Artigos Anteriores

A FELICIDADE MORA AO LADO

ANO XIV - Nº 007/14 -

FELICIDADE

A felicidade de quem mora no degradado Estado do Rio Grande do Sul, certamente não se restringe aos preços dos combustíveis, que tem como CAUSA uma estúpida elevação das alíquota do ICMS, cuja receita é integralmente transferida para as contas-correntes dos servidores públicos.   

SENTIMENTO DE ALEGRIA

Entretanto, é indisfarçável o sentimento de alegria que transparece no semblante daqueles que, assim como eu, atravessam o rio Mampituba, divisa natural dos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Esta manifestação se dá tão logo se vê, ao longo da BR 101, as centenas de placas informando o preço dos combustíveis. A diferença é, simplesmente, brutal!

BEM TRATADO EM SC

Pois, ontem, ao partir de Porto Alegre em direção a Floripa, para passar as festas de Natal e Ano Novo, na condição de PAGADOR DE IMPOSTOS fui tomado, pela enésima vez, por esta agradável CERTEZA do quanto sou melhor tratado em SC e, por CONSEQUÊNCIA, do quanto sou muito explorado no RS.

LIMITE DE VELOCIDADE

A bem da verdade, esta alegria se manifesta duplamente: uma, repito, é a enorme vantagem que os  preços dos combustíveis impõem; outra, é o limite de velocidade na BR 101, que, no RS, inexplicavelmente, é de 100km/hora (no trajeto -Osório-Torres-) e, em SC, o limite, na mesma estrada, sobe para 110 km/hora. Pode?

ESTADO PREFERENCIAL

Mesmo admitindo que o Estado de SC não é uma -brastemp-, em termos de problemas nas contas públicas, o fato é que se comparado com o falido Estado do RS a situação financeira dos catarinenses é muito melhor. Com ICMS menor, SC propõe uma enorme preferência na atração de investimentos para aqueles que pretendem se instalar na região Sul do Brasil.

MAIS COMPETITIVAS

Mais: não bastasse tudo que de bom oferecem a serra e, notadamente no verão, as praias do litoral de SC, que recebem cada vez mais visitantes a cada ano, as entidades empresariais também atuam de forma muito positiva para o desenvolvimento do Estado. 

Nesta semana, para quem não sabe, a Federação das Indústrias (Fiesc) lançou o Programa de Internacionalização da Indústria de Santa Catarina. A iniciativa tem o objetivo de tornar as empresas MAIS COMPETITIVAS e prepará-las para as diversas possibilidades que o mercado internacional oferece, seja exportação, importação ou alianças para fazer frente aos concorrentes internacionais presentes no Brasil e no exterior.

Por meio do programa, a FIESC mapeou 60 iniciativas, programas e serviços nacionais e catarinenses, dos quais boa parte são gratuitos, e estão disponíveis às empresas que desejam melhorar o desempenho nessa área. Ao longo de 2019, pelo menos 570 indústrias de todas as regiões catarinenses de micro, pequeno, médio e grande portes serão convidadas a participar de encontros e realizar um diagnóstico que vai medir o grau de maturidade da companhia em relação à internacionalização.

RS RISCADO DO MAPA

Pois é, gente. Enquanto tudo de BOM acontece em SC, no RS os governantes tratam de fazer o MAL, através da certa aprovação do projeto que impõe a continuidade das estúpidas alíquotas de ICMS para combustíveis, energia e comunicações. Coisa que além de prejudicar os gaúchos faz com que os investidores risquem o RS do mapa. Que tal?

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • PREVIDÊNCIA DO SETOR PÚBLICO GAÚCHO

    Para quem não sabe, apenas o regime previdenciário do setor público do RS foi responsável por um ROMBO de R$ 9,3 BILHÕES em 2017. Atenção: a Folha dos servidores do RS é composta por 112 mil funcionários ATIVOS e, pasmem, 164 mil INATIVOS.  Mais: o ROMBO, queiram ou não, vai aumentar até 2024. Portanto, quem é OTIMISTA com o RS sugiro que revise este sentimento.

  • VOZ DO PAPAI NOEL

    O Grupo Zaffari repete este ano a ação de Natal no seu Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC). Ao ligarem, os clientes serão atendidos pela voz do Papai Noel. A ação é válida para os SACs das lojas Zaffari Bourbon de supermercados, da rede Bourbon Shopping, dos cartões Zaffari Card e Bourbon Card, e, como novidade neste ano, também do Moinhos Shopping.

    O Bom Velhinho informa sobre horários de funcionamento, contatos com lojistas, cinemas e teatros, valores de fatura do cartão, limite e adesão ao serviço da fatura por e-mail. Caso o cliente ainda permaneça com dúvidas, a ligação é encaminhada para um dos atendentes disponíveis no SAC.

    A proposta é levar a magia da data para todas as relações estabelecidas com os clientes, a fim de que as experiências possam acontecer de maneira surpreendente. Os telefones do SAC são 4004 1112 (Rede Zaffari Bourbon), 4004 1828 (Rede Bourbon Shopping), 4004 1224 (Zaffari Card e Bourbon Card) e 4004 3373 (Moinhos Shopping). O atendimento personalizado seguirá até o Natal.

  • SMART FIT

    A Smart Fit Bourbon Assis Brasil será inaugurada em dezembro, ocupando cerca de 1.000 m² do 2º andar do Bourbon Assis Brasil. 
    O Bourbon Assis Brasil é a segunda unidade da Rede Bourbon a receber a Smart Fit, que está presente também no Bourbon Wallig. “A Smart Fit é uma parceira comercial que qualifica e complementa o mix de operações do shopping, contribuindo para a comodidade e qualidade de vida dos clientes”, comenta Roberto Manuel Zaffari, gestor da AIRAZ Administradora.

FRASE DO DIA

Cada um tem o -Cirque du Soleil- que merece.

Millôr Fernandes