Artigos Anteriores

BEM MAIS CONFIANTES

ANO XIV - Nº 007/14 -

BOA NOTÍCIA

Nestes últimos dias, o que mais se ouve por aqui, inclusive deixando muita gente bem mais confiante, é de que a crise financeira e econômica já começa a dar sinais de arrefecimento. E que no segundo semestre a economia deverá mostrar números mais alentadores. Tomara.

ALMOÇO GRÁTIS

Notícia boa precisa ser sempre festejada. Mesmo assim é importante informar, para que não paire qualquer dúvida, de que não existe almoço grátis. Ainda que muita gente continue teimando com esta lógica, o fato é que em algum momento a conta precisará ser liquidada.

EFEITO COMPLICADO

Esse grupo é formado, principalmente, por pessoas portadoras de um doentio (exagerado) pensamento positivo, cujo sintoma é a ausência total de raciocínio e realismo. E o efeito produzido pela doença é complicado: leva a imaginar e ter a esperança de que na hora ? H - aparecerá um ser celestial para resolver o problema.

MILAGRES E MITOS

Governantes que criam despesas acima dos valores arrecadados pelos impostos estimulam o sentimento desse grupo doente. Sabem que o povo, pela sua baixa educação e falta de discernimento, acredita em milagres e constrói mitos. Um deles é de que o caixa governamental está sempre abarrotado de dinheiro e que os recursos são ilimitados.

NOS COFRES

Agora, diante desta devastadora crise financeira mundial, há quem imagine que os fantásticos recursos aportados pelos mais diversos governos mundo afora, disponibilizados para socorrer as instituições financeiras quebradas, estavam guardados nos cofres esperando um momento de crise para serem usados.

ORÇAMENTOS

Ora, esta forma de pensar é totalmente equivocada. Governos, como pessoas e empresas, vivem da mesma forma: de seus orçamentos. Ou seja, de recursos arrecadados em impostos para satisfazer as despesas estabelecidas de acordo com as demandas da sociedade.

EMISSÕES

Tudo aquilo que foge ao orçamento, caso não sejam vendidos alguns ativos, só pode ser sustentado por emissões de moeda, que pode ser na forma de títulos governamentais (moeda a prazo) ou na forma de papel-moeda (moeda à vista). Ambas as formas significam endividamento do governo.Como milagres de multiplicação de dinheiro inexistem, muitos governantes desse mundo recorreram às emissões para socorrer instituições financeiras falidas. Estas fantásticas somas precisarão ser devolvidas, caso contrário a inflação (contrapartida das emissões) formará uma segunda onda de pavor econômico.Portanto, como bem informa o economista Paulo Rabello de Castro, esta nova euforia que está tomando conta do mercado é alimentada pelas autoridades monetárias dos principais países com uma quantidade sem precedentes de moeda, emitida para financiar as operações de socorro.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • SABORES SILVESTRES
    O Sheraton Porto Alegre promove jantar Sabores Silvestres, nos dias 28 e 29 deste mês (quinta e sexta), no Bistrô Porto Alegre. A novidade gastronômica é preparada com várias espécies de cogumelos silvestres e será servida em três tempos, a partir das 19h. Destaque para o prato principal Wellington de filé recheado com cogumelos paris ao molho de cepe. A conferir.
  • CONCURSO
    O Banrisul publicou edital do concurso público para o cargo de técnico em tecnologia da informação. São 200 vagas distribuídas em oito áreas: desenvolvimento de sistemas, administração de banco de dados, segurança de TI, suporte em ambiente Windows, suporte em ambiente Linux, suporte em ambiente de grande porte mainframe, suporte em ambiente de rede e suporte em ambiente de transferência eletrônica. A escolaridade mínima exigida é ensino superior completo reconhecido pelo MEC. As inscrições devem ser efetuadas exclusivamente pela Internet, no período de 1º a 19 de junho de 2009, no endereço eletrônico: www.fdrh.rs.gov.br
  • TURISMO
    O mercado peruano será o foco da promoção turística da capital gaúcha até sábado, 23, quando se realiza em Lima o 11º Salão Internacional de Turismo (SIT). Este é o segundo ano consecutivo que Porto Alegre participa do evento, através da Secretaria Municipal de Turismo.
  • ACORDO
    A Aracruz informou em Fato Relevante de 14/5 que concluiu o acordo que consolida o processo de reestruturação da dívida da companhia com os bancos, tendo assinado o contrato com as partes no dia 13 de maio. Foram confirmadas todas as condições noticiadas pelo anúncio ao mercado, publicado em 19/1, sem qualquer modificação de cláusulas contratuais restritivas, encargos financeiros e garantias concedidas.

FRASE DO DIA

NÃO HÁ JUIZ MAIS JUSTO E SEVERO DO QUE O TEMPO.

Adágio Popular