Artigos Anteriores

A VARIG E A LEI DE FALÊNCIAS

ANO XIV - Nº 007/14 -

PLANO DE RECUPERAÇÃO

Enfim espero que a sociedade possa agora entender melhor o que é o tal de Programa de Recuperação de Empresas, que faz parte na nova Lei de Falências. A Varig, por oportuno, virou o grande case de recuperação empresarial, embora estejamos diante de uma situação que trata de uma concessionária de serviço público, como é o caso da aviação no Brasil.

APAIXONADOS

A Varig, antes de ser uma empresa que tem obrigações para com seus fornecedores, acionistas e passageiros, virou um grande símbolo nacional, o que dificultou o bem entendimento do cumprimento da lei. Aí, os apaixonados pela Varig, não suportando a hipótese do fechamento da empresa, passaram a colocar seus sentimentos acima do raciocínio, tal qual torcedores de um clube de futebol.

INCOMPETENTES PARA O NEGÓCIO

Governo não é para ajudar empresas ou para colocar dinheiro nelas evitando seu fechamento. Mas, quando é um poder concedente precisa saber que tem responsabilidades como tal. Além de saber, também, como deve proceder para substituir algum concessionário problemático como é o caso dos controladores da Varig que, como é sabido, já provaram ser muito incompetentes para o negócio.

BEM ESTAR

Sem paixão, e usando o estrito raciocínio, entendam que os atuais donos da Varig hoje são os seus credores. A FRB - Fundação Rubem Berta - é possuidora só das dívidas e não do capital. Aliás, o capital da Varig, por ser inferior ao tamanho das dividas da empresa define o patrimônio negativo. É importante lembrar o objetivo da FRB, como consta no seu estatuto, nunca foi o lucro, mas o bem estar de seus participantes. Isto nós conhecemos bem pelas vantagens absurdas concedidas aos funcionários.

CRÉDITOS

Assim, os credores é que, através do Plano de Recuperação, decidiram como e quando imaginam receber seus créditos. Credor, com todo o direito que tem, não querendo aceitar o Plano, está dizendo que abdica dos seus créditos, o que promove uma diminuição do passivo da empresa. E não pode haver privilégio algum. Todos receberão ao mesmo tempo aquilo que ficou acordado, de acordo com a disponibilidade da empresa. Dependendo, obviamente, da boa gestão que deverá ser implementada.

LEILÃO

O Leilão ocorrido ontem, que frustrou a quase todos, é que os vencedores parecem não estar com a bola toda. Se não lhes falta capital humano, falta capital financeiro. E também não está claro o importante capital técnico-gerencial. Tudo dependerá do que será apresentado nas próximas horas aos credores e ao juiz.

SEMINÁRIO

A AGERT, em parceria com a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT), promove na próxima segunda-feira, dia 12 de junho, o Seminário Eleições 2006, que será realizado na sede do Tribunal Regional Eleitoral, a partir das 9h30min. O evento vai instruir os empresários da radiodifusão e os profissionais da área de comunicação sobre as regras e as propagandas eleitorais em rádio e TV

ELEIÇÕES 2006

A presidente estadual do PSDB/RS, deputada federal Yeda Crusius, convidou todos os prefeitos e vice-prefeitos do partido para discutir e dar encaminhamentos relativos às eleições 2006. O evento será realizado na próxima segunda-feira (12), às 10h, na Sala Maurício Cardoso (4º andar), da Assembléia Legislativa e tratará, entre outros assuntos, das candidaturas tucanas à Presidência da República, Congresso Nacional e Assembléia Legislativa, além das possíveis alianças com outros partidos.

DIA DOS NAMORADOS

A administração do Moinhos Shopping prevê um crescimento de 16% nas vendas para o Dia dos Namorados e uma evolução de 25% no fluxo de público. Roupas, jóias e DVD?s deverão ser os artigos mais procurados no Shopping. Até domingo (11), o empreendimento criou a promoção Juntamos Dia dos Namorados e Copa do Mundo. Ou seja, 100% do seu coração. O casal autor da história mais criativa sobre os temas amor e futebol vai ganhar uma TV Plasma 42?. Os cupons, regulamento e a urna para depósito da inscrição estão localizados no lounge do segundo andar. Lá mesmo, o público pode assistir ao vídeo sobre a história da Fifa e a transmissão dos jogos da Copa.

CAFÉ COM SAÚDE

No próximo sábado, dia 10 de junho, acontece mais um Café com Saúde no Café do Porto. Nesta edição, o tema abordado será a cafeína e seus benefícios para a saúde mental e física. Após a palestra haverá uma caminhada no Parcão. O Café com Saúde inicia às 9h30min e a participação é aberta ao público.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

FRASE DO DIA

É DIFÍCIL LIBERTAR OS TOLOS DAS AMARRAS QUE ELES VENERAM.

François Arouet