Artigos Anteriores

ANALISANDO AS PESQUISAS

ANO XIV - Nº 007/14 -

TODOS OS SEGMENTOS

Pelo que revelam as pesquisas que apuraram o alto índice de aprovação do governo Dilma, assim como de sua altíssima popularidade, o grau de satisfação está bem espalhado. Ou seja, quem garante isso são todos os segmentos da sociedade brasileira.

HONESTIDADE

Segundo informam os números tabulados, o alto grau, linear, de satisfação em todas as classes sociais tem as seguintes explicações: 1- A presidenta Dilma carrega a imagem de uma mulher honesta. Diante da corrupção que se espalha por todo o ambiente político-governamental, a honestidade passou a ser uma virtude e não mais uma obrigação.

ALICERCE ECONÔMICO

2- Nas classes das pessoas mais esclarecidas o que mais está pesando positivamente é o fato de Lula e Dilma continuarem fiéis ao Plano Real, ao Câmbio Flutuante, ao Regime de Metas de Inflação e à Lei de Responsabilidade Fiscal, alicerces que ainda sustentam a nossa economia.

ASSISTENCIALISMO

3- Já nas classes de menor renda, o que falou mais alto na aprovação do governo Dilma foi o assistencialismo. A satisfação demonstrada com a fantástica distribuição de sacolas, de todas as cores e tamanhos, é algo simplesmente impressionante.

DECISÕES FUNDAMENTAIS

Estas atitudes e/ou decisões vem se mostrando como fundamentais para a obtenção da aprovação. O sucesso obtido com a estratégia adotada pelo governo fica mais evidente quando se vê a total tolerância quanto ao enorme desperdício do dinheiro público. Mais: a ausência de manifestações públicas quanto aos terríveis atos de corrupção.

PROER

Pois é, gente. Quem conhece as respostas de Guido Mantega, às perguntas feitas pela página de opinião da Folha de S. Paulo, em 5 de abril de 1997, fica arrepiado. Quando indagado sobre o Proer, o então professor de economia da FGV, Guido Mantega, respondeu, categórica e enfaticamente, que o importante Programa deveria ser extinto. Lembram disso?

METAS DE INFLAÇÃO

Em 19 de junho de 1999, quando lhe perguntaram se o Regime de Metas de Inflação é hoje o mais adequado à economia brasileira, Mantega, doutor pela USP, respondeu: NÃO!. E emendou: - Esse regime tem potencial destrutivo menor que o da sobrevalorização, mas é uma estratégia tosca e inadequada para ancorar a política econômica. Que tal?Já em 18 de novembro de 1997, no auge da crise asiática, o profeta Mantega escreveu, também na Folha, o seguinte: - A elevação da taxa de juros pode ser trágica numa economia em dificuldades e pode desencadear uma quebradeira generalizada. Maravilha, não? Fez tudo ao contrário, felizmente.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • ENDIVIDAMENTO E INADIMPLÊNCIA
    O percentual de famílias endividadas no RS atingiu 68,5% em janeiro deste ano, levemente acima dos 67,6% registrados em janeiro de 2011. Já, o percentual de famílias inadimplentes passou de 22,3% em janeiro de 2011 para 24,2% em janeiro deste ano.
  • FÓRUM DA COMPLICAÇÃO
    Cerca de 200 mil pessoas que dependem do transporte coletivo enfrentaram grandes dificuldades de deslocamento no centro de Porto Alegre, devido à passeata do Fórum Social Temático, que percorreu as principais vias da região.De acordo com o Sistema Transportador Sul (STS), consórcio privado que possui a maior frota de ônibus da Capital atendendo 60 bairros da zona sul, cerca de 400 ônibus tiveram seus tempos de viagem alterados, com média de atraso de 1h30min. O descontentamento dos passageiros refletiu na ouvidoria do STS que teve aumento nas reclamações de 75%. Que tal?
  • MERCOSUL?
    O governo argentino publicou no Diário Oficial do país a regulamentação da norma que aumenta a burocracia de todas as importações do país a partir de 1º de fevereiro. Na prática, a norma equivale à aplicação de licenças não automáticas para todas as compras externas do país. A Resolução 3.252, denominada Janela Única Eletrônica, fixa um prazo de dez dias para aprovar as solicitações das importações.
  • CONFIANÇA EUROPÉIA
    O índice de confiança do consumidor da França subiu de 80, em dezembro, para 81, em janeiro, segundo a agência Insee.Na Itália, o índice permaneceu em 91,6 entre os dois meses, o menor nível em 16 anos, informou a Istat.

FRASE DO DIA

Você não pode confiar em seus olhos quando sua imaginação está fora de foco.

Mark Twain