Artigos Anteriores

BRASIL: PAÍS DA CORRUPÇÃO, DO CARNAVAL E DO SAMBA

ANO XIV - Nº 007/14 -

SUBSTITUIÇÃO

O Brasil, mesmo muito pouco visitado por estrangeiros, por muito tempo ficou conhecido como país do SAMBA, FUTEBOL E CARNAVAL. Pois, a partir de 2002, quando Lula e, mais adiante, Dilma Rousseff, passaram a governar o país, com o auxílio do Legislativo (com José Sarney e/ou Renan Calheiros à frente) no lugar do FUTEBOL entrou a CORRUPÇÃO.

ECONOMIA

Hoje, como se sabe, muito mais por ter sido colocado no rol do BRICS (pelo conhecido economista Jim O`Neill), o Brasil se tornou muito mais conhecido mundo afora. Nos últimos anos, entretanto, no ambiente econômico a maioria dos investidores ficaram frustrados porque Lula/Dilma resolveram reeditar a velha MATRIZ NACIONALISTA DE SUBDESENVOLVIMENTO. Além, é claro, de promover as mais diversas intervenções em empresas e negócios.

CONCEITO

Ora, depois que os noticiários internacionais, que até pouco tempo atrás aplaudiam o Brasil, passaram a rever suas considerações, o conceito do país começou a mudar. Ficou absolutamente transparente para muita gente que os petistas detestam o MERCADO e têm paixão pelo ESTATISMO. Nos moldes do socialismo mais atrasado que existe.

VICIADO EM CORRUPÇÃO

Mais: o que ninguém imaginava é que esses governantes brasileiros são viciados em CORRUPÇÃO. A ponto de não haver ninguém que consiga diminuir o ímpeto da prática de todos os tipos de safadezas com dinheiro público. Daí que, tanto para quem já veio ao Brasil quanto quem nunca colocou os pés aqui, o Brasil passou a ser conhecido, pela ordem, como o país da CORRUPÇÃO, DO CARNAVAL E DO SAMBA.

PARAÍSO

Como se isso não fosse suficiente, depois que a blogueira cubana, Yoani Sanchez, pisou no solo brasileiro, um movimento organizado pelo PT mostrou uma outra característica até então pouco conhecida no mundo: o regime ditatorial de Cuba leva ao paraíso. É por esse regime que devemos lutar. Yoani ficou espantada, certamente.

PAÍS DA ESTUPIDEZ COM CORRUPÇÃO

Enquanto escrevia este editorial fiquei pensando: será que antes da CORRUPÇÃO, como o que mais marca o Brasil de hoje, não deveria estar a ESTUPIDEZ? Penso que sim. Juntando estas duas características uma coisa é mais do que certa: o nosso futuro é triste. Pelo menos para quem gosta de liberdade, como é o meu caso.

VEREADORA DAS CAVERNAS

Encerro com esta informação, para fazer com que os gaúchos detentores de miolos façam as malas e, urgentemente, procurem outro lugar para viver: a vereadora Sofia Cavedon (PT-Porto Alegre) protocolou, no início desta semana, proposta de emenda parlamentar que transforma o Estádio Olímpico (ex-estádio do Grêmio Futebol Clube), em um Centro de Eventos. A vereadora das cavernas está convencida de que o tombamento permite a adaptação do espaço, preservando a fachada e a estrutura que caracterizam a história e paixões gremistas. Pode?

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • IMPOSTO DE RENDA
    A Receita Federal do Brasil publicou, na edição de ontem, 19, do Diário Oficial da União, a instrução normativa 1.333, que dispõe sobre a apresentação da Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física, referente ao exercício de 2013, ano-calendário de 2012.A instrução trata da obrigatoriedade de declaração, do desconto simplificado, dos prazos, multa, retificação, pagamento do imposto, entre outras orientações. O prazo de entrega vai de 01 de março a 30 de abril.
  • ZONA DE DESCONFORTO
    Enquanto a economia dá sinais de melhora no mundo todo, no Brasil as coisas estão piorando. Quem diz isso é o Indicador Ifo/FGV de Clima Econômico da América Latina (ICE-AL) - elaborado em parceria entre o Instituto alemão Ifo e a FGV tendo como fonte de dados a Ifo World Economic Survey (WES). Segundo o Indicador Ifo/FGV da Situação Atual (ISA-AL), o Brasil registrou uma piora (de 5,1 para 4,9 pontos) - e passou para a zona desfavorável.
  • PIB
    O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de sinalizador do Produto Interno Bruto (PIB), avançou 0,26% em dezembro ante novembro, e encerrou 2012 com alta de 1,35%, de acordo com dados dessazonalizados. Número bem parecido com os 4,5% pretendidos pelo governo, não?
  • LIQUIDA PORTO ALEGRE
    Ainda dá tempo de participar do concurso cultural do Liquida Porto Alegre 2013 que vai premiar um consumidor com um Ipad 3. Mais de 1,5 mil ofertas foram compartilhadas até agora. A expectativa é, até o próximo domingo, dia 24, superar 2,5 mil compartilhamentos. Os números de seguidores das redes sociais da campanha também registraram um aumento significativo. No Facebook, em 2011, ano da criação da Fanpage do Liquida Porto Alegre, 79 pessoas curtiram a página. Em 2012, este número passou para 507. Neste ano, já ultrapassa 1,4 mil. O crescimento também foi registrado no twitter, que passou de 808 em 2011 para 1.051 em 2012 e, até agora, contabiliza 1.245 seguidores. Para participar do concurso cultural deste ano é necessário baixar o aplicativo do Liquida, que está disponível para IOS e Android. O participante deve responder, na página do Liquida no Facebook, a pergunta: Por que você faz bem em participar do Liquida Porto Alegre?

FRASE DO DIA

Os comunistas sempre souberam chacoalhar as árvores para apanhar no chão os frutos. O que não sabem é plantá-las...

Roberto Campos