Artigos Anteriores

AS ATITUDES DE FEIJÓ

ANO XIV - Nº 007/14 -

CHE

O meu assunto de hoje deveria discorrer sobre a excelente matéria publicada pela revista Veja, que está tratando da vida do guerrilheiro sanguinário Che Guevara. Mas, considerando a importância do Pacote Fiscal enviado pelo Governo do RS à Assembléia Legislativa, o qual precisa de comentários urgentes, deixo o assunto Che-Bandido para amanhã.

ATITUDES FIRMES

Depois de eleito, o vice-governador do RS, Paulo Afonso Feijó, por vários meses foi bastante criticado por grande parte da imprensa gaúcha. Muitas vezes, pelas suas atitudes firmes e intransigentes, teve até sua imagem usada por chargistas com motivos de desconsideração e chacota. Tudo porque Feijó se mostrava sempre aberto, claro, franco e sincero. Principalmente quando o assunto era aumento de impostos.

RETIRO

A impressão que foi passada à sociedade, pela imprensa, sugeria que todos adorariam que o RS tivesse uma carga maior de ICMS. Feijó, poucos meses depois de derrotada a tentativa de aumento dos impostos (final de 2006), percebendo a interpretação que estavam dando às suas atitudes se recolheu. Fez um retiro passando a dar menos entrevistas.

MUDOS

Muitos empresários, que precisavam apoiar Paulo Feijó com forte determinação e vigor, para tentar manter alguma competitividade, por incrível que pareça não o fizeram com firmeza. Talvez, por discordarem da forma muito dura com que Feijó atuava, ficaram mudos.

VILÃO

Os consumidores, por sua vez, que deveriam sair em passeatas prestigiando o vice-governador, para que pudessem vir a comprar mais produtos e serviços com menos impostos, também não atuaram. Passa uma idéia de que estariam mais satisfeitos caso Feijó tivesse sido derrotado. Incrível, não? Pois é. Este foi o papel que a imprensa conseguiu com suas reportagens: transformar Feijó em vilão.

MEU APOIO

Volto a afirmar que continuo apoiando e parabenizando a governadora Yeda Crusius pelos importantes esforços que vem fazendo para alguma recuperação deste falido Estado do RS. Porém, muito, mas muito antes de apoiar qualquer aumento de impostos, preciso ver esgotadas todas as formas possíveis e imaginárias de redução de custos do Estado do RS.

LOTAR O PLENÁRIO

Que sejam, em primeiro lugar, aprovadas todas as medidas que venham a desonerar dramática e radicalmente as contas públicas. Todas as formas, enfim, que permitam a volta do sentimento de orgulho de ser gaúcho. Do jeito que as coisas estão, de sã consciência ninguém pode ter tal sentimento. A não ser os privilegiados que nunca são ameaçados.

CONVOCAÇÃO

Se alguém ainda quiser ver o RS um pouco mais perto de ser um Estado bem sucedido, que siga os passos de Paulo Feijó. Caso contrário os protestos e reuniões contra o aumento da carga tributária continuarão a ser feitos só dentro dos gabinetes. E aí, como se sabe, não funciona. Precisamos, todos aqueles que não querem mais impostos, lotar o plenário da Assembléia. Eu vou.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • CONTRA
    Em um encontro de quase três horas com o secretário da Fazenda, Aod Cunha, os industriais gaúchos debateram o pacote de combate ao déficit do governo do Estado na noite de ontem, 3, na sede da FIERGS. Cerca de 140 diretores da entidade e dirigentes de sindicatos apresentaram as principais conseqüências econômicas e sociais do setor fabril caso o Piratini aumente os impostos e corte os incentivos fiscais. Segundo o presidente da Fiergs, Paulo Tigre, a questão principal não é simplesmente fortalecer a receita, e sim gastar menos. FLORENSE NA CASA COR RJ? Com o Restaurante, assinado pelo arquiteto Caco Borges, e a Sala de Jantar Gourmet, assinada pela arquiteta Ana Maria Índio da Costa, a Florense estará presente na Casa Cor Rio de Janeiro de 09/10 a 11/11.
  • NA CASA COR ES
    De 03/10 a 11/11 os móveis Florense poderão ser vistos na Casa Cor Espírito Santo nos ambientes: Cozinha e Quarto do Loft Dono do Haras e o Quarto do Loft do Rapaz.
  • NA CASA COR BSB
    Até o dia 28/10 a Florense estará na Casa Cor Brasília com o Terraço Gourmet.
  • ZAFFARI E BOURBON
    A Miss Brasil 2007, Natália Guimarães, vem a Porto Alegre nesta sexta-feira (5), no Dado Bier do Bourbon Shopping Country para promover o Espaço de Beleza Palmolive. Das 18h às 20h, a celebridade estará disponível para conversar com seus fãs, fazer fotos e dar autógrafos. Na ocasião, também serão revelados os nomes vencedores do \\\"Dia de Beleza\\\", concurso promovido pela Palmolive em conjunto com a rede Zaffari e Bourbon.
  • DIA DA CRIANÇA
    Se o consumidor estiver em dúvida sobre o presente ideal para os filhos, brinquedo é a melhor solução em qualquer faixa etária. O índice de 68,7% de preferência por esse item foi apontado por pesquisa realizada pela Rohde & Carvalho para a CDL de Porto Alegre, divulgada hoje, dia 3 de outubro. A segunda alternativa são os jogos de computador e videogame (36%), seguido de roupas (27,7%) e calçados (17,3%).

FRASE DO DIA

NÃO AJUDARÁS O ASSALARIADO SE ARRUINARES AQUELE QUE O PAGA.

A. Lincoln