Artigos Anteriores

A EMERGENTE ÁFRICA DO SUL

ANO XIV - Nº 007/14 -

ESFRIANDO A CABEÇA

Como não suporto mais a estúpida vontade dos integrantes do governo Dilma, de criar a qualquer custo um imposto para a Saúde, resolvi passar alguns dias fora do país. Como destino, para respirar ares mais puros, escolhi a África do Sul, mais precisamente a belíssima Cidade do Cabo.

SOUTH AFRICA

A África do Sul, como se sabe, da mesma forma que o Brasil é, também, um país emergente. A curiosidade, entretanto, se deve à duas razões que julgo importantes: 1- foi sede da última Copa do Mundo (em 2010); e, 2- faz parte do BRICS (que, inexplicavelmente, a imprensa acredita que, por ter o S no final da sigla, coloca a palavra no plural. Pode?)

CAPE TOWN

Como passo a semana toda na Cidade do Cabo trato, de imediato, de observar o que de fato aconteceu em termos de obras realizadas para a Copa de 2010, e como estão sendo aproveitados, atualmente, os equipamentos urbanos construídos para aquele mega-evento.

SURPRESA

Esta é a primeira vez que ponho os pés na África. E pela grande curiosidade que cultivo em saber como vive o povo dessa região do continente, a minha agradável surpresa começou com a confortável viagem feita pela aeronave da South African Airlines. Um show.

INFRAESTRUTURA

Quanto à cidade do Cabo (Cape Town), com seus quase 4 milhões de habitantes, já no desembarque apresentam-se como destaque a beleza do lugar e sua excelente infraestrutura turística. Faz jus, enfim, também no meu entender, ser considerada uma das cidades mais bonitas do mundo.

GREEN POINT

Bem, mas deixando de lado os fantásticos e abundantes produtos turísticos que Cape Town oferece, é importante salientar que o belo Estádio Green Point, construído para a Copa de 2010, continua sendo bem utilizado, mesmo que o futebol seja muito pouco praticado no país.

EVENTOS

O consórcio formado pela South África Sail Group e o Stad de France segue administrando o Green Point. A primeira providência foi reduzir o número de lugares, de 64.100 para 55 mil. Com isso os espectadores ganharam mais conforto para assistir, além dos jogos de Rugby (esporte preferido), aos inúmeros eventos musicais que chegam a Cape Town.

PROGRAMAÇÃO

Amanhã pretendo escrever sobre a atração de investimentos. Desde já informo que a programação prevê a visitação de algumas vinícolas e a participação em um grande remate de cordeiros da raça Dorper, em fazenda localizada a 300 km de Cape Town.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • IOF
    Segundo o JP Morgan, as chances de o governo vir a remover o IOF é considerada grande. No meu entender, só se for criado outro imposto, pois é o que este governo mais gosta.
  • A PÉ
    Em comemoração aos 110 anos do Paço dos Açorianos (Paço Municipal), construído entre 1898 e 1901 para ser sede da Intendência de Porto Alegre, o roteiro orientado Viva o Centro a Pé levará seus participantes a passearem pela história, nesta quarta-feira, 28, a partir das 14h.
  • INAUGURAÇÃO
    Amanhã, 28, acontece a inauguração da mais nova unidade do Weinmann Laboratório em Porto Alegre, a Unidade Anita Mall, na Rua Anita Garibaldi,600, loja 2.
  • AGAS
    Hoje, 27, a cidade de Passo Fundo será a capital do segmento supermercadista gaúcho para mais uma edição do Jantando com a Agas, encontro promovido pela Associação Gaúcha de Supermercados com vistas à qualificação, realização de negócios e estreitamento de relações entre os 300 supermercadistas e fornecedores esperados. O evento está marcado para as 20h, no Gran Palazzo (RS 324, Distrito Industrial).
  • TÁ NA MESA
    O Tá na Mesa da Federasul recebe nesta quarta-feira (28/09), o chefe da Polícia Civil, delegado Ranolfo Vieira Júnior, para uma palestra sobre \\\"O futuro da segurança pública no RS\\\". O evento será realizado a partir das 12 horas.

FRASE DO DIA

É IMPOSSÍVEL HAVER PROGRESSO SEM MUDANÇA, E QUEM NÃO CONSEGUE MUDAR A SI MESMO NÃO MUDA COISA ALGUMA.

George Shaw