo do tempo, na comparação com outros Estados.

SEM LIBERDADE INDIVIDUAL

Esta deficiência comportamental faz dos gaúchos em geral incapazes de lutar por LIBERDADE COMO UM MEIO. Ao se interessar pela LIBERDADE COMO UM FIM, entendem que a figura do INTERVENTOR é imprescindível. Alguém, enfim, que cuide de todos para que ninguém saia prejudicado. Com isso acabam impedindo o exercício da liberdade individual, o que é catastrófico.

NO FUTEBOL

Vejam, por exemplo, a forma pobre e miserável com que certos setores da mídia esportiva do RS enxergaram a decisão da Federação Gaúcha de Futebol e dos clubes associados de se reunir, nesta semana, em Santiago do Chile para tratar do Gauchão 2012.

DNA

Pois, sem surpreender, porque esta postura já faz parte do DNA dos gaúchos, vários jornalistas trataram do assunto como se a viagem fosse algo escandaloso. Ou seja, para estes comunicadores a FGF é considerada uma entidade pública, estatal. E, como tal, além de não ter liberdade também gastaria o seu dinheiro (público) para viagens ao exterior. Pode?

RECURSOS PRÓPRIOS

Ora, tanto os clubes de futebol quanto a FGF são entidades privadas. Como tais são sustentadas por cotas adquiridas por patrocinadores, cotas de televisionamento, compra de ingressos por parte de torcedores e mensalidades de associados. A FGF, por óbvio, recebe parte da verba arrecadada. Tudo privado.Portanto, a escolha de um local para sediar uma reunião, dentro ou fora do país, é um ato de liberdade de quem detém recursos próprios. Aliás, não são poucas as empresas que fazem o mesmo há muito tempo, com muito sucesso. Até porque esta é uma boa forma de abrir mentes e propiciar a atração de novos investimentos. Pois, mesmo assim, há na mídia, assim como na sociedade em geral, quem deplore a decisão da FGF. A ponto de entender que ir ao Chile é antiético e escandaloso. Pode?

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • FASE INCERTA
    A economia global entrou em uma fase incerta e perigosa, avaliou a diretora-gerente do FMI, Christine Lagarde. Se não agirmos, e agirmos juntos, podemos entrar em uma espiral de incerteza, de instabilidade financeira e no colapso na demanda global, disse Lagarde. Arrematou dizendo que podemos enfrentar uma década perdida de baixo crescimento e desemprego elevado.
  • GRÃOS
    A produção brasileira de grãos para a safra de 2012 deverá cair 1,4% em relação à estimativa deste ano, de acordo com a primeira projeção divulgada pelo IBGE.A produção de cereais, leguminosas e oleaginosas para 2012 foi estimada em 157,5 milhões de toneladas, ante 159,7 milhões de toneladas previstas para este ano.
  • CHINA
    A taxa de inflação anual na China caiu com força em outubro, para 5,5%, recuando ainda mais em relação à máxima em três anos alcançada em julho, dando a Pequim mais espaço para ajustar a política monetária e, assim, ajudar a economia que já sente o impacto da desaceleração global.
  • IPC FIPE
    O IPC da Fipe apresentou variação de 0,53% na primeira prévia de novembro, ante 0,39% em outubro, registrando forte aceleração em relação ao primeiro levantamento de outubro, que foi de 0,23%. O indicador ficou acima das estimativas, que iam de 0,35% a 0,46%, com mediana projetada de 0,43%.

FRASE DO DIA

A miséria de qualquer espécie, não é a causa, é o efeito da imoralidade.

Thomas Carlyle