Artigos Anteriores

APAIXONADOS PELO CAOS

ANO XIV - Nº 007/14 -

NEM MILAGRES RESOLVEM

Ao longo dos últimos 30 anos a situação financeira do RS só piorou. E até agora, ao que parece, a ficha ainda não caiu para os gaúchos. Sem a mínima vocação para enxergar ou evitar o abismo, chegamos a um ponto em que a situação é simplesmente inviável. O incrível é que isto ainda não se mostrou suficiente para abalar a cabeça dos gaúchos. A situação é tal que, se milagres ainda existissem, eles não poderiam ser praticados no RS.

PSICANÁLISE

Os gaúchos revelam, ao longo de muitos anos, um inexplicável prazer de permanecer no caos. Este amor, esta devoção fantástica pelo fracasso, a psicanálise certamente que traduziria como um notável espírito masoquista. E isto fica mais claro quando nos deparamos com fortes discussões para a existência de um Pacto pelo Rio Grande. No meio dos debates alguns absurdos acontecem para definir a vontade pelo desastre.

PAIXÃO

Vejam, como mais um exemplo desta paixão, o caso da CEEE ? empresa estatal de energia -, que foi uma das mais responsáveis por rombos fantásticos ao Tesouro do Estado. A empresa não teve aprovada, na Assembléia Legislativa, a desverticalização das atividades, que consiste em separar a geração, transmissão e a distribuição de energia.

PENALIZADA

Como o prazo dado pela ANEEL, não só para a CEEE, mas para todas as empresas brasileiras do setor de energia, se esgotou em 30 de junho, a estatal gaúcha será penalizada com razão. O descumprimento da medida pode custar R$ 40 milhões por ano aos cofres do RS, além de correr risco de perder a concessão. Aliás, isto seria o melhor de tudo, pois outras empresas poderiam prestar o serviço com vantagens.

ROMBO

O Pacto pelo Rio Grande, antes de tudo, é montar um orçamento que identifique receitas com despesas. Como as receitas só acontecem por impostos, os quais já estão muito além da possibilidade de serem pagos, as despesas é que precisam ser reduzidas. E justamente na hora em que discute o tal Pacto, por falta de interesse de alguns deputados a CEEE nos oferece um rombo de R$ 40 milhões. Pode?

FUNDO DO POÇO

Como é possível querer mais investimentos em geração e transmissão de energia se não contemplamos a possibilidade? Só há uma explicação, isenta de qualquer pontada de ironia: os gaúchos adoram mesmo é o fundo do poço. E quando ele está próximo é hora de cavar mais um pouco para que ele nunca seja alcançado. Viva.

CONVENÇÃO

A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do RS ? FCDL-RS e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Caxias do Sul, promovem nos dias 16, 17 e 18 de julho a 37ª Convenção Estadual Lojista. O evento acontece no Hotel Intercity, em Caxias. A expectativa é reunir mais de 600 lojistas durante os três dias de atividade.

BALANÇO

Amanhã, sexta-feira (07/07), a Aracruz divulgará os seus resultados financeiros do 2º trimestre de 2006. Às 13 horas haverá uma teleconferência para analistas de mercado com a participação de Isac Zagury, diretor financeiro da companhia. Mais informações sobre a teleconferência estão disponíveis no site da Aracruz: www.aracruz.com.br/ri.

FUSÕES

O número de fusões e aquisições nos primeiro semestre de 2006 registrou um crescimento de 35% na comparação com igual período do ano passado. O resultado faz parte do relatório Fusões e Aquisições no Brasil elaborado pela PricewaterhouseCoopers (PwC. Conforme o levantamento, o primeiro semestre do ano registrou 241 transações contra 178 no ano passado. Os negócios envolvendo empresas dos setores de alimentos e TI lideraram as operações.

AGERT

A Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (AGERT) realiza coletiva de imprensa para divulgar os resultados alcançados no Balanço Social da Radiodifusão gaúcha em 2005. O encontro ocorrerá na próxima quinta-feira, (13/07), às 10h, na sede da instituição, 2º andar (Rua Riachuelo, 1098, conj. 204).

COLIGAÇÃO

A coligação PSDB/PFL/PPS, mais os partidos PSC, PSL, PTdoB, PRTB, PHS, PAN, PRONA e PTC, acertaram a inclusão do Partido Liberal do RS na coligação que disputará as eleições 2006. A decisão foi anunciada ontem, em encontro na sede estadual do PSDB. Yeda Crusius agradeceu o apoio do PL e afirmou que todos estão juntos na luta para ajudar o RS a voltar a crescer.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

FRASE DO DIA

QUEM NÃO ENTENDE UM OLHAR, MUITO MENOS ENTENDERÁ UM LONGA EXPLICAÇÃO.

Provérbio Árabe.