Artigos Anteriores

AS AVALIAÇÕES

ANO XIV - Nº 007/14 -

ATREVIMENTO

Sei, perfeitamente, que fazer comentários e/ou críticas sobre decisões (ou falta delas) tomadas por um governante que goza de 77% de aprovação de seu povo é assumir o risco de, no mínimo, ser visto como atrevido e inoportuno.

UFANISMO

Quando o grau de satisfação da sociedade atinge um nível assim, tão elevado, o ufanismo ganha força e provoca um terrível bloqueio dos nervos do cérebro (daqueles que possuem, obviamente). A consequência disso é a perda do discernimento de tudo que acontece no país.

ESTADO DE TORPOR

Este estado de torpor, infelizmente, faz com que muita gente perca o interesse por estudos sérios e importantes, cujo propósito é mostrar como o nosso país se situa em relação a todos os demais países do mundo considerado civilizado.

ALERTA

Pois, como brasileiro que não se deixou abater pela doença que impede o discernimento, sinto-me no dever de alertar, de todas as formas, sobre o que é preciso fazer para que o Brasil ocupe uma boa posição no mundo. Algo que, de fato, possa justificar a enorme aprovação que a nossa governanta adquiriu.

REVELAÇÃO IMPORTANTE

Vejam, por exemplo, o que revela a análise feita pela Penn World Table, banco de dados do Centro para Comparações Internacionais de Produção, Renda e Preços da Universidade da Pensilvânia, com indicadores econômicos de 189 países: O trabalho, no Brasil, não se tornou mais produtivo ao longo dos últimos 30 anos.

PRODUTIVIDADE EM QUEDA

Sem qualquer conotação ideológica, o estudo mostra que a produtividade do trabalho no Brasil, fator fundamental do crescimento econômico sustentado, caiu entre 1980 e 2008. De lá para cá, o indicador recuou na crise global, depois se recuperou rapidamente, mas parou de crescer a partir do segundo semestre de 2010.Em 1980, um trabalhador brasileiro produzia em média o equivalente a US$ 21 mil por ano. Em 2008, esse número havia caído para US$ 17,8 mil. Houve, portanto, queda de 15% no período, segundo informam os dados da Penn World Table.

SOMOS VÍTIMAS?

Os valores da Penn World Table sobre a produtividade do trabalho são todos convertidos para dólares de 2005, com paridade de poder de compra (PPP). Isso significa que a diferença de custo de vida entre os diferentes países é eliminada.Entre os 150 países da Penn World Table com dados completos de produtividade do trabalho entre 1980 e 2008, o Brasil está em 130º lugar, em termos de desempenho neste período. O Brasil só ganha de 21 países, sendo 11 da África (incluindo Costa do Marfim, Malawi, Somália, Camarões, Togo e Zimbábue). Atenção: todos os demais países africanos tiveram desempenho melhor do que o Brasil. Na América Latina, a evolução da produtividade do trabalho brasileiro nas últimas três décadas só não é pior do que a apresentada por Paraguai, Venezuela, Nicarágua e Haiti. Comparado a outras grandes economias emergentes, ou a países sul-americanos como Argentina e Chile, o Brasil tem o pior desempenho na produtividade do trabalho entre 1980 e 2008. Pergunto: tem sentido a bem avaliada presidenta Dilma afirmar que o nosso pobre Brasil é vítima de países mais competentes?

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • IGP-M
    O Índice Geral de Preços ? Mercado (IGP-M) registrou inflação de 0,50% na primeira prévia de abril, ante variação positiva de 0,23% no mesmo período do mês anterior, segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV). O indicador leva em conta o período entre 21 e 31 de março. No ano, o IGP-M acumula alta de 1,12% e, em 12 meses, alta de 3,29%.
  • CONFIANÇA
    A confiança do setor de comércio evoluiu no trimestre encerrado em março, embora ainda permaneça abaixo do nível alcançado no mesmo período do ano passado, de acordo com o Índice de Confiança do Comércio (ICOM), da FGV. A média do indicador no trimestre ficou em 124,6 pontos, 4,3% inferior à registrada no mesmo intervalo em 2011, de 130,2 pontos.
  • PAPELÃO ONDULADO
    As vendas internas de papelão ondulado cresceram 14,34% em março, na comparação com fevereiro, para 278,713 mil toneladas, segundo dados preliminares divulgados há pouco pela Associação Brasileira do Papelão Ondulado (ABPO). Frente ao registrado em março do ano passado, a alta nas expedições de chapas, placas e acessórios desse tipo de papel foi de 1,77%.
  • FÓRUM DE TI
    As inscrições para o 5º Fórum Internacional de TI Banrisul já estão abertas no site www.forumtibanrisul.com.br. O evento, com entrada gratuita, acontecerá nos dias 09 e 10 de maio, no Teatro do Bourbon Country (Rua Tulio de Rose, 80), em Porto Alegre. A edição deste ano abordará o tema: Mobilidade e Segurança: o Desafio da Convergência Digital.Durante os dois dias, especialistas nacionais e internacionais apresentarão painéis voltados às questões da tecnologia da informação e soluções inovadoras, além da abordagem sobre os novos desafios que surgem da convergência digital quanto à forma de uso e segurança da informação.

FRASE DO DIA

Uma pessoa para compreender tem de se transformar.

Antoine De Saint Exupery