Artigos Anteriores

A INSUPERÁVEL INCOMPETÊNCIA

ANO XIV - Nº 007/14 -

COMENTÁRIO EXEMPLIFICADO

Dias atrás fiz um comentário dizendo que, entre um corrupto e um incompetente é preferível ficar com o corrupto. Tudo porque, se não houver outra possibilidade de escolha, o corrupto é aquele que dá um prejuízo muito menor aos logrados.

PREJUÍZOS

Vejam que, de tantos casos de corrupção que acontecem no nosso país (campeão mundial em desvio de dinheiro público) os resultados impostos por políticos incompetentes têm causado prejuízos muito maiores para os pobres contribuintes.

INCOMPETÊNCIA

Observem, por exemplo, o desempenho do ministro da Fazenda, Guido Mantega. Não é, certamente, um sujeito desonesto. Mas, em compensação, é de uma incompetência rara. Por ser fiel, de corpo inteiro, às decisões equivocadas, que dão prejuízos enormes ao Brasil, o ministro Mantega cabe muito bem no figurino da minha observação.

PLANTADOR DE PEPINOS

Pelas decisões que prefere tomar, Mantega dá a impressão de que depois de eleger as piores alternativas a sua decisão recai sobre aquela que produz maior devastação para a economia. Se fosse um agricultor seria um notável plantador de pepinos. A semana que está findando que o diga.

NADA CONVENCIDOS

Como Mantega não age solitariamente entende-se que a sua chefe, Dilma Rousseff, vai na mesma toada, certamente. Pelas medidas que ambos já tomaram e, principalmente, pelas que estão deixando de tomar, é de se concluir que nenhum dos dois está convencido de que a crise mundial é séria.

PREPARADOS PARA A CRISE?

Faço este julgamento a partir da enfática declaração feita por Dilma, ontem, em Nova Iorque: - Estamos preparados para enfrentar a crise! Como assim? 1- Os países europeus que mais estão sofrendo são aqueles cujos governos estão em linha com a ideologia socialista petista; 2- As reformas e/ou reduções de despesas que aqueles países estão fazendo, não deveriam ser feitas também aqui?3- Esta crise não pode ser confundida com terremoto, tufão ou tsunami. Estes, por terem curta duração, admitem uma reconstrução rápida dos estragos;

AFUNDANDO AINDA MAIS

De novo: enquanto os países da Europa, idem os EUA, tentam debelar a crise com corte de gastos (inclusive salários e proventos dos aposentados), o Brasil age com total estupidez ao ignorar as reformas. Isto é estar preparado? Aliás, nunca antes na história deste país se viu tanto aumento de salário de servidores (de todos os tipos e classes) além de tantas contratações. Enquanto os governos europeus reformam a previdência, o governo Dilma dá discursos na ONU. Mais: para enfrentar os gastos cada vez maiores com a saúde, ao invés de obter recursos via reformas o governo Dilma (com seus aliados) prefere aumento e/ou criação de novos impostos. Pode? Em resumo pergunto: isto é estar preparado para a crise? Não! É para se afundar ainda mais na crise.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • IPC-S
    O IPC-S de 22 de setembro de 2011 apresentou variação de 0,58%, 0,11 ponto percentual (p.p.) abaixo da taxa registrada na última divulgação.
  • COPA 2014
    Uma pesquisa recente encomendada pela Fifa demonstrou que, entre uma série de questões associadas à Copa do Mundo 2014, a preocupação ecológica foi a que mais suscitou respostas assertivas: 90% dos entrevistados entendem que o evento deve ser ambientalmente responsável. Nesta semana, o site da Fifa publicou matéria sobre as iniciativas das cidades-sede do mundial de seleções, em especial o Plano Diretor Cicloviário de Porto Alegre e a nova ciclovia da Avenida Ipiranga. A reportagem também destaca as ações do movimento - Porto Alegre: Eu curto. Eu cuido -. Leia a íntegra da matéria publicada no site da Fifa: http://pt.fifa.com/worldcup/news/newsid=1513444/index.html
  • G-20
    -O G-20, que reúne países avançados e em desenvolvimento, divulgou comunicado se comprometendo a adotar ações fortes e coordenadas para estabilizar o sistema financeiro e ancorar o crescimento econômico. No comunicado o G-20 acrescenta que os países europeus deverão implementar mudanças no Fundo Europeu de Estabilidade Financeira (RFSF) até a próxima reunião do grupo, que será realizada em novembro.
  • PONTE
    Já está aberta a Concorrência Pública para construção de nova ponte na Avenida Edvaldo Pereira Paiva sobre o Arroio Dilúvio, para a Copa do Mundo de 2014.

FRASE DO DIA

A PREGUIÇA, NO BRASIL, ANDA TÃO DEVAGAR QUE A MISÉRIA ESTÁ SEMPRE POR PERTO.

Adaptação de frase original de Benjamim Franklin.