Artigos Anteriores

A GRANDE ECONOMIA DE MERCADO

ANO XIV - Nº 007/14 -

A CHINA É IMBATÍVEL

Os empresários brasileiros, notadamente da Fiesp, ficaram preocupados e alarmados quando o governo brasileiro declarou a China como uma Economia de Mercado. Como a China é imbatível nos custos de produção vai virar uma ameaça forte para os produtos brasileiros, que não tem a mínima capacidade para competir com os asiáticos. Os empresários alegaram imediatamente que a China não respeita as leis internacionais de comércio e pratica o dumping, o que representa uma concorrência desleal.

IMPORTAR É PRECISO

Na realidade, para deixar bem claro, o Brasil nunca gostou da importação. Ao contrário, vibra sem parar quando consegue aumentar as exportações, embora ainda não tenha mostrado grande vocação para ser um país exportador. Agora, esperava desesperadamente pela licença sanitária para vender carne e outros alimentos aos chineses. Mas quando o assunto é importar, nem pensar. Pois é, precisamos nos acostumar que para poder e querer vender é preciso também saber que é preciso comprar.

NOSSOS AGRADECIMENTOS

A visita de Hu Jintao ao Brasil precisa ser muito festejada por todos os brasileiros. O presidente da China conseguiu aquilo que o nosso Legislativo se mostrava hesitante e desinteressado: aprovar as PPP ? Parcerias-Público-Privadas -. Fantástico. Seria ótimo se a permanência do líder chinês no nosso país fosse por um ano ou um pouco mais. É certo que aí todos os assuntos importantes e pendentes no Legislativo seriam votados e o Brasil poderia dar o salto que precisa para se equiparar a China. Com certeza, o Brasil também seria declarado uma Economia de Mercado. Confesso que mal o senhor se despede e já estou com muitas saudades, Sr. Jintao. Até breve, se for possível!

PACIÊNCIA, GENTE.

Mais uma vez, podem estar certos, o presidente Lula deve voltar a pedir paciência aos brasileiros. A minha já está esgotada faz muito tempo, bem antes de ele assumir o governo. Desta feita, porém, será para dizer que não vai poder cumprir as promessas de empregos. Mas vai, naturalmente, sonegar a verdade: a grande má vontade para fazer a reforma trabalhista, que já foi para as cucuias. Como não se trata de especulação, mas de uma verdade absoluta, o mercado informal já domina 60% as atividades dos brasileiros economicamente ativos. E, mesmo assim, o governo dá as costas para o problema, dizendo, irresponsavelmente, que vai criar 10 milhões de empregos. Só se for no setor público, o que não dá para ser descartado.

LUCRO NÃO É GARANTIA

As razões que levam um banco a sofrer intervenção do BC podem ser muitas, mas a falta de liquidez é aquela que mais acentua a necessidade do fechar das portas. E é uma atitude correta para segurar a hemorragia dos saques e ainda poder defender algo para os credores depositantes. As explicações exigidas ao interventor, depende ainda dos levantamentos cabíveis para melhor esclarecer a repentina perda de liquidez do Banco Santos. A imprensa, contudo, necessitada de dar informações, acaba aumentando o clima de nervosismo dos credores. E esta confusão acaba por promover mais e mais especulações deixando de esclarecer o importante: juro alto não garante banco aberto ou instituição lucrativa. Esta a grande lição que deve ser tirada desta situação, ainda pouco percebida. Gente, nenhum banco suporta saques maiores do que 10% de seus depósitos. Basta uma onda de saques e a coisa vai à breca, independente de que bons lucros tenham sido conseguidos.

ASILO

Os 44 dançarinos da companhia de dança Havana Hight Club, composta de cantores e músicos que se apresentava em Las Vegas, pediu asilo aos EUA, ontem. Esta foi uma das maiores deserções em massa de cubanos no exterior. O Dep. Paulo Delgado, do PT, assim como muitos petistas devem estar desesperados, pois os dançarinos vão se arrepender por trocar a maravilha do regime cubano pelo ranço americano. Você não concorda? tudo começou quando o governo de Cuba autorizou relutantemente a companhia a viajar para Las Vegas em agosto, depois de os artistas terem desobedecido suas ordens e terem conseguido um visto para entrar nos EUA. O curioso é que até hoje não vi um americano sequer desertar para viver em Cuba. Qual a razão?

TAM

A partir do dia 2 de dezembro, a TAM estará fazendo vôos ligando o Brasil a Santiago do Chile com promoção especial para os clientes do Programa Fidelidade: na compra de bilhetes até 30 de novembro para vôos durante o mês de dezembro para este novo destino, os passageiros receberão pontuação em dobro. Os vôos para Santiago serão diários, com saídas do Rio (Aeroporto Internacional) e escala em São Paulo. A tarifa inicial é de US$ 463 (ida e volta, sem taxas incluídas). O valor pode ser dividido em cinco vezes sem juros.

PAPAI NOEL NA ESTRADA

O Consórcio Univias lançou hoje,16, a 7ª edição da Campanha Papai Noel na Estrada. A ação acontece até o dia 19/12 e visa motivar os motoristas a doarem brinquedos nas praças de pedágio e em postos avançados. As doações, que podem ser feitas diretamente nas cabinas de arrecadação ou nas \\\"Paradas Univias\\\" de qualquer uma das 13 praças de pedágio da Convias, Sulvias e Metrovias, serão encaminhadas a entidades que se dedicam à assistência de crianças carentes dos municípios onde o Univias atua, localizados nos pólos rodoviários de Caxias do Sul, de Lajeado e Metropolitano.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

FRASE DO DIA

DE PANO RUIM NUNCA SE FAZ UM BOM SACO.

Filosofia Chinesa