Artigos Anteriores

AS ELEIÇÕES E AS PESQUISAS

ANO XIV - Nº 007/14 -

ROBERTO CAMPOS

Ontem, 1º de outubro, o

PESQUISAS

Para muita gente o Ibope ainda é sinônimo de pesquisa. Isto significa que os sucessivos erros cometidos pelo Ibope acabam promovendo um grande descrédito nas pesquisas. Mas é oportuno informar que, independente do Ibope insistir em mostrar que prefere ser um péssimo instituto de pesquisas, outros, felizmente, conseguem ser sérios, competentes e gozar de boa credibilidade.

MUITO ESTRANHO

O Instituto Méthodus, por exemplo, vem provando que sabe fazer pesquisas. De novo foi o único que acertou o resultado das eleições do RS, tal qual já havia mostrado nas eleições municipais de Caxias do Sul e Pelotas. O curioso é que a RBS, maior empresa de comunicação do RS, prefere o Ibope, apesar dos repetidos erros que comete. Pior: os seus âncoras e comunicadores fazem questão de fechar os olhos e ouvidos para impedir que o Méthodus seja conhecido pelos acertos.

MAU JORNALISMO

Tanto é verdade que, de forma uníssona, todos os jornalistas da RBS se mostraram sempre surpresos com o resultado das eleições no RS, durante a apuração. Quando perceberam que Yeda Crusius seria a mais votada e que Rigotto ficaria fora do segundo turno fizeram questão de dizer que ninguém previa isto. Pura bobagem ou ignorância. De qualquer forma qualquer postura adotada compromete o bom jornalismo.

O LADO CIENTÍFICO

Na última quinta-feira, o Methodus informou que Yeda havia passado à frente de Rigotto. E, pelo andar do processo havia a probabilidade de que Olívio fosse para o segundo turno. Motivados pelo desejo de ver Rigotto na disputa, poucos acreditaram na ciência, na pesquisa científica. Os meios de comunicação alinhados, se leram ou ouviram, preferiram esconder isto dos seus leitores, ouvintes e telespectadores. Parabéns, portanto, ao Methodus e vaias para a RBS.

FELICITAÇÕES

Embora as eleições, tanto para presidente quanto para o governo do RS, ainda precisem ser decididas no dia 29 de outubro, envio os meus cumprimentos ao governador Geraldo Alckmin e à deputada Yeda Crusius, pela magnífica virada. Yeda, pelo visto, deve ganhar no RS. Alckmin pode surpreender, coisa que eu não imaginava há poucos dias atrás. Retiro, pois, a minha convicção anterior de que Lula ganharia a eleição. E vou continuar fazendo de tudo para que perca.

PROGRAMA SÓCIO AMBIENTAL

O prefeito José Fogaça e o diretor-geral do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), Flávio Presser, viajam hoje a Washington para apresentar as adequações do Programa Integrado Socioambiental solicitadas pela missão do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A vinda dos consultores do BID, em fevereiro, marcou a retomada das negociações do Socioambiental, que estavam interrompidas desde 2003, em função dos sucessivos déficits de caixa da Prefeitura. Na ocasião, foi redigida uma ajuda-memória para orientar os ajustes que precisavam ser feitos em relação ao projeto original.

MERCOPAR

O Simental informa que estará presente na 15ª edição da Mercopar ? Feira de Subcontratação e Integração Industrial, que se realizará de 03 à 06/10/2006, nos pavilhões da Festa da Uva em Caxias do Sul-RS. E pelo 5º ano consecutivo estarão instalados no estande nº 432.

SEMINÁRIO

Acontece amanhã, no Hotel Ritter, Porto Alegre, RS, o Seminário de Sensibilização 2006.O evento é gratuito e entre os temas que debaterá estão: A PROSTITUIÇÃO INFANTIL NAS PRINCIPAIS CAPITAIS TURISTICAS DO BRASIL E A QUALIFICAÇÃO DO SETOR HOTELEIRO.As inscrições para o Seminário e para o ?Curso de Gestão dos Pequenos Meios de Hospedagem? já estão abertas e podem ser feitas através dos sites www.hotelcompetitivo.com.br, www.abih.com.br e www.panrotas.com.br/abih ou pelo telefone (11) 6764-4853.

NEGOCIAÇÕES

A CaixaRS Fomento Econômico e Social está em negociações com os mais importantes bancos internacionais, para ampliar a captação de recursos para o desenvolvimento gaúcho. Esta lista de potenciais fontes inclui o BID, o KfW alemão e o JBIC japonês. Na última sexta-feira (29/09), o presidente da CaixaRS, Dagoberto Lima Godoy, e o seu vice-presidente, Rogério de Wallau, abriram mais uma perspectiva ao realizar reunião de trabalho com o vice presidente do Nord/LB, na Câmara de Comércio Brasil-Alemanha.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

FRASE DO DIA

MAIS DO QUE NUNCA, A HORA É DE UM GOVERNO MAIS LIMPO.

Eleitores esperançosos