Artigos Anteriores

A IMPORTÂNCIA DA LIBERDADE

ANO XIV - Nº 007/14 -

HOMENAGEM

Na última sexta-feita, 03 de maio, para homenagear o DIA MUNDIAL DA LIBERDADE DE IMPRENSA, quase todos os jornais do país aproveitaram a data para chamar a atenção de seus leitores do quanto a sociedade precisa ficar atenta diante das inúmeras tentativas, muitas vezes dissimuladas, de controle da informação.

EM CURSO TAMBÉM NO BRASIL

Aliás, tudo aquilo que já está em curso em vários países latinos (Cuba, Venezuela, Bolívia, Equador e Argentina), cujos líderes se mostram encantados com o comunismo (ou bolivarianismo), e por isso seguem à risca o programa Grasmscista proposto e aprovado nas reuniões do Foro de São Paulo, também está sendo perseguido, com afinco, aqui no Brasil.

DUPLA NEO-COMUNISTA

Vale lembrar, sempre e repetidamente, que o Foro de São Paulo é fruto de um amor intenso e profundo, nutrido ao longo de muitos anos, entre o ex-presidente Lula e seu dileto amante Fidel Castro. Como a presidente Dilma Rousseff só foi escolhida por Lula para ser sua sucessora porque é devota e seguidora fiel das decisões tomadas pelo FSP, não é difícil prever o que a dupla neo-comunista Lula/Dilma está querendo para o Brasil.

REGULAMENTAÇÃO OU INTERVENÇÃO?

Aliás, o bem mandado ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, petista da gema, defende com unhas e dentes a regulação da mídia. Em recente audiência na Câmara dos Deputados, o ministro afirmou que se todos os setores têm Marco Regulatório a mídia também deveria ser regulamentada. Só que para obter maior apoio junto à sociedade ignara quanto ao tema, Paulo Bernardo está sendo ardiloso. A artimanha e/ou estratégia dos petistas é uma só: INTERFERIR e, se possível, SUPRIMIR o DIREITO DE EXPRESSÃO.

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Pois, bem antes de defender a LIBERDADE DE IMPRENSA vejo como mais importante e necessário que nenhum obstáculo esteja à frente da LIBERDADE DE EXPRESSÃO. Ou seja: é preciso assegurar a todos os cidadãos o sagrado direito de dizer, escrever e/ou se manifestar, sobre qualquer tema. Nos meios de comunicação ou fora deles.

LIBERDADE? ONDE?

A razão pela qual defendo a LIBERDADE DE EXPRESSÃO bem antes da LIBERDADE DE IMPRENSA me é fornecida pelos JORNALISTAS DO ATRASO, ou seja todos àqueles que estão exigindo o DIPLOMA DE JORNALISMO para quem quiser manifestar suas opiniões nos meios de comunicação. Pode? Pergunto: - Como é possível que os próprios jornalistas se manifestem a favor LIBERDADE DE IMPRENSA, quando fazem de tudo para impedir a LIBERDADE DE EXPRESSÃO?

ANIVERSÁRIO DE ZH

A propósito: no último sábado, 04, o jornal Zero Hora, do RS, completou 49 anos. Ao enviar os meus cumprimentos deixo bem claro que o faço, exclusivamente, pelo aniversário, não pela qualidade do jornal mais lido no RS. Dois exemplos desta baixa qualidade de ZH estão bem transparentes no dia a dia do jornal: 1- a página 3 é editada para leitores infantis, de Jardim de Infância; 2- assuntos de economia não fazem parte do interesse do jornal.Aliás, a grande responsável pela ruindade jornalística apresentada por ZH está, justamente, na absoluta falta de concorrência. Pois, na data do aniversário, ZH fez questão de mostrar o quanto prefere ser um jornal de qualidade duvidosa: publicou uma manchete dizendo que a IMPLANTAÇÃO DO SERVIÇO DE TELEFONIA 4G, EM PORTO ALEGRE, ESBARRA EM POLÊMICA. Mal sabe o mau jornalista responsável pela reportagem, que é público e notório que a telefonia gaúcha esbarra, exclusivamente, na estupidez dos gaúchos e não na polêmica. Que tal?

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • PARABÉNS
    Parabéns ao S.C. Internacional, que ontem se sagrou Tri-Campeão do RS. Mais: numa só competição, o Inter levou três troféus: Taça Piratini, Taça Farroupilha e Taça de Campeão Gaúcho. Duplo Tri, portanto.Como ganhou o primeiro título gaúcho em 1913 festejou o centenário com o tri-campeonato. É mole?
  • ESCLARECIMENTO
    Segundo informa o New York Times, o ex-presidente Lula não está escrevendo uma coluna para o Times. Ele está escrevendo uma coluna para a Agência do Times, que têm clientes em todo o mundo e vende seus serviços para outros veículos. O Times tem muitos outros colunistas como o presidente Lula, cujos textos são vendidos por intermédio do Times, como Richard Branson, Noam Chomsky, Mikhail Gorbachev e Jack Welch. Basicamente, o Times pega seus textos, molda-os em artigos e os oferece aos clientes. O presidente Lula não aparecerá regularmente nas páginas do Times ou do nytimes.com.
  • FRUTOS DO GOVERNO PETISTA
    O número de detentos no sistema penitenciário brasileiro por crimes contra a administração pública, como corrupção e peculato, cresceu 133% entre dezembro de 2008 e dezembro de 2012 - sete vezes mais que o aumento da população carcerária total. Atualmente, 2.703 pessoas cumprem pena no Brasil por esses motivos, entre funcionários públicos e particulares sem ligação com o governo. Ainda assim, ocupam menos de 1% das celas do País. Os dados são do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), órgão do Ministério da Justiça que compila dados prisionais das 27 unidades federativas.
  • DIA DAS MÃES
    A semana que antecede o Dia das Mães deve ser movimentada no comércio. Uma pesquisa realizada pela CDL Porto Alegre e o Sindilojas Porto Alegre mostrou que em torno de R$ 21,8 milhões devem ser injetados no varejo nos últimos dias antes da data ? e o presente foi apontado como principal forma de homenagear as mães (44,1%).

FRASE DO DIA

Aqueles que negam liberdade aos outros não a merecem para si mesmos.

Abraham Lincoln