Artigos Anteriores

A PRECIFICAÇÃO DA JORNADA

ANO XIV - Nº 007/14 -

TERMO

Precificação é o termo utilizado para identificar que tudo aquilo que acontece numa sociedade representa um ingrediente na formação dos preços dos produtos e serviços. Portanto, qualquer dificuldade ou obstáculos colocados no caminho das nossas demandas são definidos por custos a serem repassados para o preço do produto final.

TUDO VAI PARA O PREÇO

Um bom exemplo para elucidar o termo é o que acontece com os roubos de mercadorias transportadas, ou a blindagem dos veículos das transportadoras. Os custos são precificados e vão para a conta dos fretes de acordo com o índice de ocorrência dos fatos.

JORNADA DE TRABALHO

Da mesma forma, a redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais (PEC 231/95), aprovada pela Comissão Especial da Jornada Máxima de Trabalho da Câmara dos Deputados, caso venha a ser aprovada pelo Plenário da Câmara e Senado, também vai repercutir no preço dos produtos.

UGT

Não se iludam, portanto, com a estimativa equivocada da UGT ? União Geral dos Trabalhadores que imagina, uma vez aprovada a PEC, que haverá a criação de 2,2 milhões de empregos. Este engano é pra lá de lamentável.

SEM ESTÍMULO

Tem mais sentido a opinião da Confederação Nacional da Indústria, que contraria a UGT. Como a proposta da PEC não prevê o ajuste nos salários na proporção da redução das horas trabalhadas e ainda aumenta o adicional da hora extra de 50% para 75% sobre o valor da hora trabalhada, não há como estimular a criação de empregos.

AUMENTO DE CUSTO

Do jeito que foi aprovada a PEC, na Comissão da Câmara, o resultado é óbvio: aumento de custo de produção. Ou seja, um sério obstáculo a novas contratações. Custo precificado, portanto.

RESULTANTE

É preciso entender que este importante assunto não pode ser tratado por lei, mas por negociação, gente. O emprego resulta do aumento de consumo, da necessidade de investimentos, da qualidade de educação do contratado, e outras coisas mais. Isto significa que leis não produzem postos de trabalho. CONSTITUIÇÃO- A Constituição Federal diz que o limite máximo da jornada é de 44 horas semanais. Além de assegurar acordos ou convenções coletivas que fixam expedientes menores. LIVRE NEGOCIAÇÃO- Portanto, empregadores e empregados têm liberdade total para ajustar a duração do trabalho às suas reais possibilidades, de forma que o caminho seria a livre negociação.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • FEDERALISMO
    Eis o e-mail que recebi do presidente do Instituto Federalista, a respeito do comentário que fiz sobre a crise do Congresso Nacional e a covardia do povo brasileiro: - A conclusão que você chegou, buscando achar algum brio na população, faz muito sentido. Trata-se de uma das mais graves conseqüências do modelo quase absolutamente centralizado em Brasília. E só há um jeito de eliminar esses efeitos, é eliminando a causa, ou seja, o modelo centralizado. Afinal, o que se pode esperar onde se concentram dinheiro e poder? O Partido Federalista é o único que propõe isso objetivamente, além de dizer como e por que. Mas para que a mensagem tenha força política e eleitoral, precisa do registro. E para isso, precisa do apoio dos brasileiros. Um pouquinho de cada um, em recursos e em assinaturas, e TODOS NÓS tomaremos o Brasil em nossas mãos. Melhor o Brasil estar nas mãos de brasileiros em cada Estado e município, do que em poucas mãos em Brasília. www.federalista.org.br.
  • BIODIESEL
    A mistura de biodiesel ao óleo diesel mineral no Brasil passará de 3% para 4% a partir de quarta-feira da semana que vem, 08, com o combustível renovável sendo produzido a partir de oleaginosas como soja, mamona, palma e girassol, informou o Ministério da Agricultura. De acordo com o comunicado, a mudança deverá gerar uma demanda adicional de 420 milhões de litros, aumentando o consumo de biodiesel para 1,26 bilhão de litros.
  • FALÊNCIAS
    Na noite de ontem, 2, foram confirmadas mais sete baixas no sistema financeiro norte-americano. Com a quebra do John Warner Bank, do First State Bank of Winchester, do Rock River Bank, do Founders Bank, do Millennium State Bank of Texas, do First National Bank of Danville e do Elizabeth State Bank, o número de instituições bancárias que chegaram à falência com a crise neste ano chegou a 52.
  • SERGS
    A Sociedade de Engenharia do RS (SERGS) empossará hoje, 03, a sua nova Diretoria para o biênio 2009/2010 em solenidade que será realizada às 20h, na sede social da entidade, localizada na Rua Coronel Marcos, nº 163, bairro Pedra Redonda, em Porto Alegre. Assumirá a presidência o engenheiro Cylon Rosa Neto, diretor operacional da empresa Bourscheid Engenharia e Meio Ambiente S.A. A solenidade marcará também o transcurso do 79º aniversário de fundação da Sociedade.

FRASE DO DIA

O FUTURO NÃO É UMA EXTRAPOLAÇÃO DO PASSADO.

R. Schonberg