Artigos Anteriores

ANTES DE ADERIR

ANO XIV - Nº 007/14 -

A INTENÇÃO ERA OUTRA

Confesso que não tinha a menor intenção de voltar a escrever neste momento sobre o Foro de São Paulo. Nem tampouco sobre o presidente Lula. Há outros temas que gostaria de me debruçar neste momento até porque, dias atrás, dia 25 de maio, escrevi sobre o intocável Fôro de São Paulo, publicando a entrevista de Raul Reyes, líder guerrilheiro colombiano.

LÁ E AQUI

Na semana passada, porém, a notícia que esteve mais presente na mídia foi o fechamento da RCTV por parte do também sócio do tal Foro de São Paulo, Hugo Chávez, que provocou e ainda provoca inúmeras manifestações. Lá e em vários lugares do mundo por todos aqueles que não admitem ataques contra à liberdade de imprensa.

LULA PRESSIONADO

Mas, depois de ouvir o que Lula disse sobre Chávez, como é possível dar por encerrada a minha opinião sobre o Foro, o ditador e suas loucuras e ainda não escrever sobre a forma como Lula reagiu às declarações do louco venezuelano? Ora, pelo comportamento que Lula sempre teve para com Chávez, é lógico que ele se sentiu pressionado e não teve outra saída senão a de defender o Congresso Nacional. Assim, só restou fazer críticas ao seu dileto amigo Chávez. E, pelo visto, muito a contragosto.

MUDADO DE LADO

O perigo está no fato de que as declarações de Lula, embora tímidas, ainda assim conseguiram fazer com que alguns oposicionistas começassem a imaginar que o nosso presidente teria, enfim, mudado de lado. E que teria, Lula, decidido romper com o grande amigo, assim considerado pelas trocas de recentes de cumprimentos e afagos.

GRAU DE COMPANHEIRISMO

Quem acredita que Lula mudou, além de ter ficado completamente desmemoriado, ainda foi brutalmente cooptado. Lula, que é dirigente do Foro de São Paulo e nunca pediu para sair dele, pode ter combinado a sua reação com o próprio Chávez para não ficar mal na foto. Mas, considerando o grau de companheirismo, é óbvio que ele deve ter gostado muito da atitude do dileto amigo e companheiro.

LULA FEZ E DISSE

Embora todos tenham o direito de entender que sou eu o errado, ou exagerado, e que Lula é o amigo e o convertido, peço que antes de fechar questão atentem para o que Lula fez e disse há pouco tempo atrás, como bem descrito pelo escritor Percival Puggina, no seu site: www.puggina.org, que diz o seguinte:

PROVIDÊNCIAS DE LULA

-

1-

Foi Lula que, eleito aqui, furou uma greve dos petroleiros de lá enviando combustíveis para Chávez.

2-

Foi Lula que atraiu a Venezuela chavista para o Mercosul.

3-

Foi Lula que, a despeito de todos os conflitos que o venezuelano vem gerando enquanto se arma até os dentes, mandou o Brasil votar a favor de uma cadeira para o ditador no Conselho de Segurança da ONU.

4-

Foi Lula que reprovou a imprensa venezuelana quando ela ainda se arriscava a criticar Chávez.

5-

Foi Lula que viajou para a Venezuela onde, intervindo em assuntos internos de outra nação, transformou a inauguração de uma ponte (financiada, aliás, com recursos nossos) em inusitado comício binacional de apoio à reeleição de Chávez.

6-

Foi Lula que, na contramão desse gesto sem paralelo nem analogia na história republicana, ouvido sobre o deslavado fechamento da RCTV saiu pela tangente dizendo tratar-se de assunto dos venezuelanos.

7-

E é de Lula, por fim, a frase inaudita, que nenhum outro chefe de estado fora do ensandecido Foro de São Paulo, seria capaz de endossar: -Na Venezuela tem democracia até demais -. TIREM, A PARTIR DAÍ, SUAS CONCLUSÕES!!!

ENCONTRO

O Grupo Gerdau está participando do I Encontro Municipal de Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes na Cidade de Porto Alegre. O evento ocorre amanhã, 5 de junho, na sede estadual do Ministério Público. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo telefones (51) 3289-7026 ou (51) 3212-7458. O objetivo é propor ações efetivas para combater esse grave problema social.

NOVO CLASSE C

Será amanhã, na Savarauto, o pré-lançamento do novo Mercedes-Benz Classe C, no RS. A Savarauto apresentará dois veículos dessa nova linha, às 19h30, no showroom da concessionária (Avenida Nilo Peçanha, 2000 ? Porto Alegre)

ITENS ORGÂNICOS

Aumentar a produção e a comercialização de itens orgânicos é uma das propostas de sustentabilidade adotadas pelo Wal-Mart no Brasil.O consumo de produtos orgânicos é apontado pelos ambientalistas como uma das medidas que podem ser adotadas em favor do meio ambiente ? que tem seu dia comemorado oficialmente nesta terça (5), em todo o mundo. Além de ser mais saudável para o organismo humano, esse tipo de produto também causa menos agressões ao solo e a outras espécies vegetais durante seu cultivo, já que dispensa o uso de fertilizantes químicos e agrotóxicos.

PREMIAÇÃO

No Dia dos Namorados, a rede Bourbon premia as 12 melhores respostas para a pergunta: \\\"Por que você merece passar um final de semana num refúgio ecológico com o seu amor?\\\". Os ganhadores podem escolher entre as pousadas ecológicas Pousada do Engenho, em São Francisco de Paula, ou Parador Casa da Montanha Eco Village, nos Aparados da Serra, para curtir um fim de semana romântico. Os shoppings participantes da promoção são o Bourbon Shopping Assis Brasil, Ipiranga, Country, Canoas, São Leopoldo e Bourbon NovoShopping, em Novo Hamburgo. Os cupons podem ser retirados gratuitamente nas lojas dos shoppings e nos quiosques específicos da campanha. A promoção segue até o dia 12 de junho.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

FRASE DO DIA

COPIAR O BOM É MELHOR DO QUE INVENTAR O RUIM.

Armando Nogueira