Artigos Anteriores

A QUEDA DO MURO DO WELFARE STATE

ANO XIV - Nº 007/14 -

CONTA IMPAGÉVEL

Em novembro de 1989, o mundo todo assistiu a queda do MURO DE BERLIM, fato que identificou para muita gente a importância da liberdade. Pois, um outro muro que a Europa construiu a partir de 1929, com o material colhido das cinzas da Depressão, que leva o nome de BEM ESTAR SOCIAL, ou WELFARE STATE, começou a ser derrubado naquele continente.

ENGENHEIRO RESPONSÁVEL

O engenheiro responsável pela obra da construção do MURO DO BEM ESTAR SOCIAL (WELFARE STATE), foi o economista John Mainard Keynes, um socialista (só poderia ser) equivocado. Como tal, entendia que o papel do Estado deveria ser o de PROVEDOR SOCIAL E O PROTETOR, DEFENSOR E ORGANIZADOR DA ECONOMIA.

FERRAMENTA

Com isso, os amantes do socialismo trataram de criar vantagens e privilégios caríssimos, que em algum momento mostrariam incapacidade de sustentação. Pois, tão logo estourou a Bolha de Crédito Imobiliário, em 2008, vários países europeus passaram a ter dificuldades em pagar a fatura do BEM ESTAR SOCIAL. Esta penúria, já aguardada, é a ferramenta que está derrubando o Muro construído por Keynes.

REFORMAS

Portanto, o que estamos assistindo nesses últimos anos, notadamente a partir de 2011, são as imprescindíveis reformas sociais e econômicas. Mesmo reticentes e pouco radicais como o momento exige, as reformas passam pela retirada de uma série de benefícios, que só os seres que tem algum raciocínio sabem que nunca deveriam e/ou poderiam existir.

GRÉCIA, ESPANHA E PORTUGAL

Tomemos, por exemplo, o que está acontecendo na Grécia, Espanha e Portugal, onde as reformas estão acontecendo. Em nenhum desses países, no entanto, ainda falta a convicção. O que está falando mais alto é a NECESSIDADE. Tomara que esses países europeus se convençam de que não podem voltar ao passado, como o nosso país insiste, infelizmente.

OTIMISMO

Aos poucos, certamente, vão perceber que a competitividade perdida depende destas reformas. Como são povos que tem melhor educação, é possível ser mais otimista. Já quanto ao Brasil, que deveria seguir os caminhos desses países, infelizmente nada faz nem pretende fazer. Aí não há como ser otimista, certo?

CONCLUSÃO

A conclusão que tiro disso tudo, que me parece muito simples, é a seguinte: enquanto os europeus estão quebrando o MURO do WELFARE STATE, os brasileiros estão aumentando o tamanho de dois enormes MUROS: o MURO DOS PRIVILÉGIOS e o MURO DO ASSISTENCIALISMO. Sabem o que vejo pela frente? ESCURIDÃO. Sim, porque os MUROS produzem sombras, ou seja, impedem a passagem da luz.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • INFLAÇÃO ARRIBA
    O IPC-S de 22 de maio de 2013 registrou variação de 0,40%, ou 0,02 ponto percentual (p.p.) acima da taxa divulgada na última apuração. Cinco das sete capitais pesquisadas registraram acréscimo em suas taxas de variação.
  • PAPEL HIGIÊNICO
    A Prefeitura de Porto Alegre estará representada no Seminário Internacional Orçamento Participativo e Construção da Cidadania, que acontece entre os dias 24 e 25, na Venezuela. Sugiro que a comitiva leva PAPEL HIGIÊNICO.
  • POSSE
    Nesta segunda-feira, 27, acontece a posse da diretoria 2013/2014 do Instituto de Estudos Empresariais (IEE). Às 19h30, na Associação Leopoldina Juvenil, em Porto Alegre (RS). O novo presidente do IEE será Bruno Zaffari, 29 anos, advogado e diretor da Belmondo Empreendimentos e Participações. Durante a solenidade, o presidente executivo do Grupo RBS, Eduardo Melzer, fará pronunciamento aos associados do Instituto.Além de Bruno Zaffari, compõem a nova diretoria o vice-presidente Eduardo Sampaio; e os diretores Rodrigo Silveira, Thomas Cesa, Fernando Ulrich, Frederico Hilzendeger e Renata Frare. Também serão empossados os integrantes do Conselho Fiscal.
  • PAÍS SINDICAL
    O Sindilojas Porto Alegre informa que o comércio da Capital, incluindo lojas de rua e lojas de shopping, pode funcionar com empregados no feriado do dia 30 de maio. Entretanto, como condição para o funcionamento, os estabelecimentos devem ter feito a opção pelo trabalho em feriados, bem como possuir a certidão de regularidade sindical emitida em conjunto pelo Sindicato dos Lojistas do Comércio de Porto Alegre e o Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre - Sindec.
  • JORNAL DO COMÉRCIO
    Parabéns ao Jornal do Comércio pelo aniversário . São 80 anos de credibilidade de um jornal basicamente de economia e negócios. O melhor jornal do RGS.

FRASE DO DIA

HÁ SEMPRE UM MOMENTO NO TEMPO EM QUE UMA PORTA SE ABRE E DEIXA ENTRAR O FUTURO.

Graham Greene