Artigos Anteriores

ANUGA 2013 - 2

ANO XIV - Nº 007/14 -

INTERESSE DO LEITOR

Antes de tudo é preciso deixar claro que, ao cobrir um evento, como é o caso da ANUGA, cada comunicador normalmente procura escrever de acordo com a ótica que julga ser do real interesse de seu leitor habitual.

CONSUMIDORES

A minha intuição diz, portanto, que os assinantes do Ponto Crítico, por serem consumidores, querem saber se os supermercadistas (distribuidores) vão disponibilizar os produtos que estão sendo mostrados e oferecidos aqui na Feira de Anuga.

EXPOSITORES

Assim, ainda que praticamente todos os expositores da Anuga sejam do ramo industrial e/ou de intermediação, todo esforço que fazem aqui é no sentido de ver seus produtos disponibilizados nas gôndolas dos supermercados e lojas do ramo. É, portanto, nas redes de distribuição que, motivados pela publicidade, os consumidores entram em ação para aprovar ou reprovar tudo aquilo que é produzido.

SOBERANOS

Diga-se de passagem que os consumidores que frequentam os supermercados são formados: 1- por pessoas físicas, que buscam alimentos para preparar em casa; E, 2- por profissionais, que pilotam as panelas dos restaurantes e hoteis. Como decidem quais alimentos e especiarias estão dispostos a comprar, quanto maior a oferta de produtos alimentícios, mais se mostram estimulados a experimentar, preparar e apresentar seus próprios pratos.

COZINHA

Como os produtores fazem pesquisas de mercado a todo instante, e sabem, portanto, que a cozinha se transformou num dos espaços mais importantes das residências (e até em vários escritórios), não descuidam nem um pouco deste importante nicho, que vem crescendo de forma impressionante.

GLOBALIZADO

Considerando que o mercado está definitivamente globalizado, a culinária responde da mesma forma. Assim, da mesma maneira que os asiáticos estão consumindo pratos típicos europeus e americanos, por exemplo, o mesmo acontece no sentido oposto. Com um detalhe: cada um prepara o seu prato de acordo com o seu paladar.

ORGÂNICOS

Nas últimas edições da Anuga, assim como em outras feiras do gêneros, têm se mostrado crescente o número de expositores que produzem produtos ORGÂNICOS. Mas, por mais festejados que sejam, uma coisa é mais do que certa: não há produtos disponíveis, em escala suficiente, para consumo de massa. Como a produtividade é muito baixa, os preços desses produtos são muito mais caros, se comparados com os não ORGÂNICOS.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • NOVO SURTO
    No último domingo, a presidente Dilma voltou a surtar. Ao assistir o programa Fantástico, da TV Globo, canal de sua preferência para se informar sobre o que acontece no Brasil e no mundo, ficou sabendo que o Canadá também espionou o Brasil ou, mais precisamente, o Ministério de Minas e Energia. Pode?
  • LISTA DE PROBLEMAS
    O curioso, para não dizer lamentável, é que nada do que acontece no Brasil, fruto de seu péssimo governo, deixa a presidente aborrecida. Peguemos, por exemplo, a lista de problemas feita por 10 acadêmicos das melhores universidades brasileiras que escreveram -O Brasil em 2020-, e o que eles acham que é crítico: 1. Taxa de inflação elevada.2. Baixo nível de investimento.3. Indicadores educacionais insatisfatórios.4. Falta gestão. (quando é excesso de gestão e falta de administração)5. A alta proporção de pessoas pobres.6. As deficiências de estrutura. 7. A degradação do meio ambiente.
  • DIA DA CRIANÇA
    Em Porto Alegre, uma pesquisa encomendada pelo Sindilojas Porto Alegre e CDL Porto Alegre mostra que a movimentação no comércio para o Dia da Criança será grande. A estimativa de 2013 é de R$ 58 milhões em vendas. 97% dos entrevistados pretendem dar presente na data e cada criança deve ganhar, em média, três itens. O ticket médio desse ano é de R$ 109,00.
  • APOIO A NARCOTRAFICANTE
    O fugitivo da Justiça, Dési Bouterse, recebeu todo o apoio de Dilma para presidir a UNASUL bolivariana. Não é este o primeiro bandido apoiado pelo Brasil do PT. E Dilma ainda acha estranho e ruim ser espionada pelos EUA.

FRASE DO DIA

A leitura é para a inteligência o que é o exercício para o corpo.