Artigos Anteriores

BOLA NA CAÇAPA?

ANO XIV - Nº 007/14 -

SITUAÇÃO FISCAL

Pelo visto não é só o Ponto Crítico que vem fazendo advertências sobre a gastança que vem sendo promovida pelo governo Lula. A agência de classificação de risco Standard & Poor\'s, ao renovar o grau de investimento para o Brasil, na semana passada, também fez menção à situação fiscal do País.

GASTOS PÚBLICOS

Mesmo considerando a perspectiva de que a evolução da dívida brasileira ainda se mantenha estável por algum tempo, a agência alertou para o risco de que os gastos públicos continuem a aumentar no próximo ano.

OPORTUNIDADE

Embora diga que é preocupante o quadro fiscal do Brasil no médio prazo, a S & P fez questão de destacar que a recuperação econômica representa uma oportunidade de melhoria da gestão das contas públicas em 2010. Isso porque a arrecadação aumentará e os juros, que foram reduzidos para estimular a economia durante a crise financeira, permanecerão baixos por algum tempo, ajudando a reduzir a dívida.

POR ANALOGIA

Se já estamos convencidos de que 2010 será um ano de forte crescimento econômico, por uma questão de analogia, e, principalmente, por índole, tornamos os sucessos pouco duradouros. Até hoje, infelizmente, não aprendemos a controlar o ímpeto da gastança, que poderia prolongar o período de fartura.

NA CAÇAPA

Como o Brasil, em 2009, foi chamado de Bola da Vez, o maior risco que corremos é que, em 2010, esta elevação brutal dos gastos públicos acabe se revelando com um poderoso taco que levará a Bola da Vez à caçapa, dando o jogo por encerrado.

SENTIDO INVERSO

Chamo atenção, mais uma vez, de que sem boas reformas na Constituição o Brasil vai patinar. E neste aspecto o ano de 2010 inicia nada próspero. Basta observar que a única reforma em andamento, com grandes chances de ser aprovada, é a Trabalhista. Com um detalhe: no sentido totalmente inverso do que o Brasil necessita.

VAMOS COMEMORAR?

Urdida no meio sindicalista (com força total neste governo), a encrenca começa com a quase certa redução da carga horária de 44 para 40 horas semanais. Sem perda relativa de salários. Vamos comemorar? Que tal?

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • DUBAI
    A semana começa positiva em função do resgate de US$ 10 bilhões concedidos por autoridades dos EAU (Emirados Árabes Unidos) ao Dubai Financial Support Fund.O montante, outorgado pelo governo de Abu Dhabi e pelo Banco Central dos EAU, permitirá que o fundo Dubai World honre seus compromissos. Outra instituição que também deverá quitar suas dívidas é o Citigroup.
  • CONTRAÇÃO
    Os agentes consultados pelo Banco Central deixaram de prever crescimento para a economia brasileira em 2009 e agora esperam contração de 0,26% neste ano. O dado faz parte do Boletim Focus, realizado pela autoridade monetária junto a instituições financeiras.
  • IPTU PORTO ALEGRE
    Os porto-alegrenses poderão aproveitar a partir de hoje, 14, o desconto de 20% no pagamento em cota única do IPTU e da Taxa de Coleta de Lixo (TCL) de 2010. O contribuinte pode ter acesso ao documento no site (www.portoalegre.rs.gov.br/iptu/guianova) informando a inscrição do imóvel. O pagamento deve ser feito na rede bancária conveniada com a prefeitura.
  • PARCEIROS VOLUNTÁRIOS
    A Presidente da ONG Parceiros Voluntários, Maria Elena Pereira Johannpeter, irá se reunir amanhã, 15, com um grupo de formadores de opinião na área socioambiental de atuação nacional, para um debate no projeto Diálogos Walmart com o Terceiro Setor, que ocorre em São Paulo, no Hotel Golden Tower. O objetivo é discutir as tendências e os desafios atuais para o setor que emprega cerca de 3 milhões de pessoas no Brasil.

FRASE DO DIA

NÃO HÁ NADA MAIS TIRÂNICO QUE UM GOVERNO QUE PRETENDE SER PATERNAL.

N. Bonaparte