Artigos Anteriores

A HORA DA VERDADE

ANO XIV - Nº 007/14 -

SOB NOVA DIREÇÃO

Terminada a comemoração da vitória nas eleições é preciso que o governo eleito comece imediatamente o enfrentamento dos problemas, que além de muitos são também paquidérmicos. No RS, hoje o pior Estado da Federação, impõe-se uma nova prática de administração. A de falar a verdade, fazer o que está ao alcance das possibilidades, e, principalmente, só o que o caixa permite. Para tanto proponho algumas sugestões:

TRANSPARÊNCIA TOTAL

Em primeiro lugar sugiro que Yeda e Feijó façam todos as reuniões e encontros totalmente abertos e públicos, com a presença da imprensa. Só assim a sociedade poderá tomar conhecimento dos reais pepinos existentes em todas as áreas. Principalmente nas contas públicas. A educação e a compreensão de todos só se faz com total transparência.

CONVERSA FRANCA

Em segundo lugar sugiro que sejam chamados todos os professores das escolas públicas para uma conversa franca e antecipada. E que se diga que entrem em greve já, até porque não haverá como melhorar as suas vidas. Desta forma ninguém precisará se estressar com a sempre repetida greve que acontece em março de cada ano. A sociedade nunca viu isto e vai, com certeza, aplaudir a iniciativa.

DE ACORDO COM O CAIXA

Em terceiro lugar sugiro que a mesma providência seja adotada com o restante do funcionalismo para que se evite o constrangimento e a surpresa. E quanto ao pagamento da folha do funcionalismo é preciso dizer alto e bom som que, em não havendo dinheiro suficiente, não haverá como pagar a totalidade dos salários. E que cada um receberá, proporcionalmente, de acordo com o existente em caixa. Se der para pagar 10% que assim seja. Se for 90% idem. Acaba o stress.

O CONTRARIADO

O jornalista e escritor Luiz Fernando Veríssimo, como escreveu na sua coluna de ontem, 09, no Estadão, se manifestou incrédulo quando à sentença (no meu entender muito bem aplicada), ao comunista Emir Sader , pelo que este disse sobre o senador Bornhausen. Contrariado, Veríssimo chegou a assinar um manifesto em favor de Sader dizendo que se trata de um julgamento absurdo. Na realidade, para que fique bem claro, Veríssimo só defende pessoas que pensam como ele.

MOSTRANDO COMO PENSA

No RS, todos aqueles que foram processados pelo governo petista, como está posto no livro ? A Vanguarda do Atraso ? não receberam, por parte de Veríssimo uma única linha ou manifesto em favor da liberdade de expressão. Vejam: são todos seus colegas e vivem no RS. Pode? O silêncio de Veríssimo na ocasião e a sua gritaria agora, em defesa do comunista Sader, mostra bem o que ele pensa.

UNIVERSO DAS CERVEJAS

Este é o último final de semana do Universo das Cervejas Bourbon Country, que segue até o dia 15 de novembro. Além dos shows diários com bandas típicas alemãs, sempre às 18h30min, o evento tem neste sábado, 11, uma palestra aberta ao público. Desta vez, Flávio Mori, coordenador de produção da INAB (Indústria Nacional de Bebidas), fala sobre a empresa, seu mix de produtos ? como a cerveja Colônia e a Colônia Low Carb, de baixas calorias ? e ainda sobre a história da cerveja no mundo.A palestra acontece às 20h, no salão do Universo das Cervejas (estacionamento do 1º piso do Bourbon Country). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas em qualquer supermercado da rede Zaffari e Bourbon. Informações pelo fone (51) 3572.9070.

GOVERNANÇA DE TI

A Alfamídia e a Universidade do Vale do Sinos (Unisinos) estão abrindo inscrições para as novas turmas de Formação Governança de TI, que reúne cursos de Balanced Scorecard, ITIL e Cobit. Com inícios na segunda-feira, 13 de novembro, no turno da noite , 6 de janeiro, aos sábados, e 8 de janeiro, também à noite, sendo que as duas primeiras em Porto Alegre e a última em São Leopoldo, a Formação Governança de TI é voltada para gestores e profissionais de TI de empresas que utilizam ou planejam implantar uma ou mais destas metodologias.

NOTA ELETRÔNICA

O Grupo Gerdau está substituindo notas fiscais de papel pelo sistema de nota fiscal eletrônica. A empresa é uma das participantes do projeto-piloto proposto pelas Secretarias Estaduais da Fazenda e pela Receita Federal e coordenado pelo Encontro Nacional dos Coordenadores e Administradores Tributários (Encat). Inicialmente, o projeto está sendo implantado em três unidades do Grupo: Gerdau Aços Especiais Piratini, em Charqueadas (RS); Gerdau Água Funda, em São Paulo (SP), e Gerdau Usiba, em Simões Filho (BA). Na semana passada, a nota fiscal eletrônica estreou nas operações das unidades em Charqueadas e na Água Funda. Este mês, o sistema começa a ser utilizado na unidade da Bahia.

10 ANOS

A Aços Favorit Distribuidora Ltda., no distrito industrial de Cachoeirinha, RS, está dobrando a sua capacidade de armazenamento. Ontem, ao comemorar 10 anos de atividades, a Aços Favorit, inaugurou dois novos pavilhões e aumenta a capacidade de armazenagem para 8 mil metros quadrados, onde mantém estoque de 5 mil toneladas de aços em barras e tubos mecânicos. Parabéns ao Rudi e equipe.

COLUNISTA

A partir deste domingo, 12, o escritor e pensador, Percival Puggina, vai ocupar uma coluna do jornal Zero Hora. Uma vez por mês, como está definido no seu contrato, teremos o prazer de ler tudo o que Puggina pensa sobre os assuntos que envolvem a política gaúcha e brasileira. Vá em frente, Puggina.

PRÊMIO PRESS

O jornalista Júlio Ribeiro está promovendo a entrega do Prêmio Press 2006 no dia 16 de novembro, 20 horas, no Auditório Dante Barone, na Assembléia Legislativa.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

FRASE DO DIA

PARA TER ÊXITO TANTO NA ADMINISTRAÇÃO QUANTO NAS GUERRAS É PRECISO TER PERSONALIDADE FORTE.

N. Bonaparte