Artigos Anteriores

AGUARDANDO AS QUARTAS DE FINAL

ANO XIV - Nº 007/14 -

TRÉGUA

Encerrada, ontem, a etapa das oitavas de final da Copa do Mundo, tudo é preparação para os jogos das quartas de final, que acontecem a partir desta 6ªfeira. Esta trégua futebolística mundial permite um maior enfoque às eleições 2006, que passam a compor e disputar os nossos noticiários.

CANDIDATOS DEFINIDOS

As definições dos candidatos que vão disputar os governos estaduais e a presidência da República estão praticamente concluídas. Como estamos a poucos dias do início oficial do processo eleitoral, as ruas passarão a ser palcos das propagandas dos candidatos. E, pelo que se sabe, a Lei Eleitoral sequer previu os gastos e as arrecadações durante o período pré-eleitoral.

PROPOSTAS DEFINIDAS

Enfim, a partir daí as pesquisas poderão identificar projeções bem mais confiáveis, sob o ponto de vista das intenções de voto. Os discursos e propostas apresentadas levarão os eleitores a terem mais subsídios para responder as perguntas dos pesquisadores. Na esfera federal, ou Lula confirma a sua enorme preferência, e o processo eleitoral se encerra antes do pleito, ou Alckmin sai definitivamente do marasmo e vai mais confiante para um segundo turno, como espero.

TRAGADOS PELA ONDA POPULISTA

Como ando muito receoso, e convencido de que estamos sendo tragados por uma onda populista incontrolável, que não é surda, todos os avisos são poucos. A amizade de Lula não se desfez assim como não haverá qualquer traição sua aos princípios acordados com Hugo Chávez, Evo Morales e Nestor Kirchner.

DILETO APOIADOR

E um segundo mandato pretendido por Lula e pelo PT será usado para exercitar mais ainda a sua vontade, nunca negada, de que o Brasil venha a fazer parte definitiva do Grande Estado Bolivariano. Com a liderança de seu dileto apoiador, Hugo Chávez, que já disse alto e bom som que fará de tudo para que Lula seja reeleito.

PACTO PELO RIO GRANDE

Hoje pela manhã, o deputado Cézar Busatto me concedeu uma longa entrevista, que irá ao ar no meu programa de TV, pelo Canal 20 da NetSul, na próxima segunda feira. O assunto foi o Pacto Pelo Rio Grande do qual Busatto é o coordenador. A impressão deixada, que poderá ser atestada pelos telespectadores, é muito boa. Quem sabe está aí uma forma de passar a acreditar novamente no RS. Até o final de julho todos saberão como se integrar e cobrar os compromissos assumidos.

CAIXA RS

Com a finalização de mais uma etapa de investimentos no RS, a CaixaRS Fomento Econômico e Social contabiliza, apenas para o setor público, mais de R$ 203 milhões para projetos de infra-estrutura urbana e saneamento, incluindo a contrapartida dos municípios (que varia de 10% a 25% do valor total). Os recursos, de 2003 a 2006, alcançaram 237 municípios. São obras que vão desde a pavimentação e drenagem de ruas, iluminação pública, até a conclusão de postos de saúde e a construção de pontes e de estações de tratamento de água e esgoto. De acordo com o presidente da CaixaRS, Dagoberto Lima Godoy, financiar projetos das prefeituras gaúchas é contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos gaúchos, principalmente através de projetos que favoreçam as populações menos desenvolvidas.

CONVENÇÃO

A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul ? FCDL-RS e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Caxias do Sul, promovem nos dias 16, 17 e 18 de julho a 37ª Convenção Estadual Lojista. O evento acontece no Hotel Intercity, em Caxias. O tema deste ano: Conquistar e Vender Sem Medo da Globalização.

REDUÇÃO DE IMPOSTOS

Por unanimidade, a Assembléia Legislativa do RS aprovou ontem o projeto de lei do governo do Estado que reduz de 17% para 12% as alíquotas de ICMS das operações internas com basalto e elevadores. A medida visa a incentivar a produção gaúcha e a ampliar a competitividade tributária frente a outros Estados.

MAIS CAPACIDADE

Investimentos de US$ 1,5 bilhão na usina de Ouro Branco ampliam capacidade do Grupo Gerdau de 19 milhões de toneladas de aço para 20,5 milhões de toneladas por ano.

EU NÃO DISSE?

O senador Cristovam Buarque (DF), candidato do PDT à Presidência da República, disse que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva corre o risco de seguir o mesmo caminho de outros presidentes latino-americanos e atropelaras instituições democráticas num eventual segundo mandato. Para o candidato, Lula pode atropelar o poder legislativo apelando para plebiscitos ou mesmo para a dissolução do Congresso. \"Temos um chavismo, sim\", disse Buarque, numareferência ao presidente venezuelano Hugo Chávez. Estão vendo?

VERDE

Amanhã, 29, inicia mais uma edição do projeto Cubra o Mundo de Verde, da Aracruz Celulose. O programa, que completa 25 anos este ano, pretende distribuir, até o dia 9 de julho, 100 mil mudas de 20 diferentes espécies de árvores nativas e folhagens. A ação ocorrerá em um estande localizado no Shopping Iguatemi e cada pessoa poderá escolher até três mudas para levar pra casa. >

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

FRASE DO DIA

A VERDADE É FILHA DO TEMPO, NÃO DA AUTORIDADE.

Francis Bacon