Artigos Anteriores

A GRANDE DAMA

ANO XIV - Nº 007/14 -

HOMENAGEADA DE HONRA

Não há a menor dúvida de que a grande homenageada da próxima reunião do Foro de São Paulo será a valorosa presidente da Argentina, Cristina Kirchner. Entre os países cujos líderes são sócios de carteirinha (com foto) do FSP, depois de Hugo Chávez quem mais tem se destacado, na América Latina, na luta pela destruição econômica é a Argentina. Chefiada pela obstinada exterminadora Cristina K. Impecável.

TÍMIDO, MAS ATENTO

O Brasil, cujo governo é conduzido pelas mãos e pés de Lula/Dilma e diversos membros do FSP, ainda se mostra tímido, se comparado com a Argentina. Mas, pelo silêncio demonstrado diante da expropriação da espanhola YPF pela Argentina (e pela Bolívia) vai receber muitos aplausos, certamente.

MUDO

Aliás, se o Brasil é, realmente, diferente da Argentina, inúmeros países fora a turma do FSP já não percebem isso. Os governos da Colômbia e do México, por exemplo, de forma aberta e transparente já se distanciaram da Argentina. O Brasil, entretanto, está mudo.

SITUAÇÃO PREOCUPANTE

Quem tem viajado à Buenos Aires já deve ter percebido (os mais esclarecidos), perfeitamente, que a situação por lá é preocupante. Da mesma forma com que os mais preparados daqui também sabem que a nossa economia já preocupa.

A PALAVRA DO EMPRESÁRIO

Muitos brasileiros adoram falar mal dos argentinos e vice-versa. No entanto, lá como aqui, há muita gente sensata. Uma dessas pessoas, um empresário argentino que atua no ramo de restaurantes localizados em Buenos Aires e grande Buenos Aires, me fez o seguinte relato, semana passada:

O QUE DIZ O ARGENTINO QUE INVESTE

- La situacion, com Cristina va desmejorando a toda velocidad! El dolar paralelo ya subio más de 20% en 2012. Con lo cual la inflacion ya esta totalmente descontrolada! La prohibicion para comprar dolares es cada vez mas parecida a Venezuela! E la presion fiscal, es la mas alta de la HISTORIA. Argentina gasta 12000 millones de usd para importar combustibles y esta es la causa de controlar el mercado...

PREOCUPAÇÃO ENORME

-

Alguna vez voce vio que la politica le gane una sola guerra al mercado ??? Nuestra loca presidenta lo cree. Segunda feria hablo pela tv y dijo que el pueblo tendria que estar tranquilo con el dolar. Al dia siguiente el peso se devaluo un 10% ... No creo que termine su mandato... Comenzo a haber mucho desempleo, com la prohibicion para importar insumos. Cuando el desempleo aumente la gente saldra a la calle como en 2001 y se termina el gobierno.

O governo brasileiro vai continuar mudo. Aplaudindo as decisões de Cristina, infelizmente.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • ALUGUEL
    Muitos lojistas já identificam impossibilidade de pagar aluguel em shoppings centers no país. O atraso de pagamento das lojas já é a mais alta dos últimos três anos.
  • INDÚSTRIA PARADA
    Depois de um crescimento expressivo de junho de 2003 até julho de 2008, a produção física da indústria de transformação sofreu um forte mergulho em 2009, se recuperou em 2010 e ficou praticamente estagnada em 2011.
  • PIB
    Do jeito que as coisas estão postas, o PIB brasileiro de 2012 vai ser pífio. O governo anunciou, inicialmente, para se vangloriar, que o Brasil cresceria 4%. Pode?
  • DIA DOS NAMORADOS
    A maioria dos homens (64,2%) pretende pagar à vista o presente para o Dia dos Namorados, de acordo com pesquisa encomendada pela CDL Porto Alegre. Entre as mulheres entrevistadas, 54,7% respondeu que vai pagar a prazo. O total de compras à vista deve representar 53%.

FRASE DO DIA

Não tenha medo do que quer ser ou ter, mas esteja sempre disposto a pagar o preço por isso.