Artigos Anteriores

AVIÕES SUCATEADOS

ANO XIV - Nº 007/14 -

VAI QUEBRAR

Do Rio de Janeiro, onde passei o final da semana, viajei à Europa, mais especificamente Paris e algumas poucas cidades da Itália, de onde pretendo colher algumas observações sobre a Comunidade Européia.

PRIMEIRA SENSAÇÃO

No entanto, a primeira sensação que tive ao iniciar a viagem é que a Varig já está muito perto da sua segunda falência. Constatei pessoalmente que os aviões da nova (?) Varig são ou continuam verdadeiras latas velhas.

MANUTENÇÃO

Não sou tão intolerante a ponto de não admitir quaisquer possíveis acidentes e/ou situações que sempre podem fugir ao controle. Mas quando certas coisas acontecem no mesmo dia, de forma consecutiva e em mais do que uma aeronave, fica evidente que não está havendo a devida manutenção das mesmas.

DUAS OPORTUNIDADES

Esta minha constatação ocorreu em duas oportunidades distintas em poucas horas: primeiro, quando embarquei no RJ, com destino a SP, no avião que tinha como destino Frankfurt. Na decolagem os passageiros reclamavam que o sistema de iluminação (luz para leitura de quem estivesse nos assentos) estava pifado. Imaginei ser um problema de solução rápida, o que infelizmente não aconteceu. Assim, os passageiros que iam para Frankfurt só tiveram dissabores.

11 HORAS SEM SOM

A segunda constatação me atingiu em cheio. Feita a conexão em SP embarquei em outra aeronave, também da Varig, com destino a Paris e Roma. E imediatamente percebi que esse outro avião também era portador de um grave defeito: não poderia oferecer qualquer tipo de entretenimento durante o vôo. O sistema de áudio e imagens estava pifado há vários dias. Ou seja, o meu vôo, de 11 horas, foi sem músicas, sem filmes e sem qualquer informação na tela.

SUCATAS

Reclamei, assim como outros passageiros, cheio de razão, Mas, as respostas dos gentis funcionários foram uníssonas: - Os nossos aviões são os mesmos da velha Varig. E por isto continuam nas mesmas (péssimas) condições. Mas tudo deve melhorar futuramente. Pedimos que tenham um pouco de paciência até que a empresa consiga resolver os problemas apresentados -.

SEM COMPENSAÇÃO

Como as passagens cobradas não têm preços diferentes daqueles praticados pelas demais companhias aéreas, que também não passam por um bom momento em função do apagão aéreo, não há razão para suportar as falhas. Se tudo tivesse sido esclarecido em tempo e alguma compensação fosse concedida, os passageiros ainda poderiam optar. Isto, no entanto, não aconteceu. Só a paciência foi solicitada, o que já prova ser uma esperteza. Sendo assim só resta mesmo entrar na justiça para tentar alguma compensação. E se convencer de que a Nova Varig também não vai longe. Vai quebrar. De novo.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • VOLTA RENAN
    O presidente do Senado em exercício, senador Tião Viana, do PT, deve propor ainda hoje, 16, aos líderes de todos os partidos um acordo para reduzir os prazos de tramitação da emenda que prorroga a CPMF. Como se vê, a única redução que passa pela cabeça dos senadores é o prazo de tramitação, nunca da alíquota. Volta Renan, pois a crise que estava instalada ainda poderia nos ajudar.
  • BANCO DE ALIMENTOS
    O Dia Mundial da Alimentação, hoje, será marcado no Estado pelo lançamento da Federação dos Bancos de Alimentos do Rio Grande do Sul ? a primeira rede do gênero no país. A iniciativa acontecerá durante o II Encontro de Banco de Alimentos, no Centro de Exposições da FIERGS, das 9h às 17h30min, que terá como tema ?A Segurança e a Soberania Alimentar?.
  • COLETIVA
    O diretor regional do Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores) e presidente da Fiergs, Paulo Tigre, recebe a imprensa para apresentar os dados do setor de autopeças no RS. Dia 18/10, às 11h, na Fiergs. Mais informações pelo e-mail todtcom@terra.com.br
  • LIVRO
    -A Prefeitura de Porto Alegre, por intermédio da Secretaria de Coordenação Política e Governança Local, e o Observatório de Democracia Participativa da Cidade (Observapoa) promovem nesta quinta, 18, o lançamento do livro \\\"Observando o Orçamento Participativo de Porto Alegre - Análise histórica de dados: perfil social e associativo, avaliação e expectativas\\\". O evento acontece às 19 horas, na Avenida Siqueira Campos,1.300, 14º andar.
  • CD E DVD
    A Aracruz Celulose realiza no dia 18, quinta, o coquetel de lançamento do CD e DVD \\\"Fandango\\\" de Renato Borguetti. No Teatro Bourbon Country.

FRASE DO DIA

CPMF: Contribuição Para Manter a Farra.

José Simão