Artigos Anteriores

ATO DE SOBERANIA ???

ANO XIV - Nº 007/14 -

ESPECULAÇÕES

Ainda sobre o tema do editorial de ontem - DIAS DE ANGÚSTIA-, enquanto o povo brasileiro aguarda as decisões da Justiça (STF) e do Legislativo (Câmara e Senado) quanto aos destinos do ex-presidente Lula e da presidente Dilma, o que mais se vê, ouve e lê não passam de especulações.
 

PELA TANGENTE

Pois, fazendo uso deste expediente -PALPITEIRO-, me antecipo em dizer que estou bastante inclinado a admitir que o STF vai sair pela tangente, ou seja, não vai decidir, no próximo dia 30/3, se Lula poderá ou não ser ministro da Casa Civil, como pretende o PT.
 

ATO DE SOBERANIA

O que me leva a crer nesta possibilidade tem o seguinte motivo: em 08 de junho de 2011, quando o STF julgou a extradição do terrorista Cesare Battisti para a Itália, a maioria dos ministros entendeu que a decisão tomada pelo então presidente Lula, de negar a extradição do marginal, se tratava de um “ato de soberania nacional”. Ou seja, não cabia ao Supremo rever a medida.
 

DILMA SOBERANA

Pois, por simples analogia entendo que o STF, novamente,  vai -lavar as mãos-. Presumo que a maioria dos ministros tomará a mesma decisão com relação ao caso -Lula-Ministro-, ou seja, a escolha feita por Dilma será anunciada como -ATO DE SOBERANIA NACIONAL-.  Assim sendo cabe à soberana presidente Dilma decidir se o ex-presidente deve ou não ser ministro de seu governo.
 

GOLPE CONSTITUCIONAL???

Enquanto aguardamos que tipos de coelhos estão para serem tirados das cartolas dos ministros do Supremo, o PT vai distraindo a sociedade brasileira com declarações infames. Uma delas é o -GOLPE CONSTITUCIONAL- (???), como afirma o presidente do PT, Rui Falcão, quando se refere ao iminente afastamento da presidente Dilma e à prisão do ex-presidente Lula. 
 

ASNEIRA

O que é isto? Baseado no que diz, de forma insistente, o presidente do PT, Rui Falcão, resolvi procurar o termo GOLPE CONSTITUCIONAL na nossa Carta Magna.  Por óbvio, por mais baboseiras que estão escritas na Constituição, esta asneira não aparece. Até porque, se é CONSTITUCIONAL não há como ser um GOLPE.
 

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • DEPARTAMENTO DE PROPINA

    As investigações da 26ª fase da Operação Lava Jato, batizada Xepa, escancaram o organizado sistema de pagamento de propina instalado na Odebrecht: a empreiteira contava com um departamento exclusivo para pagamentos ilícitos, o Setor de Operações Estruturadas. Em depoimento prestado em acordo de delação premiada, a secretária Maria Lúcia Tavares revelou, inclusive, que todos os pagamentos paralelos deviam constar no sistema MyWebDay, uma espécie de 'intranet da propina' da Odebrecht. O sistema era de tal maneira organizado que altos executivos da empresa eram os responsáveis por liberar os pagamentos ilícitos.(VEJA).

    Em suma: - Quem é a favor das investigações é GOLPISTA. Pode?

  • COMÉRCIO NA SEXTA-FEIRA

    O Sindilojas Porto Alegre informa que o comércio da Capital poderá atender com empregados na sexta-feira da Paixão de Cristo (Sexta-feira Santa), dia 25 de março. A data configura um feriado nacional e, por isso, as lojas devem observar a Convenção Coletiva de Trabalho do setor, firmada entre o Sindilojas Porto Alegre e o Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec). Conforme o documento, para usufruir deste benefício os lojistas devem ter preenchido a declaração de opção pelo trabalho em feriados e, também, possuir a certidão de regularidade sindical emitida pelo Sindilojas e Sindec. A declaração pode ser preenchida até o dia 23 de março e está disponível no site do Sindilojas Porto Alegre: www.sindilojaspoa.com.br .

    A quinta-feira (24), o sábado (26) e o domingo (27) são considerados dias normais de trabalho. Mais informações no telefone (51) 3025.8300. 

  • ZONA DO EURO

    Enquanto o Brasil só piora, na Zona do Euro, os índices PMI preliminares de março mostraram melhora tanto na manufatura quanto no setor de serviços na comparação com fevereiro.

    O PMI de manufatura saiu de 51,2 para 51,4 pontos no mês, em linha com o esperado. O de serviços, por sua vez, saiu de 53,3 para 54,0 pontos (era esperada estabilidade do indicador). Com isto, o índice composto se elevou de 53,0 para 53,7 pontos em março, frente à projeção de manutenção em 53,0 pontos.

     

  • ALEMANHA

    Na Alemanha, o índice de expectativas computado pelo instituto IFO com participantes da economia real mostrou melhora em março, elevando-se de 98,9 para 100,0 pontos (era esperada alta para 99,5 pontos).  Ainda na Alemanha, o índice ZEW, pesquisa realizada com economistas e participantes do mercado financeiro, também mostrou melhora, porém abaixo do esperado, saindo de 1,0 para 4,3 pontos (esperada alta para 5,4 pontos). 

FRASE DO DIA

Pra ser diferente, faça diferente.