Artigos Anteriores

AINDA O TÍTULO HONORIS CAUSA

ANO XIV - Nº 007/14 -

HONORIS CAUSA

Ainda fortemente impressionado com a escolha feita pela Universidade de Salamanca, de entregar o título de -Doutor Honoris Causa- ao ex-presidente Lula, por tudo que o petista fez pela Educação no Brasil, por questão de justiça resolvi enviar alguns esclarecimentos ao reitor da importante universidade espanhola, Daniel Hernández Ruipérez, antes que cometa o equívoco.

IGNORÂNCIA MÁXIMA

É necessário que todas as Universidades do mundo todo saibam que nenhum governo brasileiro deu alguma importância à Educação, Saúde e Segurança. Entretanto, como o assunto é a Educação, aí o PT de Lula e Dilma foram mais além: estabeleceram um Programa que visa a Ignorância máxima.

LEI DE DIRETRIZES E BASES

Saiba, meu caro senhor reitor Daniel Ruipérez, que de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, todos os docentes de ensino fundamental e médio deveriam ter diploma de ensino superior em pedagogia ou uma licenciatura para estar em sala de aula. Para seu governo, o Brasil sequer conseguiu superar o déficit de formação do professorado.

PRIMEIRO PASSO

Ora, sem número suficiente de professores formados adequadamente, inúmeros profissionais que não possuem diploma de ensino superior estão dando aulas em escolas de ensino fundamental do país. Todo mundo sabe que para valorizar a profissão e melhorar a formação dos professores este é o primeiro passo para alcançar resultados educacionais efetivos.

CENSO ESCOLAR

Em 2013, caro Reitor da Universidade de Salamanca, segundo dados fornecidos pelo Censo Escolar, 21,5% dos professores brasileiros que davam aulas nos anos finais do ensino fundamental (6° ao 9° ano) não fizeram ensino superior. Dos profissionais em sala de aula nessa fase de ensino, 35,4% não são habilitados para dar aula - ou seja, não fizeram licenciatura. Que tal?

AVALIAÇÃO

Veja, caro reitor Ruipérez, a avaliação que faz a pesquisadora Bertha do Valle, da Universidade do Rio de Janeiro: - Os dados referentes ao desempenho de nossos estudantes em todas as etapas de ensino são decepcionantes. Esse é o reflexo da qualidade da educação que lhes é oferecida.

NÃO SABIA

Não sei se é de seu interesse, meu caro reitor, saber o que realmente acontece com a Educação do nosso pobre Brasil. Também não sei se estas informações chegarão a tempo de serem lidas antes que cometam o equívoco de entregar o título Honoris Causa ao ex-presidente Lula. De qualquer forma, para que não venha a dizer que NÃO SABIA, termo usado frequentemente por Lula, tomei a decisão de informá-lo.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • LIVRO
    Aqueles que tem interesse em conhecer com profundidade o grau de deterioração das finanças do Estado do RS, basta que adquiram o livro do Pensador e economista Darcy Francisco dos Santos: O RS tem Saída? Se o leitor mora no RS, sugiro que faça as malas e comece a ler no aeroporto.
  • ACADEMIA
    Amanhã, 24, às 18 horas, no Palácio do Ministério Público Estadual do RS (Praça Marechal Deodoro, 110), ocorrerá a cerimônia de posse do Pensador, Percival Puggina, na Cadeira nº 7 da Academia Rio-Grandense de Letras. Parabéns, Puggina. Fico feliz pelo reconhecimento.
  • MENOR NÍVEL
    Na Europa, foi divulgado que o déficit orçamentário da zona do euro caiu, de 3,7% em 2012, para 3% do PIB em 2013. Trata-se do menor nível desde 2008.
  • PENSE IMÓVEIS
    Nos dias 26 e 27 de abril, acontece no Bourbon Shopping Wallig o Salão Pense Imóveis. Durante o evento, o público poderá conferir mais de mil imóveis com ofertas especiais, além de praças de negociações com ambientação alusiva a detalhes de zonas de Porto Alegre e Região Metropolitana. A ação, que acontece pela segunda vez no shopping, será realizada no estacionamento do 4º piso, no sábado (26), das 10h às 22h, e no domingo (27), das 10h às 20h.

FRASE DO DIA

A ignorância é um direito de todos, que a maioria dos brasileiros faz questão de exercer.