Artigos Anteriores

AS PRIMEIRAS PROPOSTAS

ANO XIV - Nº 007/14 -

TOMEM NOTA

Aqueles que tomaram conhecimento de algumas das propostas apresentadas pelos candidatos à presidência do país, nesta semana, precisam tomar nota do que disseram Dilma, Serra e Marina Silva, para poder cobrar, a partir de 2011, quando o eleito já estiver no cargo. Merece atenção, também, o que deixaram de dizer, sabendo que há enormes preocupações à frente. Uma delas é o fantástico crescimento do déficit da conta corrente, que envolve tudo que passa pelo caixa do Tesouro, desde importações, exportações e mercado financeiro. A previsão, para o final de 2010, é simplesmente de arrepiar, pois deve chegar a mais de 4% do PIB.

DILMA

Dilma, por exemplo, afirmou que é favorável à reforma tributária, dizendo que é a reforma das reformas e que sem ela é difícil assegurar crescimento sustentável. OK. No entanto, o que me espanta é que Lula mesmo que tenha escolhido Dilma como candidata do PT, não se interessou pela tal reforma das reformas. Creio que aí está uma grande enganação. Dilma disse o que o povo queria ouvir, mas, a exemplo de seu mestre nada vai fazer.

SERRA

José Serra, por sua vez, disse que o Brasil tem a maior taxa de juros do mundo e a maior carga tributária do mundo, entre todos os países emergentes ou em desenvolvimento. OK. Serra só esclareceu as consequências dos problemas, deixando as causas sem comentário algum. Espero que Serra ainda se manifeste sobre as reformas: tributária, fiscal, previdenciária, trabalhista e política. Caso contrário, o Brasil que já não é competitivo, jamais o será.

MARINA

A candidata Marina, que poucos estão apostando, foi a que se saiu melhor. Ao menos assume o compromisso de que é possível fazer uma reforma tributária, mas não com falsas expectativas. Disse mais: - Não é fácil, se fosse fácil já teriam feito. Faz 16 anos que esta questão entrou na agenda como sendo importante e estratégica. Compromissos em cima de compromissos sendo assumidos. As pessoas assumem o compromisso com a reforma, mas depois de eleitos fazem a reforma do compromisso.

FICHA LIMPA

Ainda dependendo da sanção presidencial, o projeto Ficha Limpa pode se transformar em algo parecido com a Lei de Responsabilidade Fiscal. Ou seja: quando não há como ser cumprida, os políticos acabam dando um jeito de mudar alguma coisa. Aliás, este procedimento vil já está acontecendo mesmo antes da aprovação final: ninguém sabe como e quando deve funcionar.

IMPEDIMENTO

Aqui entre nós, se o Brasil fosse um país sério, habitado por pessoas decentes, não haveria a mínima razão, nem a possibilidade, de ter um projeto do tipo Ficha Limpa. Antes, bem antes de qualquer coisa, o pretenso candidato já teria sido impedido, pelo seu próprio partido, de concorrer à cargos eletivos.

EXAGERO

O projeto, e sua aprovação, só foram possíveis e necessários no Brasil porque a safadeza se tornou extremamente exagerada. E, em lugar onde a consciência inexiste é preciso existir lei, que por sinal nem sempre é cumprida. Pudera, pois em país onde inúmeros os criminosos entram na política só para obter imunidade, até a lei acaba sendo driblada.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • QUALIDADE DE VIDA
    Buenos Aires e Montevidéu são as cidades com melhor qualidade de vida na América Latina, segundo uma lista publicada nesta terça-feira pela consultoria internacional Mercer, na qual Viena lidera o ranking, que considerou 221 cidades do globo.As cidades brasileiras estão mais atrás no ranking. São Paulo está na 117ª posição, depois de Rio de Janeiro (116ª) e Brasília (104ª).
  • DESAFIO BRASIL
    A competição que reúne start-ups, empresas jovens, embrionárias ou recém-criadas de base tecnológica, chega ao RS esta semana. O Desafio Brasil 2010 será lançado sexta-feira, dia 28, às 15h, na Universidade Sebrae de Negócios ? USEn (rua Siqueira Campos, 805, sala 8), em Porto Alegre. Os interessados devem entrar em contato com a Central de Relacionamento Sebrae pelo telefone: 0800 570 0800.
  • TOP SER HUMANO
    Segunda-feira, dia 31 de maio de 2010, é o último dia para os interessados se inscreverem nos prêmios Top Ser Humano e do Top Cidadania, promovidos pela Associação Brasileira de Recursos Humanos, seccional Rio Grande do Sul (ABRH-RS). As inscrições podem ser realizadas diretamente no site www.abrhrs.com.br/top2010, onde também está disponível o regulamento do prêmio.
  • EXPO XANGAI
    A comitiva que acompanhará o prefeito José Fortunati à Expo Xangai 2010 embarca sexta, 28, para a China, onde vai cumprir uma extensa agenda que culmina em 5 de junho com o Dia de Porto Alegre na Expo. Porto Alegre e São Paulo foram as únicas cidades do Brasil selecionadas para participar, entre 55 de todo o mundo, do pavilhão das melhores práticas urbanas da Expo 2010, que tem como tema \\\"Cidade Melhor, Vida Melhor\\\".

FRASE DO DIA

Um pequeno vazamento eventualmente afunda um grande navio.

Provérbio Chinês