Artigos Anteriores

AS AVENTURAS DE JONAS, O INGÊNUO - 1

ANO XIV - Nº 007/14 -

PELA VIA DA EDUCAÇÃO

Os brasileiros, de forma geral, desde sempre mostram resistências muito fortes, explicadas muito por questões culturais, para conhecer e, quem sabe, aderir às idéias e pensamentos liberais. Não havendo outra forma, que não pela via da educação e do ensino, para que sejam conhecidas e comparadas as vantagens derivadas do capitalismo, do liberalismo, sempre bombardeados embora jamais experimentados, me proponho a fazer isto sempre de maneira incansável.

EDUCAR NÃO É ALFABETIZAR

A propósito: quando o assunto é educação não se pode admitir que educar é alfabetizar. Este é o pré-requisito para que a sociedade possa ser bem educada. O importante é o que vem depois, ou seja, o processo que propõe o desenvolvimento do raciocínio lógico, do discernimento dos indivíduos. Há, pois, que separar a alfabetização do conhecimento.

LIVRO

Dentro desta lógica educacional sugiro, por exemplo, a leitura do livro de Ken Schoolland ? As Aventuras de Jonas, o Ingênuo ? Uma odisséia rumo ao conhecimento -. Gente, anotem aí: este é um livro que deveria ser lido por todos. Adultos, adolescentes e crianças. A obra recebeu duas vezes a medalha de honra George Washington, por comunicação pública e educação econômica, da Freedom Foundation, de Valley Forge.

NOVELA DE RÁDIO

Gostoso de ler, o livro - As Aventuras de Jonas, o Ingênuo - confirma tudo isto pelo fato de que as histórias, contadas em forma de aventuras, começaram como um seriado na rádio KHVH, do Havaí. Mas tarde foram produzidas como drama e irradiadas pela KABN e KCWA, no Alasca. E foi traduzido, em várias línguas, inclusive russo, holandês, norueguês, lituano, romeno e sérvio. Chega?

BOA OPORTUNIDADE

Como o Brasil é o país das novelas e das mini-séries, a maioria delas sem qualquer enredo sério, mas com garantia de grandes audiências, aí está uma boa oportunidade para que se faça uma série televisiva que possa melhorar o nível de educação do nosso povo. Leis de incentivo à cultura não faltam, o que garante recursos abundantes para financiar uma novela como ? As Aventuras de Jonas, o Ingênuo -, por exemplo.

CAPÍTULO

Como sugestão às redes de televisão, que funcionam por concessão governamental, e para tentar seduzir e promover mais entendimento sobre o grande perigo que está afligindo o nosso Brasil, via Eixo Latino-Americano liderado por Hugo Chávez, publico a partir de amanhã, um capítulo do livro, escolhido aleatoriamente, para que entendam a mensagem do autor.

PACTO PELO RIO GRANDE

Hoje, 15, às 19h30, no palco do Teatro Dante Barone, o deputado Fernando Záchia lança oficialmente o projeto Pacto pelo Rio Grande.

AULAS

As aulas da primeira etapa do projeto \"Brasil, Meu Negócio é Turismo\" em Porto Alegre iniciam hoje, 15, com um grupo de 143 alunos em cinco turmas. As aulas serão ministradas por orientadores locais, capacitados pela Fundação Roberto Marinho. O projeto visa qualificar os serviços turísticos na Capital, preparando a cidade para receber, de 29 de novembro a 2 de dezembro deste ano, o Fórum Mundial de Turismo. Em junho, novos alunos serão capacitados na segunda etapa do projeto.

COMCET

O Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia -O COMCET- realiza no próximo dia 17, quarta, a V Conferência Municipal de Ciência e Tecnologia, no auditório da AMRIGS (Av. Ipiranga, 5311 ? 3º andar), das 8h às 18h. A V Conferência é um evento bienal que objetiva reunir a comunidade porto-alegrense para debater e discutir as propostas de Ciência e Tecnologia, que orientem as políticas públicas para a cidade bem como eleger as instituições que vão compor o Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia ? COMCET - para o biênio seguinte. Informações : www.softsul.org.br e e-mail: comunicacao@softsul.org.br .

DEMOCRACIA LIBERAL

O Instituto Liberdade do Rio Grande do Sul (IL/RS) participa do Seminário Internacional sobre Democracia Liberal, em São Paulo, hoje e amanhã, representado pela sua Vice-Presidente Executiva, Margaret Tse e pelo membro do conselho, Márcio Coimbra. O encontro vai mostrar aos participantes a visão liberal de diversas personalidades políticas internacionais sobre as questões que envolvem a democracia nos dias atuais.

CORREÇÃO

O e-mail correto para informações sobre o seminário Agronegócio - Reflexões e Estratégias, promovido pela Comissão das Produtoras Rurais da Farsul é comissoes@farsul.org.br .

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

FRASE DO DIA

A MENTIRA PASSA, A VERDADE FICA.

N. Bonaparte