Artigos Anteriores

ANTES DE HANNOVER

ANO XIV - Nº 007/14 -

PROTECIONISMO

O presidente Lula, com absoluta razão, vem gritando aos quatro cantos do mundo pregando que o protecionismo é um câncer que destrói os negócios internacionais e dificultam, portanto, a recuperação do tecido econômico mundial. Meus sinceros cumprimentos, presidente pela lucidez com que trata a matéria.

REFORMAS

No entanto, admitindo que esteja realmente convencido do que está dizendo, Lula já deveria ter se dado conta de que, ao não propor para o Brasil as inadiáveis reformas (previdenciária, trabalhista, tributária, fiscal e política) ele está praticando um protecionismo doentio que consta na lamentável Constituição de 1988.

OPORTUNIDADE

Quem teve olho clínico, e acreditou que as ações do banco Barclays, no dia 22 de janeiro, estavam com seus preços no fundo do poço, acertou em cheio. Até hoje, em pouco menos de três meses, a valorização foi de 322%. Aí está um grande exemplo de crise/oportunidade.

CUSTO EUROPEU

Não dá para comparar o preço dos produtos oferecidos nas lojas da Europa com os preços das mesmas coisas praticados aí no Brasil sem antes entender o poder de compra que cada moeda oferece.

COMMODITIES

O que tem preço fixado no mercado internacional são as commodities (matérias primas). A partir daí, tudo aquilo que é agregado para a formação do produto final (pronto para ser consumido), tem custos formados de acordo com a economia do local onde é produzido.

EURO

Na Europa, como a moeda é o euro, os preços dos valores agregados são formados, obviamente, em euros. E como o euro vale praticamente três vezes o valor do real, os turistas brasileiros precisam pagar 200% a mais em vários produtos, como, por exemplo, água, café, refrigerante, etc.

MOEDA

Portanto, não é a Europa que está cara. O valor da moeda frente às demais é que torna os preços elevados, comparativamente, pois em unidades monetárias as mercadorias e serviços praticamente se equivalem. Se para nós o cambio é três por um, para os americanos é só 30% mais caro, aproximadamente, pela cotação dólar/euro.

HANNOVER

Passo o fim de semana na magnífica Berlim, reconstruída depois da queda do Muro da Vergonha, há 20 anos. E, na próxima segunda, 20,estarei em Hannover, na abertura da feira. De lá comento o que vejo, converso e acredito. E faço alguns comentários sobre as razões que levaram a Alemanha a ser um país de primeiro mundo. Até lá.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • BALONISMO
    A Ultragaz, a Air Show Sports e a Prefeitura de Torres/RS abrem hoje, 17, às 15h, no Parque Municipal Odilo Webber Rodrigues, em Torres, o 21º Festival Internacional de Balonismo - o maior da América Latina. Serão cinco dias com oito provas e uma ampla e diversificada programação paralela. Veja a programação completa no site do evento - www.festivaldebalonismo.com.br.
  • INAUGURAÇÃO
    Dia 28/04, às 10h, acontece a inauguração do novo Parque Gráfico da Souza Cruz no Complexo Industrial de Cachoeirinha, no RS. O evento contará com a presença da governadora Yeda Crusius. Logo após a solenidade o presidente da Souza Cruz, Dante Letti, e a governadora do RS concederão entrevista coletiva para a imprensa.
  • PERSPECTIVAS RH 2009
    A Pesquisa Perspectivas RH, promovida pela Associação Brasileira de Recursos Humanos, seccional Rio Grande do Sul (ABRH-RS), alcança este ano a sua 34ª edição. As inscrições para a edição desse ano podem ser feitas gratuitamente no site da entidade (www.abrhrs.com.br) até o dia 20 de abril.
  • CENTRAL DE RELACIONAMENTO
    O Projeto Bilhetagem Eletrônica de P.Alegre - TRI - Transporte Integrado -, instalou uma central de relacionamento com o usuário na Rua Uruguai, 45 , totalmente equipada, oferecendo conforto, comodidade e praticidade às pessoas que lá passam.

FRASE DO DIA

SABER E NÃO FAZER AINDA É NÃO SABER.

Sabedoria Oriental