Artigos Anteriores

AS REAÇÕES DOS ELEITORES

ANO XIV - Nº 007/14 -

ENTREVISTAS

Nestes últimos dois dias, além de ter assistido às entrevistas concedidas pelas candidatas Dilma Rousseff, do PT e Marina Silva, do PV, ao Jornal Nacional, da Rede Globo, tratei de conhecer como os telespectadores reagiram diante do que viram e ouviram das presidenciáveis antes de opinar.

REAÇÃO DOS APAIXONADOS

É óbvio que os eleitores apaixonados e decididos, como sempre, ficaram muito satisfeitos com o que viram e ouviram. Ainda que um ou outro não tenha saído satisfeito com a performance da sua candidata, jamais vai dar o braço a torcer. Isto é pra lá de acaciano.

REAÇÃO DOS CONTRÁRIOS

Já os oposicionistas, como da mesma forma se esperava, tiveram comportamento bem diferente: só viram defeitos nas respostas das candidatas. Ou seja, não foram estas aparições que farão o eleitor mudar de opinião. Por enquanto, a paixão pelo candidato (a) ainda é o fator dominante.

CREDIBILIDADE

O que o eleitor consciente precisa, neste momento em que as campanhas estão no ar, é exigir que o candidato assuma compromissos. Independente do programa de governo escrito pelo partido, ele precisa dar credibilidade às coisas que afirma.

CONVERSA MOLE

Para tanto, bastaria que assinasse um documento, em frente às câmeras, dizendo, por exemplo, quais reformas pretende fazer e de que forma. Sem compromissos objetivos e claros, tudo que é dito não passa de conversa mole.

FEBRATEX 2010

Estou em Blumenau, a convite da FCEM, para acompanhar a Febratex 2010. A região do Vale do Itajaí, onde está localizada Blumenau, é o maior pólo têxtil do Brasil. Hoje, Santa Catarina conta com 7.241 empresas da cadeia têxtil, empregando cerca de 280 mil trabalhadores. E seus produtos possuem mercado praticamente garantido no Brasil e no exterior.

BRASIL FASHION DESIGNERS

Paralelamente à Febratex acontece o BFD - Brasil Fashion Designers, que vai premiar jovens talentos da moda do estado de SC. O evento é apresentado pela TAVEX e conta com a participação de mais de 22 universidades e cursos de moda.Em função do grande sucesso nas duas primeiras edições, o BFD vai integrar a programação da Feira Tecnotêxtil Brasil, que acontecerá de 12 a 15 de abril de 2011, no Expo Center Norte, em São Paulo.

FEBRATEX 2010

A Febratex 2010, nesta 12ª edição, conta com a participação de 59 países e 388 expositores (314 na edição anterior, em 2008), que totalizam 1,9 mil marcas expositoras. O número expressivo de expositores é resultado da importância do país no segmento têxtil, embora a maior parte das tecnologias para o setor ainda seja produzida fora do Brasil. Atualmente, os países asiáticos, com China à frente, contam com o maior número de expositores, seguidos pela Itália e Alemanha. O Brasil aparece em quarto lugar e a razão é simples de entender: não há investimento suficiente em pesquisa para o desenvolvimento de novas tecnologias para a cadeia têxtil.No ano em que a Febratex comemora seus 20 anos, o grupo FCEM, responsável pela mostra, vai realizar pela primeira vez uma premiação, o troféu Egon Deustschendorf. Ele será entregue a entidades e empresas que participaram da feira ao longo de dez edições ou mais.O nome do troféu - Egon Deustschendorf - foi escolhido para homenagear o fundador do grupo Cotex, que foi um dos primeiros expositores da Febratex.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • BEM LEMBRADO
    Um leitor muito atento lembra, a propósito do escândalo promovido pelas Câmaras de Vereadores, que o candidato a vice governador do RS, Pompeo de Mattos, foi quem apresentou o projeto (infelizmente aprovado) para aumentar novamente este número de vereadores. Se tivéssemos menos vereadores, certamente teríamos menos despesas e menos roubo.
  • QUALIDADE TOTAL
    Com tema Brasil 2010 ? 2020: Um Mundo de Oportunidades, a AGQ está na fase final de preparação do 18º Congresso Estadual para a Qualidade Total, que será realizado nos dias 20 e 21 de agosto. Mais informações pelo site www.agq.com.br/congresso2010.
  • EMPREENDEDORISMO
    A segunda edição do Fórum de Empreendedorismo, uma das atrações da Feira do Empreendedor 2010, irá debater tendências, cenários e dados atuais do empreendedorismo no Brasil e no mundo durante os dias 10 e 11 de setembro. Outras informações podem ser obtidas no site da feira: www.feiradoempreendedor-rs.com.br.
  • MARCOPOLO NA APIMEC
    A Marcopolo, cujas ações são listadas no Nível 2 de Governança Corporativa da BM&FBOVESPA, detalhará seu desempenho econômico-financeiro em evento organizado pela Apimec-Sul) amanhã, 12, a partir das 18h, no Hotel Embaixador, em Porto Alegre.

FRASE DO DIA

Se queres prever o futuro, estuda o passado.

Confúcio