Artigos Anteriores

APLAUDINDO A INSUFICIÊNCIA

ANO XIV - Nº 007/14 -

CARGA TRIBUTÁRIA MENOR

A aprovação da MP 255, precisa ser festejada. A chamada MP do Bem, tem conteúdo, justiça seja feita, para promover um razoável alívio na carga tributária de alguns setores. Principalmente das micro e pequenas empresas, onde os regozijos vão continuar por algum tempo. Isto mostra o quanto a situação era por demais grave, bastando qualquer coisa para já animar o setor produtivo.

A INFORMALIDADE INTACTA

Mas, passada esta euforia inicial, com certeza já estará sendo percebido que as medidas não serão tão suficientes assim para fazer aumentar o emprego. E a razão para tanto é simples: gente, em nada foi facilitada a problemática questão trabalhista. Assim, continua sendo impossível aumentar a empregabilidade, a qual continuará cheia de dificuldades, devido às contribuições exageradas existentes sobre as folhas de pessoal das empresas. Ou seja, se alguma vier a acontecer para o aumento da produção, só será pela ocupação mais efetiva da mão de obra informal, coisa que a construção civil, por exemplo, sabe muito bem como funciona.

O LEGÍTIMO ASSASSINO

O fato de Maradona ser um apaixonado por Fidel Castro, e também carregar uma tatuagem de Che Guevara, tudo isto só diz respeito a ele. Afinal, o gosto é dele e isto não se discute. Mas, o fato do ex-craque dizer ao seu maior ídolo, ao convidá-lo para participar de seu programa de TV , de que vai promover uma passeata contra Bush, o qual chamou de assassino, foi demais. Ora, até pode chamar alguém de assassino, mas na frente do maior de todos, o Fidel Castro, aí é coisa típica de um louco desvairado. Ou de drogado sem cura. Creio que a única coisa que pode explicar a atitude de Maradona, na última sexta feira, é que teve uma grande recaída. Precisa, certamente, de um forte tratamento de choque...

REVELAÇÕES PETISTAS

Francamente, não tenho condições de dizer se o PT recebeu ou não dinheiro de Cuba para a campanha presidencial de 2002. Aliás, os únicos que poderiam fazer tal afirmação seriam os próprios petistas. Pois não é que eles acabaram fazendo isto? E agora, os outros petistas, os contrariados, estão desesperados com a revelação estampada na Revista Veja. Vejam bem, a Veja foi só o veículo que publicou a informação dada por petistas. Que assinaram as declarações feitas como verdadeiras, o que até merece algum crédito pela riqueza de detalhes contidos nas revelações.

O PASSADO CONDENA

Se os informantes estão cheios de raiva, ou manifestando sentimento de vingança, é outra coisa. O que não se pode é condenar a revista. Tem coisas que, mesmo depois de apuradas e carecerem de provas, basta os indícios suficientes para condenar os envolvidos. É isto que está em jogo neste momento. Mas, uma coisa é certa: esta gente já provou que não é séria. Com o passado até agora apurado, tudo é possível e pode ter mesmo acontecido. E esta de dizer que Cuba não tem dinheiro é fria. Não tem para o povo cubano. Mas para suas estratégias políticas comunistas sempre deram jeito.

A IDEOLOGIA DO CALOTE

O Brasil fecha o mês de outubro com uma carga tributária de 37% do PIB, em ascensão, e uma taxa de investimento de 0,4% do mesmo PIB, em estagnação. Fantástico, não? A dívida consume algo com 3% do PIB, enquanto os gastos do governo ficam com 96,6%. Estas despesas é que se constituem no maior absurdos. Mas, tem gente que só critica o pagamento da dívida como se fosse aí o nosso problema. Como não se trata de mera burrice, sobra a ideologia do calote, sem qualquer solução para a economia.

PRÊMIO ABIMAQ

Os jornalistas têm até 05 de novembro para se inscreverem no IV Prêmio Abimaq de Jornalismo 2005, que homenageia as melhores reportagens sobre a indústria brasileira de bens de capital mecânicos com um total que pode exceder R$ 50 mil. Podem participar jornalistas que tenham seus trabalhos publicados no período de 1º de novembro de 2004 até 31 de outubro de 2005. As inscrições podem ser feitas pela Internet, através do site da entidade (www.abimaq.org.br)

RECITAIS ZAFFARI

A Cia. Zaffari promove de 29 de outubro a 15 de novembro, na Feira do Livro de Porto Alegre, os Recitais Zaffari. Serão 18 apresentações de grupos de músicos do Instituto de Cultura Musical da PUC/RS. O repertório, que vai do popular ao erudito, conta com a inclusão de canções italianas, em homenagem aos 130 anos da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul. Com aproximadamente 40 minutos de duração cada, os recitais acontecerão sempre às 18h, no stand do Zaffari, em frente ao Pavilhão de Autógrafos.

PALESTRA

A Bolsa de Mercadorias & Futuros (BM&F) convida para a palestra \"Perspectivas de Oferta e Demanda de Milho e de Soja ? Safra 2005/06\", a ser proferida por André Pessoa, da Agroconsult Consultoria e Marketing. O objetivo é avaliar o impacto das estimativas de intenção de plantio e da produtividade de milho e soja no abastecimento do mercado nacional, bem como a disponibilidade dessas mercadorias para exportação.Data: 10 de novembro de 2005, das 15:00 às 16:20 hs, no Auditório da BM&F, à Praça Antonio Prado, 48, 3º andar - São Paulo. Inscrições: Telefone (+11) 3119-2436 (Inês Ferreira) ou e-mail dma@bmf.com.br

AGÊNCIA

A partir de 1º de novembro a Guarida Imóveis contará com mais uma agência para atender seus clientes. Desta vez, será inaugurada a filial Iguatemi - localizada no térreo do Shopping.

PALESTRA

A Câmara Britânica de Comércio e Indústria no Brasil convida para o Almoço/palestra de Bill Beith, Sócio da BB&N Consultoria S/C Ltda. Tema: \"Cenários Brasileiros no Curto, Médio e Longo Prazo\". Dia 08 de novembro, no Hotel Tryp Porto Alegre, às 11:45

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

FRASE DO DIA

OS HOMENS MODELAM-SE PELAS CIRCUNSTÂNCIAS.

N.Bonaparte