Artigos Anteriores

BALANÇOS EM PROFUSÃO

ANO XIV - Nº 007/14 -

BONS RESULTADOS

Está difícil admitir que o ano de 2005 tenha sido frustrante para os negócios e para a economia. A considerar pelos balanços das empresas listadas na Bovespa, que começam a ser divulgados em profusão, a coisa não é bem assim. A produtividade das empresas aumentou e os lucros apareceram deixando os acionistas bastante satisfeitos. Apesar do câmbio desfavorável.

EXPANSÃO DO CRÉDITO

As instituições financeiras, aproveitando a magnífica expansão do crédito, facilitada pelo governo com os empréstimos com desconto em folha, não têm o que se queixar. Assim, 2005 acabou sendo um ano de ouro, sem a menor dúvida. O curioso é que a imprensa divulga os resultados, mas os repórteres e jornalistas destes mesmos jornais que imprimem os balanços, não lêem o que comentam. Ao invés de investirem nos bancos, comprando ações no mercado, se satisfazem agredindo as instituições só por terem conquistado lucros.

JORNALISTAS DESPREPARADOS

Se as taxas de juros altas favorecem o setor financeiro (o que é a pura verdade) deixando muita gente irritada, a lógica seria criticar aqueles que promoveram esta situação e não quem está operando alguma solução. O governo, que além de incapaz, também encontra dificuldades brutais para cortar gastos, coisa que foi estrondosamente agravada a partir da promulgação da Constituição de 88, precisa muito de dinheiro. Estes jornalistas despreparados precisam concentrar seus esforços críticos nas reformas que não são feitas e que ajudam a engordar o ganho dos bancos.

VALOR RELATIVO

Outro aspecto que precisa ser bem entendido: o lucro de qualquer empresa, para que possa ser definido como bom ou ruim, não pode ser medido pelo valor divulgado em reais. Antes de tudo é preciso conhecer o valor relativo do resultado, ou seja, o percentual sobre o patrimônio da empresa ou sobre o seu valor de mercado.

COMPARAÇÃO

Os investimentos, por óbvio, precisam ser remunerados. E os ganhos comparados com os resultados de outros investimentos. Mesmo com lucro muitas empresas não conseguem dar aos seus acionistas uma remuneração melhor do que uma simples aplicação em títulos públicos.

SEM ÓDIO

Venho percebendo que o ódio manifestado às empresas que dão lucro vem aumentado. E muitos comunicadores aceleram este ódio muito mais por falta de esclarecimento sobre os negócios do que por incompetência. Da mesma forma odiosa também não estão aceitando a isenção do IR sobre aplicações feitas no Brasil por estrangeiros. Só para esclarecer: qualquer brasileiro que queira investir no exterior, em qualquer país sério, não paga IR sobre os ganhos obtidos. A incidência ocorre quando os recursos foram internados no Brasil, como manda a lógica. Nós só estamos nos identificando com quem já faz isto há muitos anos.

TOP 10

O site da Fundação Iberê Camargo classificou-se, pelo terceiro ano consecutivo, para o Top 10 do Prêmio iBest, Oscar da internet brasileira. Até o dia 9 de março, os internautas podem votar para a classificação do site no Top 3, representando os melhores do País. A fundação disputa o troféu nas categorias Arte e Cultura e Regional RS.

PARCERIA

Na próxima quinta-feira, 23, às 14h30, a SecretariaMunicipal do Meio Ambiente, de PAlegre, e a empresa Aracruz Celulose firmam parceria para irrigar as mudas de árvore plantadas na Avenida Campos Velho e em toda extensão da Terceira Perimetral, até o Monumento Laçador. O ponto de encontro é o canteiro central da Avenida Salvador França, esquina com Ipiranga. Aracruz contratou uma empresa para percorrer os trechos com um caminhão pipa, duas vezes por semana. O convênio tem validade até 15de maio.

PROGRAMA DE BONIFICAÇÃO

O Univias lançou esta manhã um programa de bonificação para os usuários freqüentes da RS/122 proprietários de veículos com placas de Farroupilha. O sistema é bastante semelhante ao programa lançado na última semana para veículos de Viamão. A partir do próximo dia 22, a empresa começa a receber a documentação dos interessados (documento de identidade e certificado do veículo emplacado em Farroupilha) na praça de pedágio da RS/122. Saliento que este é um benefício distinto ao oferecido para os moradores das localidades de São Roque, Santos Anjos, Monte Bérico, São João, Menino Deus, Forqueta e Linha Julieta, vizinhas à praça, que têm desconto de 60% sobre o valor da tarifa.

DESFILE MILKA

A estilista Milka traz este ano a Espanha como tema de seu desfile. -ESPANÃ 2006- acontecerá no dia 26 de março, no Centro de Eventos da PUC as 19h19min. Os ingressos podem ser adquiridos na Maison da Giordano Bruno ou reservas pelos fones 3331.5927 e 3332.9020, pelo valor de R$ 25,00. Este ano a entidade beneficiada será o Hospital Espírita .

EXPOAGRO

O Grupo Gerdau destaca na Expoagro Afubra a sua linha de produtos para a agropecuária. A 6ª Expoagro/Afubra ocorre, de 21 a 23 de fevereiro, em Rio Pardo (RS). O evento contará com mais de 200 expositores e 40 palestras, além de demonstração de lavouras, máquinas e exposição de animais.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

FRASE DO DIA

O TRABALHO AFASTA DE NÓS TRÊS GRANDES MALES: O TÉDIO, O VÍCIO E A NECESSIDADE

Voltaire