Artigos Anteriores

AS AVENTURAS DE JONAS, O INGÊNUO - 3

ANO XIV - Nº 007/14 -

RESPONSÁVEIS?

Ao ouvir tais palavras, aquela gente toda retraiu-se, e alguns até taparam os ouvidos, com medo.?O que o senhor quer dizer com ? responsáveis ?-, perguntou Jonas, meio hesitante.Irritado com uma impertinência daquelas, o Inquisidor repentinamente decidiu adotar uma outra forma de abordagem. Ele pareceu recuar, e seu rosto adquiriu uma expressão afável. Abaixou-se e arrancou uma plantinha que crescia aos seus pés.

VOZ PATERNAL

?Alguns de vocês, meus amados irmãos e irmãs, talvez não façam idéia dos perigos de que lhes falo. Fechem os olhos, e mentalizem esta minúscula planta na minha mão?. Sua voz era solene e paternal.

ATOS PREDESTINADOS

Todos, exceto Jonas, fecharam bem os olhos e se concentraram. Hipnoticamente, o Grande Inquisidor começou a descrever uma cena para a assembléia. ?Esta pequena planta não passa de um frágil broto de arbusto, enraizado no solo e fixo sobre a terra. Ela não é responsável pelos seus atos. Todos os seus atos são predestinados. Ah, felizes dos arbustos!?

PESO DO ARBÍTRIO

?Agora, meus amados, imaginem um animal. Um pequeno e gracioso camundongo, correndo no meio destas plantas fixas, ocupado em encontrar alimento. Essa criatura peluda não é responsável pelos seus atos. Tudo o que um camundongo faz é predestinado pela natureza. Ah, a natureza! Feliz do animal! Nem as plantas, nem os animais, sofrem com o peso dos arbítrio, porque nenhum se defronte com escolhas e valores. Eles nunca podem estar errados!?

ABRAM OS OLHOS

Algumas pessoas na multidão murmuraram, extasiados: ?Sim, Grande Inquisidor, sim, sim, é isto mesmo.?O carismático líder, de repente, empertigou-se, ficando mais alto, e continuou: ?Abram os olhos e olhem ao seu redor! Um ser humano, qualquer um que sucumbi às escolhas e valores errados podem ferir vocês e os outros. A simples consciência do mal potencial os fará sofrer. E esse sofrimento é .... responsabilidade.

CONFIEM EM MIM

As pessoas estremeceram, e achegaram-se mais umas às outras. Um garoto sentado perto de Jonas de repente gritou: ?Oh, por favor, mestre? Como podemos evitar esse destino? Diga-nos como nos livrarmos desse peso terrível.? CONTINUA AMANHÃ... Para acompanhar o início do capítulo acesse artigos anteriores no nosso site www.pontocritico.com .

TÁ NA MESA

O Tá na Mesa desta quarta, dia 17, recebe José Aníbal, coordenador da campanha do candidato Geraldo Alckmin à presidência da República, para falar sobre ?Gestão pública para um novo Brasil?. A partir das 11h30min, no 6º andar do Palácio do Comércio.

LIXEIRAS

Os parques Redenção e Parcão receberão novas lixeiras plásticas, que serão doadas pela Braskem em retribuição à cedência de espaços nas duas áreas públicas para realização do evento Arte com Plástico, durante a 47ª Semana de Porto Alegre, em parceria com o Escritório Municipal de Turismo. Das 43 lixeiras que serão doadas, 15 serão instaladas no Parcão e 28, na Redenção.

CAMPANHA DO AGASALHO

Será lançada pela primeira-dama ClaudiaRigotto e pelo personagem H. Zálio, hoje, 17, às 14h30min, no Salão Negrinho do Pastoreio do Palácio Piratini.

PARE E PENSE

Estão abertas as inscrições para a terceira edição do Seminário Internacional Pare e Pense, evento promovido pela ONG Parceiros Voluntários que apresenta, em 2006, o tema \'O Futuro do Ser Humano é Ser Cada Vez Mais Humano?. O evento acontece no dia 29 de maio, das 8h30min às 13h, no Salão de Atos - Reitoria da UFRGS (Av. Paulo Gama, 110). A participação é gratuita e as inscrições podem ser feitas somente pelo site www.parceirosvoluntarios.org.br .

LANÇAMENTO

Acontece quinta, 18, às 19h o pré-lançamento do residencial Belle Vue, primeiro empreendimento com a assinatura da joint-venture Gafisa/Ivo Rizzo no Rio Grande do Sul.

LIVRO

O livro AS AVENTURAS DE JONAS, O INGÊNUO pode ser encontrado no Instituto Liberdade, www.il-rs.org.br , por R$26,00.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

FRASE DO DIA

FREQüENTEMENTE UM HOMEM APÁTICO PODE TORNAR-SE TERRÍVEL.

N. Bonaparte