Artigos Anteriores

A LEGÍTIMA BOMBA ATÔMICA

ANO XIV - Nº 007/14 -

MENTIRAS E OMISSÕES

As revelações do senador e ex-presidente Jose Sarney, de que há vinte anos atrás o Brasil estava prestes a construir a sua Bomba Atômica, mostra o quanto a sociedade deixa de saber o que acontece. Uns mentem. Outros omitem. Talvez seja por isso que quando as autoridades negam veementemente qualquer coisa é porque algo de verdade existe. A sociedade já entendeu que é assim mesmo. O fato de Lula negar muitas revelações conhecidas de seu governo esclarece este estado de coisas.

BOMBA PT!

A nossa Bomba Atômica, ou Bomba PT, não foi fabricada com o urânio ou o plutônio, elementos que promovem explosão devastadora. Foi construída com outros elementos. Elementos humanos perigosos, com forte deformação ideológica, moral e ética, de grande poder de devastação. O pior é que a Bomba PT, de efeito não tão retardado, acabou mesmo explodindo no quintal de todos os brasileiros. As ondas sonoras do estrondo do mega-artefato ainda estão sendo propagadas, o que provoca um retumbar sem fim nos nossos ouvidos. Já a sua forte devastação está sendo mostrada ao longo das operações de rescaldo, através das CPMIs.

OPORTUNIDADE

É certo que levará tempo para uma recuperação. Mas, mesmo assim, a sociedade não deveria estar triste com as atuais revelações dos múltiplos atos de corrupção e falcatruas. O que não significa que deveria estar feliz, pelo fato de estar tomando conhecimento, só agora, de tanta roubalheira. Creio, entretanto, que este sentimento de indignação, que nada tem de novo, mostrava que em algum momento as coisas viriam à tona. E chegou. O que precisamos, finalmente, é festejar esta possibilidade de começarmos a controlar melhor as nossas instituições para evitar tantos descalabros.

DEPENDE DA TOLERÂNCIA

Não pensem que vamos conseguir blindar tudo, e que daqui para frente teremos governantes muito mais éticos e decentes. Nada disso. A safadeza não se desfaz por meros arranjos administrativos. Ela só pode ficar mais inibida, dependendo, naturalmente, das ações a serem implementadas. E do tamanho da punição a ser imputada aos bandidos flagrados. E para chegar a tanto, não será com atitudes emotivas e protecionistas. Coisa que, infelizmente, tem feito parte do comportamento do brasileiro, sempre muito tolerante com os crimes.

AGENDA MÁXIMA

Se a exigência de uma agenda mínima para o governo, como havia sido divulgada, já era muito, imaginem a que foi apresentada pela CNI ao presidente Lula. Ela é muito ousada e de pouca possibilidade de ocorrência. Se conseguirmos 10% do que foi pedido, além de ficarmos insatisfeitos, vamos permanecer muito vulneráveis. Se, ao menos a meta de aumentar o superávit primário for conquistada, ou perseguida, a economia tem salvação. Fico só com este pedido.

GREGÓRIO, JAMAIS TENÓRIO

Cometi um lapso lamentável quando, na e-opinion da última 6ª feira, troquei o nome de Gregório por Tenório. Imperdoável. Por todos os aspectos. Mas, principalmente, por ter conferido uma amizade de Tenório por Getúlio que suponho nunca ter existido. Poderia tentar me escudar no fato de que é normal pensar numa pessoa e escrever o nome de outra, por puro engano. Mas nunca iria me justificar assim. Não há como querer o perdão, pois o erro exige reparação nunca perdão. Peço, pois, que só desconsiderem a amizade aludida. Grato pelas inúmeras manifestações de correção.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • IDÉIAS MEMORÁVEIS
    -Desembarca em Porto Alegre, na próxima semana, a renomada jornalista espanhola Pilar Rahola, que vem a convite da Federação Israelita do RS e do Instituto Cultural Judaico Marc Chagall. Rahola abrirá o ciclo de palestras do Projeto Idéias Memoráveis, que será lançado no dia 17/08, às 20 horas, no Teatro da AMRIGS.
  • TÁ NA MESA
    \"Desarmamento: a quem interessa?\" é o tema do Tá na Mesa desta quarta, dia 10 de agosto. Participam do painel Bene Barbosa, presidente do Movimento Viva Brasil, e Leoberto Brancher, juiz titular da 3ª Vara da Infância e da Juventude de Porto Alegre. Às 12:30h na Federasul.
  • SABER E SABOR
    Já está a venda nas lojas das redes Nacional Supermercados (RS),Hipermercados BIG (RS,SC, PR e SP) Supermercados Mercadorama (PR) o livro - Saber e Sabor - Vinhos -, lançado durante o VII Festival de Queijos e Vinhos do BIG Cristal, em Porto Alegre. O vinho é o tema da primeira publicação da série -Saber e Sabor-, trabalho desenvolvido com exclusividade pela Sonae.
  • PLANEJAMENTO FAMILIAR
    Estão abertas as inscrições para o Primeiro Fórum Estadual de Planejamento Familiar, que acontecerá nos dias 19 e 20 de outubro, no Plaza São Rafael, e terá como foco principal o tema ?Paternidade Responsável?. As informações e inscrições podem ser obtidas através do e-mail: inscricao@forumfamiliar.com.br.

FRASE DO DIA

NÃO É TRISTE MUDAR DE IDÉIA. TRISTE É NÃO TER IDÉIA PARA MUDAR.

Barão de Itararé