Artigos Anteriores

A ESTUPIDEZ, OS PATETAS E OS ESPERTOS

ANO XIV - Nº 007/14 -

EUFEMISMO

Dizer que há espertos na política é um eufemismo. E dizer que o povo é pateta é outro eufemismo. Isto não exclui, entretanto, que na política não tenha patetas. O governador do RJ, Sergio Cabral, por exemplo, de acordo com o que lhe convém, veste, ora a roupa de esperto ora a de pateta.

LINCHAMENTO

Ontem, o Brasil teve a oportunidade de confirmar esta fantástica mistura de Esperteza, Patetice com Estupidez governamental. Ao reagir à votação na Câmara Federal, que altera a repartição dos royalties do petróleo, o esperto governador Sérgio Cabral fez papel de pateta. Pateta Chorão. Aos prantos disse que a aprovação foi um ato de linchamento. O seu linchamento.

OLIMPÍADAS

À época em que o Rio foi escolhido para sediar as Olimpíadas de 2016, Cabral vestiu o terno de Esperto. Aí não teve choro. Só risos. Usando o mesmo argumento de Cabral, aí o grande linchado foi o povo brasileiro, o Grande Pateta de sempre. Afinal, o povo foi condenado a pagar a conta da festa que será realizada no Rio em 2016.

FUNDO DE DESENVOLVIMENTO

Voltando ao assunto petróleo, certo ou errado a Constituição diz que se trata de um bem da União. Como tal, os royalties nem deveriam ir para Estados e municípios. O mais correto seria criar um Fundo de Desenvolvimento com os tais recursos, coisa que já acontece em vários países, cujos povos são bem mais inteligentes e, por consequência, menos patetas, como aqui.

LÓGICA DA ESTUPIDEZ

Como em todos os níveis de governo, os mandatários pleiteiam recursos com o propósito de criar mais despesas correntes, os parlamentares votaram pela distribuição igualitária dos royalties. Dentro desta lógica estúpida dos governantes ainda é o mais correto.

TÍTULO DESTA EDIÇÃO

Diante do resultado obtido com a votação na Câmara, a sociedade brasileira presenciou as situações colocadas no título desta edição, a saber: A

Estupidez

dos deputados que não propuseram a criação de um Fundo específico para os royalties do petróleo;A

Esperteza

de Sérgio Cabral, que tudo queria para o Rio;A

Patetice

eterna do pobre povo brasileiro que não sabe reivindicar coisa alguma; e, finalmente, O Pateta Chorão ? papel desempenhado pelo Esperto Cabral, com o propósito de sensibilizar idiotas.

SEM CHORO NEM VELA

Fazendo, de novo, a comparação com as Olimpíadas de 2016, que foi vendida como uma conquista brasileira, o que é falso, o governador Cabral deu de esperto. Como os Jogos vão acontecer somente no Rio, os recursos públicos para bancar o evento vão para o seu Estado. Enquanto o RJ fica com o enorme bônus, os demais Estados e Municípios arcam, exclusivamente, com o ônus. Sem choro nem vela.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • LULA NÃO LEU
    O cubano, Guillermo Fariñas, que está em greve de fome, foi internado ontem na UTI. O Parlamento Europeu e os EUA condenaram Cuba. O presidente Lula não, embora tenha recebido a carta dos dissidentes. Ainda não leu, entretanto.
  • PETROBRÁS
    Os Senadores parecem ter percebido o dano potencial que um processo de capitalização mal conduzido poderia causar à Petrobrás ? e, mais importante ainda, para o país como um todo. Tanto a oposição quanto o governo parecem estar bastante cientes dos riscos para os acionistas minoritários, e de como um tratamento pobre dos mesmos pode afetar os mercados de capitais brasileiros como um todo, juntamente com a percepção do risco-país. Sendo assim, o Congresso parece estar comprometido em lutar por um processo transparente e uma avaliação adequada dos 5 bilhões de barris.
  • VENDAS NOS EUA
    As vendas no varejo dos EUA registraram acréscimo de 0,3% em fevereiro, ante o mês anterior, com ajuste sazonal. No confronto com fevereiro de 2009, as vendas varejistas tiveram elevação de 3,9%. Excluindo veículos, o Departamento do Comércio dos EUA apontou acréscimo de 0,8% no comércio varejista no mês passado.
  • TÁ NA MESA
    O palestrante do Tá na Mesa, na próxima quarta-feira, 17, é David Neeleman, sócio-fundador da Azul Linhas Aéreas Brasileiras. Neleeman falará sobre a Excelência na prestação de serviços. No Salão Nobre da Federasul, no 7º andar, das 12h30 às 14h.

FRASE DO DIA

NUNCA DESISTA!

Winston Churchill