Artigos Anteriores

ANALISANDO AS PESQUISAS ELEITORAIS

ANO XIV - Nº 007/14 -

AS EXPLICAÇÕES

O que mais aprecio quando são mostradas as pesquisas eleitorais é a explicação dos pesquisados. Para aqueles que não tem bons números, caso deixem de criticar o instituto que fez a pesquisa afirmam que só agora é que entraram mesmo para valer na campanha. Já quem está de bem com a vida o sorriso quando alguma coisa lhe e perguntado diz tudo.

ELEITOR MALUCO

Já a posição dos eleitores escolhidos pelos pesquisadores é mais preocupante. Por falta de convicção, num momento estão com um candidato e duas semanas depois já então prontos para votar em outro. Isto mostra o quanto o eleitor está maluco. Eu já me defini por um dos candidatos e só vou mudar o meu voto caso ele não fique para o segundo turno.

NÃO ARRISCO

Como disse há poucos dias atrás, voto em Alckmin. E se por ventura ele não for para o segundo turno o meu voto vai para Lula. Simplesmente porque dentre todos os candidatos que se tem notícia, as coisas só podem piorar se um deles ganhar. Por isto não arrisco. É Alckmin ou Lula.

TERCEIRA VIA

O governador Rigotto acredita que pode vencer, caso seja ele o candidato do PMDB, por ser a terceira via. Tal qual aconteceu no RS quando disputou a eleição em 2002. Ainda não sei o que disse sobre sua colocação nas pesquisas. Penso que ele está completamente equivocado, tanto pelos números quanto pela forma. Até 2002 Rigotto nunca havia estado no Executivo. Não havia, portanto, um parâmetro. Depois de seu governo, dificilmente conseguirá dizer que é mesmo uma terceira via. É terceiro mundista.

O PARÂMETRO DA INICIATIVA PRIVADA

As PPPs ainda não decolaram no país. A maior razão para este imobilismo, entre tantas, é a falta de um marco regulatório. Sem regras claras a iniciativa privada vai continuar aguardando. No RS, no entanto, a coisa é e será pior do que em outros lugares. Além dos problemas comuns, o ódio estampado na face dos costumeiros manifestantes evidencia a má vontade deles para com a iniciativa privada.

AS RAZÕES

Pegue-se, como caso mais exemplar, as concessões de estradas no RS. Os manifestantes adoram pagar IPVA, cuja arrecadação não faz nem mantém estradas e é o mais caro do país. E os pedágios, que são muito mais eficientes, além de prestarem serviços de auxílio mecânico e as vitimas, é considerado coisa do demônio. O que custa pouco é insuportável e querem derrubar... O que custo muito não tem qualquer resistência. Viram? Pois é. Isto explica com folga porque não decolam as PPPs no RS. Alguém duvida?

TAP

Passageiros da TAP podem viajar pela Europa com o passe da Star Alliance. Com ele, os passageiros podem viajar dentro da Europa pelas empresas parceiras com mais facilidades e tarifas mais baratas. O Passe é mais econômico porque, além de permitir o parcelamento de toda a viagem, tem a tarifa baseada na milhagem total percorrida, e não nas tabelas comuns.Para planejar a viagem para a Europa, depois de escolher entre os 41 países, o passageiro decide o número de paradas que deseja realizar. Informações: www.flytap.com

MEETING DE TECNOLOGIA

Terça, dia 21, a partir das 12h15, o Sindicato das Empresas de Informática do Estado (Seprorgs) promove o Meeting de Tecnologia junto com a Federasul. Neste encontro, o palestrante será o Secretário Municipal da Fazenda, Cristiano Tatsch, que fará uma explanação sobre \"A presença do setor de TI nas finanças municipais\". O evento acontece no Palácio do Comércio (Largo Visconde de Cairu, 17 - Porto Alegre).

FESTIVAL MUNDIAL DE PUBLICIDADE

A 2ª Edição Extra do Festival Mundial da Publicidade de Gramado, promovido pela Associação Latino-americana de Agências de Publicidade (ALAP), será lançada na próxima terça(21), às 11 horas, na sala de recepção do prédio 41 da PUCRS. O lançamento ocorre durante a 4ª edição do Fórum Mundial de Comunicação Social, que se estende ao longo dia na universidade.

SEMANA DE PORTO ALEGRE

A partir de amanhã, 18, até o dia 26 de março, estarão expostas fotos alusivas aos 70 anos do Parque Farroupilha (Redenção), no andar térreo do Shopping Total, junto à escada rolante. As 20 fotos resgatam a história do parque, bem como a cultura arquitetônica e urbanística dadécada de 30.A exposição está inserida na 47ª Semana de Porto Alegre.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

FRASE DO DIA

COMECE, SIMPLESMENTE DE ONDE VOCÊ ESTÁ. INEXISTEM PONTOS DE PARTIDA.

August Wilson