Artigos Anteriores

ANUGA 2005 - ALEMANHA (2)

ANO XIV - Nº 007/14 -

ALL INVEST

Um programa de dia inteiro que me chamou muito a atenção, aqui na Anuga, foi o All Invest Sulamericano. Significa um programa promovido pela Comissão Européia em Bruxelas e o Eurocentro Córdoba na Argentina, que organizaram o encontro entre a delegação econômica sulamericana e empresários europeus do setor de alimentação. Foram convidados um total de 200 empresas da Argentina, Brasil, Chile, México, Uruguai, Equador, Peru, Venezuela e Bolívia, cujos representantes conversaram entre si e com empresários da Bélgica, Alemanha, Inglaterra Franca, Holanda, Itália e Espanha. Várias questões foram discutidas para buscar cooperação entre as empresas. Falaram de tudo. Inclusive de joint-ventures e troca de tecnologia.

EURO-CARIBE-FRUIT

Empresas caribenhas e européias, especializadas em comércio, manipulação, marketing e transporte de frutas e hortaliças frescas e elaboradas, assim como outros produtos alimentícios e de equipamento técnico, tiveram o seu foro de debates. Este tipo de Mesa Redonda precisa ser descoberto e praticado muitas vezes aí no Brasil. Além de mostrar as potencialidades, ajuda muito nos negócios. Nunca vi reuniões como esta no nosso país, como a que aconteceu aqui, onde os participantes compõem toda a cadeia produtiva. Desde o produtor ao distribuidor passando pela preparação, armazenagem e transporte logístico. Um show de bom exemplo.

DELICATESSEN

O mercado das delicatessens está caracterizado atualmente por uma procura de bem estar e prazer do paladar. Aqui na Anuga, também está se vendo a variedade técnica introduzida nos produtos. Os consumidores procuram por variedades e novos sabores.Podemos ver produtos enriquecidos com vitaminas e minerais.

PRODUTOS REFRIGERADOS

Os produtos frescos e refrigerados ganham destaque na feira. Numerosos expositores mostram os novos conceitos que querem seguir provendo um mercado mais dinâmico. Podemos ver desde saladas prontas, sucos recém espremidos, até comidas completas e muita massa fresca. O crescimento deste mercado chega a 10% em relação ao ano de 2004.

INOVAÇÕES

O público infantil é um alvo forte para as empresas que inovam trazendo Tortas Harry-Potter, que serão lançadas no mercado juntamente com o novo filme, vários chocolates e snack de cereais para tornar o café da manhã mais divertido e pedagógico.O setor de carne apresenta boas idéias, embutidos combinados com ketchup, embalados de uma forma a chamar a atenção das crianças.Para os gostos mais refinados, se pode ver um carpaccio feito com carne de crocodilo, para ser servido como aperitivo, mostardas com pedaços de uvas, sem aditivos, sal marinho com ervas e ostras, vinagres em sprays, suco de coco com energético, sucos frescos de diversos sabores com embalagem feita por um artista plástico que mostra a parte do corpo onde o efeito do suco atua.

GASTRONOMIA AO AR LIVRE

Com a proibição do fumo nos restaurantes em quase todo o mundo, a saída encontrada e que está se tornando uma nova tendência é usar cada vez mais os terraços. Com novas tecnologias empregadas para manter os ambientes agradavelmente aquecidos, os dias mais frios deixaram e ser o grande obstáculo para que esses locais pudessem ser melhor utilizados. Os fumantes que adoram cafés e cervejas, diante desta nova tendência, voltaram a freqüentar em massa estas casas mais atentas. Segundo os cálculos de alguns empresários do ramo, o aproveitamento das áreas abertas tem chegado a 300 dias em média por ano.

ENCERRAMENTO DA FEIRA

Como sempre, a participação numa feira como a de Anuga, é extremamente importante para o setor de alimentos conhecer o que os consumidores estão querendo. Isto foi bem mostrado aqui, assim como as tendências para o próximo período. Antes de voltar ao Brasil não posso perder a oportunidade de passar o final de semana visitando Berlim e Praga, que já estão na minha agenda há algum tempo. Na segunda-feira dou informações detalhadas de tudo que vi por lá.

INSTITUTO FEDERALISTA

Thomas Korontai - Presidente do Instituto Federalista- e Paulo Sato - Membro do Conselho Consultivo do Instituto Federalista, estarão nesta terça, 18, no 1° Ciclo de Palestras Federalistas do RS. Local:Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Porto Alegre, das 19h às 22h,com os temas: \"O Instituto Federalista e os Desafios do Futuro\" e \"Marketing Order\"- Como fazer o mercado sob medida e adequá-lo ao federalismo pleno.

TOP SER HUMANO 2005

A presidente da ONG Parceiros Voluntários, Maria Elena Pereira Johannpeter, é a eleita da ABRH-RS para receber o prêmio Personalidade Top Ser Humano 2005. Parabéns.

12ª CORRIDA PELA VIDA

Promovida pelo Instituto do Câncer Infantil do Rio Grande do Sul ? ICI/RS, e seus parceiros, teve sua data modificada para o dia 30 de outubro - (domingo) e não mais no dia 23, devido a realização do Referendo 2005 sobre o comércio de armas e munições que ocorrerá neste dia.

HORÁRIO DE VERÃO

Relógios devem ser adiantados em uma hora quando ponteiros chegarem à 0h deste domingo (16). O horário de verão segue até o dia 18 de fevereiro de 2006.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

FRASE DO DIA

HÁ TANTAS LEIS QUE NINGUÉM ESTÁ LIVRE DE SER ENFORCADO.

N. Bonaparte