Artigos Anteriores

A ILHA DE CORROMPO

ANO XIV - Nº 007/14 -

SITUAÇÃO PARECIDA

Os povos de vários países da América Latina, incluindo o Brasil, estão vivendo um momento muito, mas muito parecido com os habitantes da Ilha de Corrompo, como consta no magnífico livro de autoria de Ken Schoolland: As Aventuras de Jonas, o Ingênuo - Uma Odisséia Rumo ao Conhecimento.

ILHA DE CORROMPO

Como mostra o livro, Jonas estava navegando quando sua embarcação, ao ser destruída por ventos muito fortes, acabou encalhada numa Ilha de nome Corrompo. Em cada breve capítulo, Jonas se depara com uma situação em que o povo de Corrompo é sempre penalizado por falta de liberdade, mesmo sem esta noção. E esta falta de percepção se dá pela falta de conhecimento somada à esperteza ideológica muito bem aplicada pelos governantes da Ilha, que ocupam a Casa dos Lordes.

LIBERDADE

Por falta de discernimento, muita gente crê que, só pelo fato de não estar acorrentado é o suficiente para entender que é livre. Como os governantes adoram decidir o destino das pessoas, tratam de convencer o povo dizendo que liberdade representa muitos riscos. Assim, se oferecem para - proteger - os cidadãos contra os perigos da livre escolha.

GOVERNOS LATINOS

Esta estratégia tem dado bons resultados aos governantes latinos, principalmente. Tudo porque a escolaridade do povo é muito baixa na região. Assim, as pessoas pensam que são livres enquanto o governo diz o que elas devem fazer. Como o verdadeiro teste da liberdade só acontece quando alguém decide ser diferente, o governo trata de impedir ao máximo tal percepção.

SABER POR SI

Nas condições atuais é quase impossível fazer com que o povo entenda, de forma definitiva, que cada um precisa saber por si, e não pelos outros, aquilo que deve fazer. Seria importante se todos percebessem que os governantes sempre têm uma visão própria e por isso tentam forçar os outros em direção a ela.

OS MEIOS E OS FINS

Numa terra livre, as pessoas depositam confiança na virtude e no processo das descobertas. Milhares de pessoas buscando seus próprios objetivos, cada uma se esforçando para atingi-los, serão capazes de criar um mundo melhor do que aquele que você possivelmente imagina para elas. Cuidando primeiro dos meios, os fins virão, indiscutivelmente.

SOLUÇÕES INESPERADAS

Em última análise significa o seguinte: se as pessoas forem livres, elas encontrarão soluções inesperadas. E se não forem livres encontrarão problemas inesperados. Só isso. Se você aí não usa o seu direito de fazer alguma coisa, também ficará sem o direito de pedir aos políticos para fazê-la por você. Se um número muito grande de pessoas chegarem ao ponto de reconhecer e praticar esses ideais de liberdade que aqui exponho, aí estaremos diante de um momento ímpar, onde a coragem vai prevalecer para que muita coisa possa mudar. Tomara.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • INAUGURAÇÃO
    Inaugura hoje, 7, em Porto Alegre, a filial da Importadora Porto a Porto. Na cozinha Chef Philippe Romandeau, nos vinhos o jornalista Marcelo Copello e no ar \\\"Vinho e Cinema\\\". Às 19h30 no DC Shopping.
  • PROGRAMA SENAC
    O Senac Comunidade está com inscrições abertas de 5 a 9 de outubro para 75 vagas em cursos profissionalizantes através do Programa Senac de Gratuidade (PSG). As vagas são destinadas pessoas com renda declarada de até 1,5 salários mínimos federal per capita na condição de alunos matriculados ? ou egressos da educação básica ? ou trabalhadores empregados ou desempregados. Informações: www.senacrs.com.br/psg.
  • SETOR DE IRRIGAÇÃO
    O secretário estadual da Irrigação e Usos Múltiplos da Água, Rogério Porto, será o palestrante do Bom Dia Engenharia, que a Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul (SERGS) promove nesta quinta, 8, em sua sede social, Trav. Eng. Acylino de Carvalho, n° 33 ? 7º andar, a partir das 8h30min. O palestrante abordará o tema ?Programa de Irrigação do RS?.
  • INSCRIÇÕES
    Estão abertas as inscrições para o 20º Congresso Gaúcho de Rádio e Televisão, promovido pela AGERT ? Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão, que acontecerá dias 20, 21 e 22 de outubro, no Hotel Laje de Pedra, em Canela/RS. Informações pelo site www.agert.org.br .

FRASE DO DIA

ACONTEÇA O QUE ACONTECER, SEJA SEMPRE VOCÊ MESMO.

Dale Carnegie