Artigos Anteriores

ANUGA 2009 - ÚLTIMO

ANO XIV - Nº 007/14 -

ORGÂNICOS

A Anuga 2009 chegou ao fim deixando uma certeza: foi a maior feira das últimas décadas. Com a impressão de que a crise oportunizou esta forte reação. Antes de encerrar os comentários sobre a Anuga, não posso deixar de escrever sobre os produtos Bio, que também tiveram forte presença na Feira deste ano. Os 1.674 expositores, inclusive, tiveram direito a conferências e debates, uma inovação da Anuga este ano.

DIREITO DE TODOS

Aliás, na Alemanha é grande a força das mensagens favoráveis ao consumo de produtos orgânicos. No meu entender liberal, quem produz tem todo o direito de decidir o que mais lhe agrada, assim como o consumidor também tem o direito de decidir o que melhor lhe aprouver. Liberdade é para isto, certamente.

QUANTIDADE

O que não compreendo é a forma com que se coloca a importante discussão sobre os alimentos orgânicos. O que precisa ser dito, antes de tudo, é que os orgânicos nunca poderão ser produzidos em larga quantidade. Coisa suficiente para que poucos possam consumir estes produtos.

PRODUÇÃO E PREÇO

Pela limitação de produção, a consequência é o encarecimento dos produtos para o consumidor. Portanto, de nada adianta pregar a necessidade de consumir somente produtos orgânicos quando não há como produzi-los em escala, nem com preço capaz de estimular o consumo.

PAÍS PARCEIRO

Nesta Anuga, o país parceiro, ou convidado, foi a Turquia. Diante da grande diversidade e qualidade de seus alimentos e bebidas, assim como no bom nível de sua matéria prima e dos produtos semi-industrializados, o número de expositores da Turquia cresceu muito. Neste ano foram 190 expositores, ficando entre os países que mais expositores trouxeram para a feira.

ESPECIARIAS

Este setor é considerado pelos gourmets o mais importante da feira. Mostrando desde conservas, mostardas, molhos, temperos, frutas secas e alimentos dietéticos. Como os consumidores gostam de descobrir novos sabores, os produtos mostram uma diversidade muito grande. Neste particular, os produtos asiáticos são a grande tendência aqui na Alemanha, que aumentou em 9% a importação de 2008 para 2009. Os produtos a base de molho de soja e thai vendem muito bem por aqui.

DEGUSTAÇÃO IMPOSSÍVEL

Como é impossível parar em todos os 6.522 expositores, e muito menos ouvir e degustar tudo que é oferecido, uma coisa é mais do que evidente: se isto fosse possível, qualquer degustador teria ingerido algo como 30k de alimentos sólidos e 45 litros de bebidas, incluindo as alcoólicas, refrigerantes, sucos, águas, chás e cafés. Ufa.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • PGQP
    O Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP), criado em 15 de outubro de 1992, completa 17 anos. No total já foram capacitadas mais de 250 mil pessoas nos fundamentos da qualidade e multiplicado o uso das ferramentas de gestão em grandes, médias e pequenas organizações, por uma rede de 15 mil agentes, atuando voluntariamente. O Programa representa o Brasil na Sociedade Americana da Qualidade (American Society for Quality ? ASQ); na Rede Mundial da Qualidade, formada por 14 países das Américas, Europa e Ásia, desde 2005; na Academia Internacional da Qualidade (International Academy for Quality ? IAQ)e, em conjunto com a Fundação Nacional da Qualidade e como parceiro no Brasil da Fundação Iberoamericana para a Qualidade (Fundibeq), entidade que promove a gestão da Qualidade nas empresas e instituições da Ibero-América, Espanha e Portugal.
  • CALENDÁRIO
    O prefeito José Fogaça e o presidente da Câmara Municipal, Sebastião Melo, assinaram ontem, 15, o Projeto de Lei que institui o Calendário de Eventos e o Calendário Mensal de Atividades de Porto Alegre. A proposta objetiva criar mecanismos para atualização do Calendário, além de instituir um Comitê Gestor, que gerenciará esses Calendários.
  • DISQUE FAIXA
    O êxito da campanha do Novo Sinal de trânsito faz com que as faixas de segurança tornem-se um local sagrado para os pedestres. Por essa razão, é importante que a população ligue para o Disque Faixa (3289-4444) e informe os locais que necessitam de reforço na pintura. A ação tornará as faixas mais visíveis e, por consequência, o trânsito mais civilizado.
  • MEETING DE TECNOLOGIA
    João Paulo Castro, gerente técnico da Microsoft Sul, é o palestrante convidado para a edição de outubro do Meeting de Tecnologia da Federasul, que acontece na próxima terça, 20, das 12h às 14h. Ele falará sobre o tema: ?Produtividade e colaboração: visão de futuro da Microsoft?.

FRASE DO DIA

A FELICIDADE NÃO É UMA ESTAÇÃO DE CHEGADA, MAS UMA MANEIRA DE VIAJAR.

M.Runbeck