Artigos Anteriores

A INFLAÇÃO INEVITÁVEL

ANO XIV - Nº 007/14 -

ÍNDICES REVELADORES

Embora ainda estejamos dentro da meta da inflação prevista para este ano de 2007, os últimos índices divulgados, tanto de atacado quanto de varejo já identificam um acréscimo considerável e preocupante de preços de produtos e serviços ofertados na economia brasileira.

DEMANDA MAIOR

Já está mais do que evidente que o Brasil todo está vivendo um período em que a forte demanda interna (promovida pelo aumento da renda dos brasileiros e pela expansão fantástica do crédito) cresce em ritmo maior do que o aumento da oferta de bens e serviços.

DESCASAMENTO DAS CURVAS

É importante registrar que os números da economia brasileira identificam, claramente, que os investimentos privados estão bem acelerados. Tais investimentos, no entanto, ainda exigem algum tempo para se transformarem em produtos ofertados na ponta do consumo. E este descasamento temporário, das curvas de oferta e demanda, é o que está promovendo a elevação dos preços de muitos produtos, especialmente alimentos.

BAIXO VALOR AGREGADO

De novo: enquanto não houver um aumento adequado da oferta interna, não há o que possa segurar os preços. Mesmo que as importações ajudem no processo é bom lembrar que boa parte das commodities são produzidas aqui no Brasil, onde, infelizmente, não se agrega muito valor aos produtos.

TERRENOS

Como estamos diante, também, de um verdadeiro e salutar boom imobiliário, nada mais lógico do que imaginar que os preços dos materiais de construção também irão subir. Com o lançamento de ações das grandes construtoras no mercado, boa parte do dinheiro ali arrecadado está indo imediatamente para a compra de terrenos. O que já implicou em valorização natural dos mesmos pelo simples fato de que terreno não se cria.

BOOM IMOBILIÁRIO

Tão logo as obras iniciarem para valer, dentro do novo clima de custo mais baixo dos financiamentos e do aumento fantástico dos prazos, tenho dúvidas de que a indústria de materiais de construção esteja preparada para atender a forte demanda. Com a impossibilidade de entrega dos materiais nos prazos exigidos pelas construtoras, quem pagar mais acabará levando. Como o IGP-M é um dos índices de maior credibilidade, e tem na sua composição o custo de materiais de construção, o negócio é ficar de olho par comprovar esta realidade.

11 DE SETEMBRO

Ainda lembro muito bem as cenas que assisti pela TV, do atentado de 11 de setembro, nos EUA. Passados seis anos do terrível ato de terrorismo, que por sua vez deflagrou os importantes ataques ao Afeganistão e ao Iraque, não há como esquecer ou não homenagear todas as vítimas do cruel e covarde atentado. Em sinal de respeito e consideração faço também o meu minuto de silêncio.Paralelamente, não consigo esquecer também, que, segundo as pesquisas, uma das candidatas fortes à Prefeitura de Porto Alegre, a deputada Luciana Genro, no dia seguinte ao atentado às torres gêmeas, disse alto e bom som: - Bem feito! Ainda lamento o fato duplamente: pelo que disse a deputada e por ela não estar no prédio atingido naquele momento.

FEIRA

As inscrições à 1ª Feira Estadual de Ciência e Tecnologia da Educação Profissional (Fecitep) estão sendo recebidas até 5 de outubro, na Superintendência de Educação Profissional da Secretaria Estadual da Educação. O regulamento da 1ª Fecitep e o formulário de inscrição estão disponíveis no site da Secretaria da Educação (www.educacao.rs.gov.br). As inscrições devem ser enviadas para: Superintendência de Educação Profissional do Estado do RS, Avenida Borges de Medeiros, 1.501, 20º andar, Porto Alegre- RS, CEP 90119-900.

CICLO DE PALESTRAS

A Câmara da Indústria, Comércio e Turismo Brasil-Uruguai promove CICLO DE PALESTRAS - Setembro 2007, a realizar-se no dia 17 de Setembro, às 19:30hs no Sheraton Porto Alegre Hotel. O tema: Gestão da Internacionalização - O case Borrachas Vipal. A palestrante será Maria Locatelli, Diretora de Negócios Internacionais da Borrachas Vipal.

BAIXA VISÃO

O Hospital Banco de Olhos de Porto Alegre promove hoje, 11, às 19h30min, palestra Programa de Reabilitação de pessoas com Baixa Visão: Experiência Espanhola com a representante da ONCE, entidade espanhola que atende cegos e pessoas com baixa visão, Dra. Maria Jesús Mosquete. O evento será realizado no Auditório Irmã Nicolina Corvatta (Eng. Walter Boehl, 285, Vila Ipiranga) e é aberto ao público.

ANIVERSÁRIO

Para comemorar duas décadas de sucesso na comunicação corporativa, a Insider2 Brasil está preparando uma grande festa para amigos e clientes. O evento acontece no dia 13 de setembro, a partir das 19h30min, no Espaço Jardim Europa, da Goldsztein.

CAFÉ

A partir de agora o CAFÉ DO PORTO pode ser encontrado nas gôndolas de três lojas do Nacional Supermercados - Iguatemi, Bela Vista e Gramado. Disponível em embalagens de 250g e 500g.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

FRASE DO DIA

HÁ TRÊS COISAS CERTAS NA VIDA: A MORTE, O ERRO E O IMPREVISTO.

Daniel Dantas