Artigos Anteriores

BOOM IMOBILIÁRIO

ANO XIV - Nº 007/14 -

OMISSÃO DE GOVERNOS

Algumas, ou muitas, cidades brasileiras, lamentavelmente, não estão preparadas para aproveitar o boom imobiliário que já começa a acontecer em todo o país. Simplesmente, porque seus governos não querem ou não estão atentos aos pré-requisitos de suas responsabilidades.

DEMANDA REPRIMIDA

Tais requisitos de responsabilidade dos governos são aqueles que dizem respeito às questões de infra-estrutura (energia, saneamento, arruamentos) e demais planos que têm o poder de encantar os milhares compradores de imóveis, reprimidos ao longo de anos, que querem participar da festa do consumo habitacional.

INGREDIENTES

O volume de crédito imobiliário, combinado com o prazo concedido pelo agente financiador, mais o preço a ser pago pelo mesmo são ingredientes importantes para que as coisas aconteçam. É assim que acontece no mundo todo. Com ou sem boom imobiliário.

BLOCO NA RUA

Aqui no Brasil, além dos tais ingredientes econômicos, ainda convivemos com o temível risco jurídico, que aos poucos vêm sendo resolvido. Até porque é condição - sine qua non - para os agentes apostarem no negócio imobiliário. Como o custo do financiamento está ficando cada dia mais atraente para os compradores, o negócio agora é só botar o bloco na rua.

CADEIA PRODUTIVA

Junto com a construção dos imóveis toda uma cadeia de negócios e produtos vai atrás. E depois de prontos os imóveis entram para valer os setores do mobiliário, iluminação, cozinhas, artigos para decoração e assim por diante. É por isto que um dos índices mais importantes da economia americana é aquele que mede o desempenho da construção de imóveis. Ele mexe, como se vê, muito com vários setores da economia.

PARTICIPAÇÃO RIDÍCULA

O Brasil, como é pra lá de sabido, depois do fechamento do BNH a participação do crédito para a habitação no percentual do PIB, passou a ser ridículo em qualquer jargão. Menor do que 2%, gente. Isto significa que para comprar casa própria só com dinheiro disponível.

POSSIBILIDADE DE CRESCIMENTO

Observem o quanto o Brasil pode crescer neste fantástico mercado da construção de moradias, comparando o percentual do crédito para habitação em relação ao PIB de outros países selecionados. Reino Unido = 80%EUA = 75%Espanha = 55%França = 28%Chile = 15%México = 8%Brasil = 2%Se o país triplicar a relação ainda ficaremos abaixo do México. Que tal?

FESTIVAL

O presidente do 16º Festival Mundial de Publicidade de Gramado, o publicitário Airton Rocha, promove coletiva de imprensa para divulgação dos premiados do Festival, que será realizado de 13 a 15 de junho, em Gramado, RS. A coletiva será amanhã, 12, às 11h, no Millenium Flat, no Solarium Bar, Av. Borges de Medeiros, 3120 - Praia de Belas, Porto Alegre.

FINANCIAMENTO

O Banrisul está com uma promoção para os servidores públicos estaduais e o funcionalismo municipal que querem adquirir um carro ou moto. Com taxas e prazos especiais, o CDC Veículos Consignado financia automóveis nacionais ou importados até 100% do valor. Além dessas vantagens, o funcionário público, que é correntista do Banrisul, ao fazer o financiamento ganha de brinde uma camiseta oficial do Grêmio ou Internacional.

FEIRA DE NEGÓCIOS

A partir desta segunda-feira, 11, os alunos de Administração do UniRitter expõem suas empresas e produtos idealizados para a Feira de Negócios da Faculdade, que acontece até 13 de junho, das 8h às 22 horas, no Campus Porto Alegre (Rua Orfanotrófio 555 ? Alto Teresópolis).

NA MÃO CERTA

A AGCR promove nesta quarta feira, 13, encontro com a imprensa para comunicar a sua participação no Programa - Na Mão Certa, do Instituto WCF Brasil, que visa a erradicação da exploração sexual de crianças nas rodovias brasileiras.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

FRASE DO DIA

O HOJE É O ALUNO DO ONTEM.

Benjamim Franklin