Artigos Anteriores

BALANÇOS E CONFRATERNIZAÇÕES

ANO XIV - Nº 007/14 -

BALANÇOS DAS ENTIDADES

Ao longo da primeira quinzena de dezembro as entidades empresariais do RS têm por hábito promover os já tradicionais almoços com a imprensa. Além da confraternização os dirigentes das entidades apresentam o balanço do ano que termina e projetam os números para o próximo período.

FECOMÉRCIO/RS

Ontem, quem abriu a temporada de encontros com a mídia gaúcha foi a Fecomércio/RS. No cenário econômico, esta entidade que representa o comércio de bens, serviços e turismo, não tem o que reclamar. Afinal, graças ao crédito abundante o setor deve encerrar o ano de 2012 com crescimento superior a 8%.

PROJEÇÃO PARA 2013

Já para 2013, a assessoria econômica da Fecomércio prevê o seguinte: Inflação em torno de 5,5%; PIB Nacional com alta 3,4%; PIB RS crescendo 5,8%; Volume de Vendas no Varejo subindo 6,5%; dólar em torno de R$ 2,02; Juros (Selic) em 7,25% e Saldo Comercial Brasil em U$ 15,5 bilhões.

PERTO DA REALIDADE

Quem acompanha o Ponto Crítico, certamente deve estar lembrado que no ano anterior (2011), quando opinei sobre as perspectivas então apresentadas pela Fecomércio, as minhas previsões (que não têm compromisso com a quiromancia) estão batendo bem mais perto da realidade.

VOU AGUARDAR AS DEMAIS

Desta vez, antes de fazer a minha projeção, prefiro esperar pelos números que serão divulgados pelas demais entidades. Os próximos encontros já estão programados: Farsul (12/12); Fiergs (10/12); e Federasul (19/12). Vamos ver.

PENSAR!

Na segunda-feira, 03, quem também se reuniu num jantar de confraternização foram os membros do grupo -PENSAR! O encontro, mesmo festivo, serviu, obviamente, para confirmar o quanto as nossas expectativas estavam certas a respeito do mau desempenho da economia do país. Embora os Pensadores, ou Pensantes como alguns membros preferem, tenham acertado na mosca, ninguém festejou. Afinal, o foco do -PENSAR!- é um só: produzir conteúdos capazes de fazer com que mais e mais pessoas tenham noção da relação CAUSA/EFEITO das propostas e decisões governamentais.

SAFRA EXUBERANTE

Chamamos, portanto, a atenção, de que com atitudes ruins, tipo beneficiar exclusivamente o consumo, deixando o investimento à deriva, o resultado não poderia ser outro. O Brasil está colhendo tão somente o que este governo plantou. Como o clima ajudou, a safra de coisa ruim é, simplesmente, exuberante.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • NATAL
    A maioria dos consumidores porto-alegrenses deve movimentar mais de R$ 1,3 bilhão no comércio da Capital para este Natal. Aumento de 9% comparado ao ano passado. É o que aponta a Pesquisa Natal 2012 da CDL Porto Alegre e do Sindilojas Porto Alegre. De acordo com os dados, 93,5% dos entrevistados têm a intenção de presentear alguém este ano. No topo da lista, estão filhos (63%), marido/esposa (43,4%), sobrinhos/afilhados (14,5%) e netos (13,3%). Outra tendência revelada pelo estudo é a antecipação das compras de Natal. A maioria das pessoas (59,4%) afirma que pretende garantir os presentes até a primeira quinzena de dezembro, e há, dentro deste grupo, quem já tenha feito suas compras. Por sua vez, 38,4% dos consumidores pretendem adquirir produtos uma semana antes ou até deixar as compras para a última hora, entre uma semana e a véspera do Natal.
  • RESTRIÇÕES IMPOSTAS PELO COMAR
    Cerca de duas dezenas de entidades empresariais e da sociedade já confirmaram presença na manifestação que será realizada amanhã, 06, às 15h30min na Câmara de Vereadores para denunciar os prejuízos causados ao desenvolvimento urbano de Porto Alegre pelas restrições impostas pelo Quinto Comando Aéreo Regional (V COMAR) às novas edificações na área de influência do Aeroporto Salgado Filho.
  • ELÉTRICAS
    O pacote do setor elétrico que traria em média 20,2% de desconto nas contas da tarifa, com a não renovação de algumas empresas como Celesc, Cemig, Cesp e Copel o desconto estimado cai para 16,7%.
  • CENTRO DE ONCOLOGIA
    As Superintendências do Hospital Ernesto Dornelles convidam para o lançamento do Centro de Oncologia, parceria HED e Instituto Kaplan. Dia 13/12, às 11 horas.

FRASE DO DIA

APRENDER É TANTO UM MEIO QUANTO UM FIM.

W. Harmann