Artigos Anteriores

AGUARDANDO A DECISÃO DO ANO

ANO XIV - Nº 007/14 -

BLOCO DOS ATRASADOS

As atitudes que vem sendo tomadas pelo governo Dilma, no seu dia a dia, não deixam a menor dúvida que o Brasil deve acompanhar as decisões tomadas nas reuniões da Unasul, bloco político/econômico tido e havido como mais atrasado do universo.

MATRIZ DO SUB-DESENVOLVIMENTO

Os sensatos sabem bem que, pela vontade expressada pelos seus líderes bolivarianos, os países que formam a Unasul não podem nem devem trilhar a rota do desenvolvimento. Para evitar que algum país se desgarre do comboio, a ordem é que todos coloquem no alto de seus mastros a velha bandeira que identifica a Matriz Econômica do subdesenvolvimento.

VENTO DA DESCONFIANÇA

Pois, se Dilma nunca escondeu que o propósito de seu governo era de colocar a embarcação BRASIL na rota que leva aos bancos de areia, agora já conta, também, com o vento da desconfiança, que passou a soprar para levar o barco econômico a encalhar de vez.

ATÉ QUARTA-FEIRA

Como se isso não bastasse para provocar uma debandada geral de investidores que ainda tinham alguma esperança no Brasil, muitos resolveram aguardar até a próxima quarta-feira. Querem saber se ainda é possível que reste um pingo de vergonha à bordo da enorme embarcação neo-bolivariana.

DESTINO E VOCAÇÃO

Os brasileiros de BEM, assim como os investidores de todas as nacionalidades, estão apreensivos. Todos estão na expectativa do voto do ministro do STF, Celso de Mello, que ficou com a tarefa de dizer qual o destino e a vocação do Brasil.

ESPECULAÇÃO

Usando o meu direito de especular, no meu entendimento, mesmo levando em conta que Celso de Mello se decida de acordo com a vontade do povo brasileiro, não vejo como possível que algum investidor sensato se interesse em colocar dinheiro no nosso país.

ABISMO

Entretanto, caso Celso de Mello resolva mostrar que a sua consciência é suja, ou seja, que tem enorme consideração com criminosos, aí o Brasil terá dado um passo firme em direção ao abismo. Será a felicidade dos neo-comunistas que se deliciam com o caos.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • FOCUS
    Segundo informa o boletim Focus de hoje, a expansão nas estimativas do PIB para este ano, subiram de 2,35% para 2,4%. Já para 2014 a estimativa diminuiu de 2,28% para 2,22%. Para o IPCA, a estimativa para este ano se manteve em 5,82% e, para 2014, subiu de 5,85% para 5,90%.
  • EUA
    As vendas no varejo decepcionaram nos EUA e subiram apenas 0,2% em agosto, abaixo da previsão de alta de 0,5%. Já o PPI, que mede a inflação ao produtor, avançou 0,3% no mês passado, ante previsão de 0,2%.
  • COMBUSTÍVEIS
    O aumento no preço da gasolina deve ser concedido pelo governo federal até 21 de outubro, segundo consta no Estadão de hoje. A notícia informa que parte importante da equipe econômica é favorável que o reajuste seja de cerca de 8% nas refinarias.
  • DEFASAGEM
    Considerando que a defasagem é superior a 23%, um aumento de 8% é piada. Não tira a Petrobrás do abismo.

FRASE DO DIA

Quem dá as costas à luz enxerga a própria sombra.