Artigos Anteriores

ANUGA 2005 - ALEMANHA

ANO XIV - Nº 007/14 -

BRASIL EXPORTADOR

A participação de empresas brasileiras em feiras no exterior tem crescido muito. Na Anuga 2005 o crescimento está em torno de 20% sobre a edição anterior, de 2003. A participação neste ano é de 125 empresas, de 14 Estados, expondo numa área de 2.560 m², quase o dobro do espaço usado na última exposição. Embora divididos por setores de alimentos gerais, aves, bebidas, bebidas quentes e carnes, o destaque maior é, indiscutivelmente, para o setor de carnes (com 36 expositores), seguido de bebidas quentes e café. O que já se vê com clareza é o comportamento dos expositores e observadores. Não são mais os deslumbrados de outrora. Hoje tem grande desenvoltura e agem como veteranos.

O BRASIL E O CHEF

Uma bela idéia de ter um restaurante brasileiro, numa feira de alimentos, foi muito aplaudida pelos resultados. E acabou se tornando um ponto de referência do Brasil na Anuga 2005. Convidado pelos organizadores para montar o Restaurante Brasil, o chef Laurent Suaudeau, francês que reside em São Paulo há muitos anos, aceitou a proposta, que tem deixado muita gente daqui com água na boca. Os cardápios que foram preparados para os cinco pratos apresentados, um a cada dia, contemplam as tradições multiculturais do Brasil, com generosas pitadas da originalidade e maestria do chef Laurent. É uma degustação refinada de produtos brasileiros que compõem a cozinha internacional, não se tratando, portanto, de pratos típicos. Quem convida, mediante uma pulseira de identificação, são os expositores brasileiros que oportunizam a maravilha aos seus clientes e potenciais compradores. Diariamente tem sido servidas entre 250 a 300 refeições. Um sucesso que deverá ser repetido, segundo Laurent, no SIAL de Paris em 2006. Um sucesso.

FOROS IMPORTANTES

A programação dos inúmeros encontros paralelos que foram preparados para a Anuga 2005 é fantástica. As apresentações são sempre rápidas, com duração de 15 a 30 minutos cada uma, para que tudo possa acontecer e para que não fiquem enfadonhas. E todas as instituições que se apresentam já divulgam antecipadamente seus websites e e-mails para que perguntas, respostas, informações e sugestões sejam apresentadas a qualquer tempo, inclusive após os eventos. E é exatamente nestes encontros que se vê como alguns países e empresas sabem fazer marketing de seus produtos. A Associação Federal de Comércio de Alimentos da Alemanha ? BLV-, por exemplo, está presente com vários foros.

FRESH FOOD WORLD

Um deles é o Fresh Food World, cujo tema deste ano é a viagem culinária ao redor do mundo. É sabido que, em todos os lugares do mundo, a globalização e a internacionalização também estão se introduzindo rapidamente nas cozinhas das casas. Conhecendo cada vez mais outras especialidades aumenta o interesse das pessoas por produtos exóticos. Assim, os restaurantes já vêm se adaptando a esta tendência com o lema Fusion Food, ou seja, a farta combinação das diferentes cozinhas de todas as nações, dando pitadas diferentes aos pratos. Os supermercados, por sua vez, precisam estar muito atentos às tendências, mostrando idéias e conceitos em torno das comidas e bebidas mundiais. E quanto às instalações e decorações nas lojas, buscando ajudar e encantar seus clientes, é sempre importante.

CENTRO DEDICADO

O Tema ?BIO-, na Anuga, é um capítulo à parte. O Ministério Federal Alemão para a Proteção do Consumidor, a Alimentação e a Agricultura ?BMVEL-, com a participação da Associação Internacional de Movimentos para a Agricultura Biológica ?IFOAM- montaram uma exibição especial, chamada Voll Bio. Com a pergunta: Um supermercado 100% Bio, ou toda a oferta Bio no supermercado? São algo como 2000 artigos de todos os segmentos para o comércio varejista da alimentação. Mas, de uma coisa todos estão convencidos: além de serem mais caros, a quantidade ofertada é menor do que a demanda global. Isto os defensores dos produtos Bio precisam saber: alimentos em grande quantidade, e preço mais baixo, para uma população mundial de 6 bilhões de pessoas, só com outros ingredientes.

ASIA INTERPRISE

Empresas asiáticas e européias promovem reuniões diárias sobre negócios e abastecimento. Ninguém mais ignora a presença constante e a força dos asiáticos no mundo dos negócios em todas as frentes. O comportamento adotado pelos brasileiros, nos últimos dias, contra os produtos asiáticos, mostra que não estamos no bom caminho. Aliás, a nossa dificuldade para comercializar é muito antiga e repleta de maus procedimentos. Ao invés de manter relações mais estreitas possíveis, tirando o maior proveito delas, adotamos o princípio da briga, da discussão e das barreiras. Isto acaba estimulando mais a concorrência contra nós além do boicote aos nossos produtos no mundo todo. Todos se juntam contra os brigões.

BRITCHAM ? RS

Felipe Ferreira Silva assume a presidência da Britcham ?Câmara Britânica de Comércio e Indústria no RS. A cerimônia de posse acontece no próximo dia 20 de outubro, às 19h, no British Club.

PIZZA HUT

Inaugura nesta sexta-feira (14/10), a partir das 18 horas, o novo restaurante da Pizza Hut, no bairro Ipanema, em P.Alegre. O local foi todo reformulado para seguir o novo conceito da empresa com um espaço mais moderno, que inova desde a ambientação e maneira de servir, até na variedade de bebidas e petiscos, que vão além das tradicionais pizzas.

TERRA VILLE

Para o lançamento da \\\"Fase 2\\\" do TERRA VILLE, uma área nova com 236 terrenos exclusivos será realizada sábado,15, a partir das 17h,uma grande festa, em uma estrutura montada no Centro Querência, situado junto ao empreendimento (Av. Juca Batista, 9622).

FEIRA DE HONG KONG

A comitiva de 40 empresários, executivos e políticos liderada pelo SIMECAN já está na China, com o objetivo principal de marcar uma forte presença na Hong Kong Electronics/Electronic Asia, que inicia hoje, quinta-feira. Pela primeira vez empresas brasileiras estarão expondo seus produtos e serviços neste evento, considerado o maior do mundo no segmento eletro-eletrônico. As empresas canoenses expositoras são a Full Gauge Controls e Urano Indústria de Balanças. Como visitantes, participam as empresas CEL Construções Elétricas, IBS Indústria de Balanças e Serviços, Mach Motor, Passo e SMC Produtos Eletrônicos. Evolução do projeto que já levou empresas à Feira de Hannover, na Alemanha, a missão conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Canoas, Sebrae/RS, Sedai, Fiergs e Abinee/RS.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

FRASE DO DIA

O MAIS DIFÍCIL É DECIDIR.

N. Bonaparte