Artigos Anteriores

A INTERNET ABENÇOADA

ANO XIV - Nº 007/14 -

INSTRUMENTO DE LIBERDADE

A cada dia que passa é preciso sempre agradecer, e levantar as mãos para o céu, pela fantástica invenção da Internet. Foi a partir da existência deste poderoso, e autêntico instrumento de liberdade, que todas as pessoas deste mundo puderam dispor e acessar tudo o que realmente acontece, com total transparência.

TRANSPARÊNCIA TOTAL

A Internet é hoje, sem dúvida alguma, o instrumento mais forte e decisivo para oportunizar a transparência plena, geral e irrestrita sobre tudo o que acontece. Mais: está deixando claro o quanto a censura dominava, e ainda se impõe dentro de vários meios de comunicação. Hoje, mesmo que alguns periódicos impeçam certas publicações, em algum lugar da Internet aquele assunto e todas as versões estarão lá, caso alguém queira escrever e se manifestar.

A VERDADE

Quando os leitores podem dispor livremente de todos os pontos de vista sobre tudo o que existe, o julgamento das atitudes se torna muito mais fácil e correto. E a verdade encontrada por ele será tão somente o resultado da sua convicção.

MANIPULAÇÃO

Foi a partir da existência da Internet que muita gente se deu conta do quanto vinha sendo manipulada pelos meios de comunicação. Antes, sem dispor de formas comparativas sobre as informações em geral acreditava e confiava nos noticiários que tinha acesso. Hoje, bastante irritado por ter sido vítima de grandes enganações, até continua lendo os mesmos jornais. Mas só para confirmar o quanto muita gente ainda gosta de ser fraudada com noticias mentirosas ou, pior, censuradas. O desligamento de Olavo de Carvalho da Zero Hora diz bem o que acontece no RS. Foi mal. Muito mal.

ABAIXO O PROVINCIANISMO!

Este julgamento sobre tudo o que os jornais, revistas, emissoras de rádio e televisão entregam para as pessoas, nas suas regiões, está sendo importante. No RS principalmente, ficou evidente que os nossas empresas jornalísticas são de péssima qualidade. Não merecem ter consumidores esclarecidos ou que queiram se esclarecer. Por isto, e pela vontade de saber, é preciso brindar: Viva a internet! Abaixo o provincianismo!

ENTREVISTA

Entrevistei, ontem, a nova governadora do RS, Yeda Crusius, e seu vice, Paulo Feijó, para o meu programa de TV, que vai ao ar na próxima 2ª feira no Canal 20 ? NetSul, às 21hs. Antecipo isto: 1- Paulo Feijó garantiu que, caso o governo venha a veicular publicidade de serviços e produtos, não haverá discriminação ou perseguição, como ocorreu comigo nos governos Olívio e Rigotto. Feijó, bem mais inteligente, entende que as sempre possíveis criticas feitas a governantes, pelos meios de comunicação, não podem ser respondidas com a retirada da publicidade. Até porque governante não é dono de instituições do Estado, que pertencem à sociedade. Parabéns.

PRÊMIO

Anualmente, a Revista Casa & Mercado promove uma pesquisa de opinião junto aos especificadores de arquitetura e do design de interiores, com a finalidade de perceber as marcas que se destacam no conjunto de empresas fabricantes e lojistas do setor. Este ano a Florense foi eleita a Empresa Cidadã 2006, por se destacar em: ações de preservação do meio ambiente, desenvolvimento de projetos de sustentabilidade, contribuir com programas de responsabilidade social e possuir produtos ecologicamente corretos. Além disso, a Florense se destacou nos quesitos: cozinhas planejadas, cozinhas profissionais, armários para quartos e escritórios.

ÓPERA

O Novotel Porto Alegre está trazendo à Porto Alegre o espetáculo italiano Una Seria Opera Buffa. A ópera mostra no dia 6 de novembro, às 20 horas, no Teatro da AMRIGS (Av. Ipiranga, 5311) algumas das mais conhecidas árias e propõe ao espectador um contexto novo e cativante nas interpretações líricas. O espetáculo já se apresentou em incursões pela Europa, além de eventos particulares como para o ator Robin Willians, intelectuais e o papa João Paulo II, entre outros.

PORTAL

Acaba de entrar no ar o novo portal da Aracruz Celulose (www.aracruz.com.br). Com uma interface mais moderna e informativa, o site foi totalmente reformulado. A mudança buscou proporcionar mais agilidade na busca por informações e tornar mais fácil a navegação. Na prática, os visitantes terão mais facilidade no acesso a informações financeiras, de meio ambiente, ação social e a posicionamentos da Aracruz.

NATAL

O Moinhos Shopping pretende encantar crianças e adultos a partir do dia 7 de novembro, quando toda sua decoração, denominada Pet Christmas, estará instalada no primeiro andar do shopping. A árvore de Natal, de oito metros de altura, começa a ser montada a partir do dia 1º de novembro. Serão utilizadas ao todo 41.720 micro-lâmpadas e 2 mil bolas decorativas, além de centenas de enfeites. O bom velhinho chega no dia 20 de novembro e permanece no shopping até a véspera do Natal.

JORNADA

A SOFTSUL e o Centro de Empreendimentos em Informática da UFRGS realizam nos dias 28 de 29 de novembro, a VIII JAT ? Jornada de Atualização Tecnológica, que este ano discutirá o WiMax, padrão aberto de conexão a internet em alta velocidade e sem fio. Durante o evento serão apresentadas discussões de mercado, cenário local e mundial, oportunidades e tendências, aspectos regulatórios, disponibilidade de espectros, infra-estrutura e a abordagem dos padrões que atualmente estão sendo discutidos: Nomádico IEEE 802.16d (ou IEEE 802.16-2004) e o Móvel IEEE 802.16e (ou IEEE 802.16-2005). As palestras são realizadas em dois dias completos, distribuídas ao longo da programação de modo a manter o equilíbrio entre a visão técnico-científica e a visão de negócios. Será realizado no final de cada dia um painel de discussões sobre os pontos desenvolvidos durante o dia. Este painel é composto por pesquisadores e empresários convidados e estimula a participação dos presentes com perguntas e respostas.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

FRASE DO DIA

NÃO QUER SOFRER? NÃO PENSE!

Silvio Belbute