Artigos Anteriores

A FALTA DO PARLAMENTARISMO

ANO XIV - Nº 007/14 -

POLÍTICA RASTEIRA

As sempre lamentáveis rasteiras, envolvendo governos e oposições, é algo que existe em países que ainda não adotaram o parlamentarismo. Como o Brasil é um deles, os esforços efetuados por todos os lados partidários se concentram, cotidianamente, naquilo que possa inviabilizar projetos que representem vantagens eleitorais a uma das partes. E vice-versa.

ESTRATÉGIAS IDÊNTICAS

Esta maneira nada séria, muito esperta e muito rasteira, até hoje só contribuiu para o atraso e a deterioração das contas do país. As estratégias são as mesmas adotadas por todos os partidos. Quando um deles é governo, a oposição tenta destruir seus projetos. E quando as posições se invertem, o outro lado trata de destruir as propostas apresentadas.

MATÉRIA PRIMA

O que é profundamente lamentável, nesta estupidez toda, é que o nosso povo acaba sempre virando massa de manobra para tudo. Caso tivéssemos uma sociedade mais capacitada e educada, esta prática não teria como acontecer. De novo: a burrice é a matéria prima dos espertos.

FALTA PREPARO

Um povo mais preparado, entre tantas coisas, exigiria também cumprimento mínimo de orçamentos. Para que possam ser cumpridos não se admitiria tanta safadeza. Mas, a nossa realidade é outra. O nosso povo é de uma estupidez brutal, e o raciocínio das pessoas é tão insuficiente que não entendem o quanto estão sendo usados.

LAMENTÁVEL

Vejam, por exemplo, o que os políticos da oposição ao governo estão fazendo com os aposentados que ganham acima de um salário mínimo. Sabem muito bem que a Previdência, que está falida, não aguenta um rombo maior. Como os aposentados não pensam, vêem com muita simpatia a atitude daqueles que exigem um reajuste de 16,67%. Lamentável.

MAIS IMPOSTOS

O curioso é que na mesma página, os jornais contam matérias distintas mas com forte relação de causa e efeito. Uma delas conta o reajuste dos aposentados com declarações de concordância dos mesmos. A outra, por sua vez, diz claramente o quanto estamos afogados em impostos e contribuições, com uma carga tributária que já atinge 38% do PIB. Falta uma terceira, com o seguinte texto: os impostos precisarão aumentar para justificar os reajustes defendidos pela oposição. Estamos ferrados.

CURSO

A Diretoria de Responsabilidade Social da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) promove nos dias 13 e 14 de julho o curso ?Gestão em Programas de Voluntariado Empresarial?. O evento, que terá participação dos coordenadores do Centro de Voluntariado de São Paulo, é mais uma ação da entidade com o objetivo de difundir e incentivar o voluntariado nas empresas associadas, ajudando a estruturar um programa sustentável e de resultados.

SEMINÁRIO

A Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul (Sergs) realizará no próximo dia 17 de julho o seminário \"O Engenheiro do Século 21\". O evento será realizado das 13h30min às 18h, no Auditório da Sergs, Trav. Eng. Acylino de Carvalho, nº 33 - 8º andar, em Porto Alegre. Informações/inscrições gratuitas - fone (51) 3224-6133 www.sergs.com.br.

PRÊMIO

A comissão julgadora está finalizando a avaliação das 337 peças inscritas no 2º Prêmio Gaúcho de Excelência Gráfica, realizado pela Associação Gaúcha da Indústria Gráfica do RS (Abigraf/RS). Os vencedores serão conhecidos no próximo dia 28 de julho, na Sociedade Leopoldina Juvenil, em Porto Alegre,onde estarão expostas todas as peças concorrentes.

FORMATURA 1

A Junior Achievement RS (AJARS) promove hoje, 12, às 19h30, a XXIV Formatura do Programa Miniempresa, na Fiergs. O evento marca o encerramento do programa que procura atuar na formação complementar dos jovens de ensino médio, incentivando o aprendizado sobre o mundo dos negócios. Os alunos convidaram o vice-presidente jurídico do Wal-Mart, Wilson Newton Neto para paraninfo da turma.

FORMATURA 2

Nesta quinta-feira, 13/07, às 16h, ocorrerá a cerimônia de formatura dos alunos da Escola de Instrução Militar ? EsIM, no Centro Cultural e Esportivo do Colégio Farroupilha. O projeto faz parte de um convênio entre a Associação Beneficente e Educacional de 1858 ? ABE, mantenedora do Colégio Farroupilha, com o Exército para funcionamento da EsIM.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

FRASE DO DIA

Os políticos, assim como as fraldas, devem ser trocados constantemente. E sempre pelo mesmo motivo.

O povo com mais discernimento