Artigos Anteriores

A NOVA FACE DE LULA NO EXTERIOR

ANO XIV - Nº 007/14 -

MÁGICO

Aqui em NY o presidente Lula ainda é reconhecido como um mágico das finanças públicas. Este equívoco resulta do fato de que os americanos em geral não sabem quase nada sobre a nossa economia. A não ser que tudo aquilo de errado que sempre fizemos é por culpa exclusiva dos EUA. Eles é que fazem o Brasil ser um eterno emergente, em desenvolvimento.

SALVADOR

Diante das inúmeras notícias veiculadas nos jornais e revistas americanas, de que o Brasil foi um dos países que enfrentou melhor a crise mundial de crédito, embora os arranhões sofridos, quem apareceu como grande salvador da pátria foi o presidente Lula. Pouco ou nada interessou que as medidas salvadoras, testadas no tsunami financeiro, tinham sido tomadas no governo anterior.

VOTO CONTRA

Como se percebe, o que realmente interessa nesses casos é quem estava no comando na hora do grande teste. Havendo sucesso das medidas adotadas, os louros da vitória vão para o presidente da hora. Ele é o grande festejado, apesar de ter feito desfeita e votado contra as propostas que produziram o bom resultado no enfrentamento da crise, como é o caso de Lula e seu partido.

TEMPO AO TEMPO

A partir daí, como de nada adianta ficar explicando ao mundo todo que Lula é um embuste, um falsário, o único caminho que resta é dar tempo ao tempo. Partir, basicamente, do princípio de que sempre é possível alguém enganar muita gente por algum tempo, mas nunca a todos por todo o tempo. Um dia a casa acaba caindo e a verdade aparecendo, naturalmente.

FALSÁRIO

Pois é exatamente isto que já está acontecendo. A percepção mais clara de que o presidente Lula é um enganador, começa a ficar claro pelos mais recentes comentários escritos naqueles mesmos jornais e revistas internacionais que antes o elogiavam. Principalmente depois da descoberta da paixão que Lula e sua turma revelam, de forma sistemática e contínua, por ditaduras e ditadores. Tanto da America Latina quanto do Irã.

PERDULÁRIO

Independente da percepção desta forte manifestação amorosa por tiranos, Lula também já está mostrando ao mundo a sua faze de grande perdulário de dinheiro público. Embora ainda não tenha vetado ou sancionado a decisão irresponsável dos deputados e senadores, que aprovaram o fim do fator previdenciário e o aumento de 7,7% dos aposentados e pensionistas que ganham acima do mínimo, Lula já é considerado um campeão de despesas públicas.

A CONFIRMAÇÃO

Ontem, para confirmar a sua nova fama, Lula anunciou um pacote de medidas aos prefeitos, entre elas um mecanismo permanente de compensação para evitar perdas dos municípios nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios. Com a medida, o governo fica OBRIGADO a transferir aos municípios no mínimo o valor pago de FPM no ano anterior. Isso significa que, caso haja, de um ano para o outro, uma queda na arrecadação de impostos que irrigam o FPM, o governo terá que completar o repasse com verba do Tesouro. Que tal?

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • CONTRÁRIOS
    Somente três dos 15 países membros do Conselho de Segurança das Organização das Nações Unidas (Brasil, Turquia e Líbano) são contrários a uma nova resolução que impõe sanções contra o Irã por conta do programa nuclear deste país, indicou nesta quinta-feira, 20, o ministro de Exteriores da França, Bernard Kouchner. E agora, Amorim, Lula e Cia?
  • LOJA NOVA
    Acaba de chegar ao Bourbon Shopping Ipiranga a Fast Shop. Localizada no segundo andar do shopping, recentemente ampliado, a loja é especializada em produtos eletrodomésticos, eletrônicos, de informática e de telecomunicações, é a quarta loja-âncora do Bourbon Shopping Ipiranga.
  • REUNIÃO-ALMOÇO
    O presidente da CMPC Celulose Riograndense, Walter Lidio Nunes, será o palestrante da reunião-almoço do Conselho Deliberativo da Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul ? SERGS, às 12h15min da próxima quarta,26, na sede social da entidade, Av. Coronel Marcos, 163, em Porto Alegre. Falará sobre o tema ?Expansão da CMPC Celulose Riograndense?.
  • ALMOÇO DO VAREJO
    O presidente da CDL Porto Alegre, Vilson Noer, e o presidente da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), Roque Pellizzaro Junior, recebem a imprensa no dia 25 de maio, às 11h para debater as mudanças previstas para o mercado de cartões de crédito. No mesmo dia, os dirigentes participam do Almoço do Varejo, onde irão discutir as novidades do segmento com os lojistas gaúchos. O encontro com os jornalistas ocorre na sala Figueira, do Plaza São Rafael.
  • MEDALHA
    O empresário Jorge Gerdau Johannpeter será condecorado com a Medalha Juran. O prêmio, concedido pela American Society for Quality (ASQ), é uma homenagem aos líderes organizacionais que buscam aplicar ferramentas de qualidade e demonstram gestão inovadora. A entrega da medalha será realizada durante a Conferência Mundial sobre qualidade e gestão, no dia 25 de maio, nos Estados Unidos.

FRASE DO DIA

Podemos escolher o que semear, mas somos obrigados a colher aquilo que plantamos.

Provérbio Chinês