Artigos Anteriores

A SABATINA

ANO XIV - Nº 007/14 -

A CONVENÇÃO

Há poucos dias atrás o PT fez a sua convenção nacional com direito a grande repercussão na mídia. Chamou a atenção o assunto que dominou o encontro, onde o presidente Lula foi bastante enfático: o novo comportamento ético e moral que deveria ser adotado pelos filiados do partido.

MEA CULPA

Lula e muitos outros dirigentes fizeram o mea culpa. Admitiram em seus discursos, com todas as letras, que os petistas cometeram deslizes morais. Mesmo assim não perdeu a oportunidade para afirmar que nenhum partido é mais ético do que o PT. Como se postura e comportamento fizessem parte de concursos para escolha de um vencedor.

NOVA POSTURA

Passados pouquíssimos dias da confissão pública da falta de moral e ética, o PT se defrontou, na última quinta-feira, na sessão que decidiu o destino de Renan Calheiros, com a sua primeira sabatina para poder mostrar a requerida nova postura e novo comportamento.

ENDOSSO

E o resultado aí está: o PT votou em peso pelo arquivamento do processo do presidente do Senado. O PT, se dizendo disposto a vestir uma nova roupa limpa, simplesmente endossou as falcatruas. Em vários discursos. Um deles, proferido pelo senador Aloísio Mercadante, foi primoroso quando alegou que ainda não viu coisa alguma que pudesse incriminar Calheiros.

O NOVO PT

Como se vê, uma nova postura petista já está em vigor. Pior do que a anterior, que estava mais suja que pau de galinheiro (com o perdão às galinhas). Esta é, enfim, a nova postura moral e ética dos petistas. E o povão que recebe Bolsa Família, junto com os intelectuais, aplaude e vibra.

DE MODELO?

Pelo visto, os gaúchos só continuam decididos, valentes e corajosos na letra do Hino Rio Grandense. As nossas façanhas que deveriam servir de modelo a toda Terra, como os gaúchos fazem questão de cantar, com muito orgulho, principalmente neste mês em que se comemora a data Farroupilha (dia 20 de setembro), já não passam de silêncio e apatia sepulcrais.

CANTAR, CANTAR, CANTAR

Até o Jabor (comentarista da TV Globo) chegou a comentar o assunto, imaginando que alguma reação às safadezas só poderia acontecer a partir do RS. Muita gente do sul gostou e até viu o próprio ego massageado com a fala do Jabor. Agora, o declarante já deve estar frustrado. Os gaúchos mostram que só sabem mesmo cantar, cantar e cantar. Nem sabem o que diz a letra.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • PESQUISA
    Pesquisa realizada com mais de 1,4 mil alunos de escolas públicas e particulares dos Estados de SP, DF, T0, RS e MS, revela o que os jovens pensam sobre a sonegação fiscal, a pirataria e a falta de ética na vida dos cidadãos e dos dirigentes políticos. Os jovens que responderam ao questionário têm em média 16 anos e participaram no primeiro semestre deste ano do Programa -Vamos Falar de Ética-, da Junior Achievement.O resultado, ainda parcial, revela que mais de 70% dos jovens assimilaram o conceito de custo de oportunidade. Definida pelos economistas como o custo de uma oportunidade renunciada, esse conceito pode ser entendido como o imposto não recolhido através da venda de um CD pirata, podendo ser usado em serviços de saúde, educação ou transporte.
  • NOTA FISCAL-E
    A Assespro-RS, após reunião com a Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz-RS), informa da possibilidade de realização de testes necessários a emissão da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e). Os interessados em aderir à NF-e, precisam passar por três etapas do credenciamento, a primeira é a fase de testes, que necessita de autenticação mútua de servidores, assinatura digital, comunicação com todos web services, verificação de XML e validação do Schema XML.
  • PROTESTO
    O presidente da Federasul, José Paulo Dornelles Cairoli, enviou, ontem, 13, para os 81 Senadores mensagem manifestando a indignação da Entidade, formada por mais de 230 filiadas e com mais de 40 mil sócios, quanto ao resultado da votação que absolveu seu presidente, senador Renan Calheiros. O documento enfatiza que a votação contraria o desejo da sociedade, fere a ética e enfraquece as instituições. A Federasul solicitou também a suas filiadas que também formalizem seu protesto aos senadores.
  • MERCOPAR
    Com o apoio do poder público de Canoas e do Sebrae/RS, o SIMECAN se prepara para a Mercopar deste ano, onde pretende novamente marcar presença através de suas empresas associadas que vão em busca de novos negócios, troca de informações e desenvolvimento de fornecedores. Além das empresas Biometal, CEL Construções Elétricas, Digiport, Inelbra, Metalmolas, Omnitec, Sulpol, Sulforja, SMC Produtos Eletrônicos, Urano e Ziemann Liess, a ILHA SIMECAN irá também abrigar um estande do CECan, Centro de Empreendedorismo e Parque Tecnológico de Canoas. A Mercopar acontece de 23 a 26 de outubro nos pavilhões da Festa da Uva, em Caxias do Sul.

FRASE DO DIA

Não espere por uma crise para descobrir o que é importante em sua vida.

Platão